Blog

Trader

Vale a pena apostar em operações com robôs de investimento?

Por Fernando Caliman Pissó
01 outubro 2018 - 16:56 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:53
Inteligência artificial

Você já pensou como seria incrível se pudesse investir em vários ativos simultaneamente? Imagine o quanto você poderia lucrar ao comprar e vender ações nos momentos certos e de maneira automática! Isso é possível graças aos robôs de investimento.

Os robôs são as ferramentas utilizadas para automatizar os investimentos na Bolsa de Valores. Ao contratar esse tipo de serviço, tudo o que você precisa fazer é colocar o dinheiro, definir as regras e esperar as aplicações serem feitas automaticamente, sem supervisão.

Mas será que esses robôs traders são realmente uma boa ideia? É sobre isso que vamos falar neste post. Acompanhe!

Qual o papel dos robôs de investimento?

Os robôs de investimento não são máquinas humanóides como aquelas que vemos em filmes famosos. Eles são, na verdade, linhas de programação criadas para seguir ordens, interpretar uma série de regras e executar ações.

A forma de funcionamento dessa tecnologia permite ao investidor optar por uma entre duas escolhas:

  • contratar um robô pronto;
  • criar a automação segundo suas próprias regras de investimento (dependendo do conhecimento do investidor, essa opção pode elevar os ganhos do robô).

Além da automatização dos investimentos, o robô tem um segundo impacto para os investidores: ele reduz os erros causados por fatores emocionais. Isso serve para evitar que investidores vendam ações de maneira precipitada ao ver alguma desvalorização.

Como o robô trabalha por meio de análises estatísticas, ele não comete esse tipo de erro. Por exemplo: ao ver a desvalorização de uma ação, ele calcula a chance de seu valor aumentar e toma as decisões mais corretas.

Quais as vantagens da automação de investimentos?

Agora que você já entendeu como funcionam os robôs de investimento e de que maneira eles automatizam as aplicações, é hora de entender quais vantagens essa ferramenta traz para o investidor.

Segurança

Uma vez programados, os robôs agem seguindo as regras estabelecidas. Não existe “achismo” ou dúvida, eles apenas fazem, com precisão, o que foram criados para fazer.

Inteligência para investir

Ao automatizar a compra e venda de ações, o investidor está trazendo para si grande parte da inteligência do mercado. Isso porque é possível programar o robô para seguir estratégias definidas, como aquelas usadas pelos maiores traders profissionais.

Serviços online

Para acessar seus investimentos ou ver o desempenho do robô, basta ter acesso à Internet. Logo, a automação também oferece mobilidade, deixando o investidor sempre ciente do que acontece com seu capital.

Controle nas mãos do investidor

Ao trabalhar com robôs de investimento o investidor é o “dono do seu próprio nariz”. Não existe nenhuma instituição que controla a decisão final sobre as aplicações que estão sendo feitas. Tudo é definido por meio de regras, e o robô toma todas as suas decisões baseando-se no que foi estabelecido.

Apesar de todas essas vantagens e de seu constante crescimento, os robôs de investimento ainda são pouco conhecidos no mercado brasileiro. Apenas 30% das aplicações na Bolsa de Valores são intermediadas por eles, o que faz com que as pessoas que fazem uso do robô trader tenham uma grande vantagem nos dias de hoje.

E você, o que pensa sobre os robôs de investimento? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Quer contar um caso de sucesso usando a automação? Então deixe um comentário!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.