Blog

Trader

5 segredos de grandes investidores que você deve conhecer

Por Thiago Figueiredo
22 setembro 2020 - 18:23 | Atualizado em 22 outubro 2020 - 16:17
5 segredos de grandes investidores que você deve conhecer

Qualquer pessoa que faz investimentos sabe como é importante buscar intensificar os conhecimentos a respeito do mercado financeiro. Algumas informações que podem ser os diferenciais para que você consiga aumentar seus rendimentos são os segredos dos grandes investidores desse mercado.

Nos tópicos seguintes, explicamos as 5 principais dicas e práticas desempenhadas pelos investidores mais bem-sucedidos no mercado de diferentes partes do mundo. Confira!

1. Ter capacidade de enxergar inovação

Desenvolva a capacidade de enxergar o nível de inovação na empresa que você adquirirá ativos. Essa dica é do Philip Fisher, criador da metodologia Growth Investing, que objetiva apostar em empresas de portes menores, mas com potencial para crescimento.

O investidor acredita que esse potencial está atrelado à inovação da organização. Por isso, verifique como ela lida com pesquisa, se há investimento em tecnologias e se modernidades são aceitas pelos gestores.

2. Ter foco nos objetivos

Jorge Paulo Lemann é um economista suíço-brasileiro considerado o segundo homem mais rico do Brasil pela Forbes em 2020. De acordo com o investidor, é preciso escolher qual será seu foco para conquistar sucesso.

Ele ainda afirma que atualmente há muitas informações disponíveis nas redes sociais e internet de modo geral, mas é crucial pensar de forma simples e sem complicações.

3. Entender o valor do dinheiro no tempo

Gestão de tempo é uma qualidade fundamental para qualquer pessoa que deseja ter sucesso financeiro. De acordo com o Peter Lynch e John Rothschild – lendas no mundo do investimento – algumas ações podem subir rapidamente, mas podem cair na mesma velocidade.

Isso significa que é preciso saber quando aproveitar os momentos de alta de um ativo. Se você permanecer inerte, perderá uma boa oportunidade de venda.

Outro segredo relacionado ao tempo consiste em antecipar o mercado. Você não pode esperar que uma oportunidade se torne óbvia no mercado para somente depois investir nela. Essa dica está na série “O melhor conselho que já recebi”, da revista Fortune.

4. Procurar por empresas bem administradas

Jim Rogers, grande economista e co-fundador da Quantum Fund com George Soros, aponta que você não deve começar a investir antes de conhecer uma empresa melhor do que 98% dos analistas de Wall Street.

Será preciso que você faça um esforço adicional, analise seus balanços e demonstrações contábeis, bem como procure as seguintes informações sobre as empresas:

  • qual é sua margem de lucro e se ela é solida;
  • qual é o nível de competência dos seus gestores;
  • qual é o potencial de crescimento de suas vendas a longo prazo;
  • como ela lida com inovação e pesquisa;
  • entre outras.

5. Saber qual é o seu perfil de risco

Por fim, a quinta dica consiste em conhecer a sua tolerância para arcar com riscos. Será necessário descobrir o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou agressivo), estudar os riscos de cada ativo e montar uma carteira de investimentos adequada para seus objetivos.

De acordo com Robert Slater, o que importa não é se você está certo ou errado, mas quanto capital obtém quando está certo e quanto perde nas apostas erradas. Basicamente, deve-se gerenciar os riscos de forma que as perdas sejam minimizadas e os ganhos maximizados.

Sempre mantenha em mente os segredos dos grandes investidores no momento de estruturar sua estratégia de investimentos. Isso ajudará a deixá-la mais eficiente e ajudará no alcance do sucesso. Lembre-se também de considerar suas próprias opiniões – desde que sejam embasadas em estudos.

Compartilhe já este conteúdo nas suas principais redes sociais! Esses segredos podem ser valiosos para seus colegas e amigos que são investidores.




Sobre o autor