Blog

Investidor ArrojadoTrader

Conheça os riscos de não utilizar uma plataforma trader consistente para operar

Por Rodrigo Santos
19 setembro 2018 - 20:25 | Atualizado em 24 novembro 2020 - 11:27

Utilizar uma plataforma trader é fundamental para aqueles que estão em busca de otimizar resultados e potencializar os retornos de suas aplicações. Isso porque o recurso conta com funcionalidades alinhadas aos objetivos, ao planejamento e às estratégias traçadas pelo profissional, além de uma gestão eficaz de riscos.

Existem diversas opções de ferramentas no mercado. Portanto, é importante que o trader conheça bem o funcionamento de cada uma para que, a partir de informações sólidas, possa operar com segurança.

Quando isso não acontece, o trader pode se expor a riscos com potenciais não só para comprometer o desempenho e diminuir os lucros, mas, também, para gerar prejuízos significativos.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e abordar os riscos aos quais o trader pode ser exposto caso não use uma plataforma consistente. Continue a leitura e confira!

Tomada de decisões incorretas

Apesar de crucial para se dar bem no mercado financeiro, tomar as decisões corretas nos momentos oportunos nem sempre é uma tarefa fácil. Isso faz com que, muitas vezes, não só os lucros que poderiam ter sido alcançados se reduzam, mas também tragam prejuízos.

Diante das mudanças rápidas e constantes de cenários, das possibilidades e dos riscos inerentes do mercado financeiro, traders inexperientes e/ou despreparados podem ter dificuldades de fazer uma leitura correta das informações oferecidas pela plataforma trader utilizada, o que gera decisões incorretas. Entre as principais decisões fatais, figuram as seguintes:

  • achar que somente o uso de um software é sinônimo de alta lucratividade;
  • não ter uma estratégia bem definida;
  • não seguir o plano operacional estabelecido com o software;
  • não parar de usar o robô quando alguma situação fora do que ele está acostumado a operar surgir;
  • expor-se a riscos desnecessários.

Para evitar que erros atrapalhem o desempenho de seus investimentos, é fundamental que o trader adquira uma visão ampla da situação do mercado. Ele só deve decidir questões relevantes depois de analisar dados e informações sólidas com cuidado, tendo sempre controle emocional.

Perda de dinheiro e oportunidades

Uma das principais vantagens de se usar uma plataforma trader é que ela tem a capacidade de potencializar a identificação de oportunidades de investimentos com bons retornos. Porém, quando o trader usa um programa sem consistência, esse potencial fica comprometido, anulando os benefícios que poderiam ser proporcionados.

Para que isso não aconteça, o ideal é o trader estar sempre bem alinhado com os acontecimentos e cenários internos ou externos do mercado. Além disso, é preciso fazer a escolha de uma plataforma que forneça informações confiáveis, nas quais ele poderá se pautar para decidir a melhor ação a ser tomada.

Quanto mais a pessoa dominar as ferramentas adotadas em sua estratégia, maiores serão as chances de obter êxito em seus negócios. Nossa dica é assumir uma postura realista e sempre considerar as possibilidades de cenários negativos, pois isso facilitará a gestão dos riscos aos quais suas aplicações estão expostas.

Também é importante analisar aspectos importantes do mercado, como liquidez, volume e volatilidade, na hora de montar estratégias para evitar perdas e aproveitar melhor as oportunidades.

Dificuldade em operar

Quanto mais conhecimento e domínio das situações de mercado o trader tiver, maiores serão as chances de que ele opere com facilidade e obtenha sucesso. Isso porque ter dificuldades de operação relacionadas à plataforma que está sendo usada pode fazer com que sejam perdidas oportunidades importantes de ganhos, uma vez que as mudanças de cenários acontecem de maneira rápida e é preciso estar sempre atento.

Para ajudar nessa questão, é indicado escolher uma plataforma que não só atenda às suas necessidades, mas tenha um funcionamento fácil e de leitura compreensível, de acordo com seus conhecimentos, perfil e objetivos. Quanto mais familiarizado com a ferramenta o investidor estiver, mais simples vai ser realizar as devidas leituras de cenário e, se preciso, os redirecionamentos de estratégias.

Um bom conselho é, caso o trader seja inexperiente, investir em conhecimento e praticar o máximo possível antes de começar a usar a ferramenta na prática. Existem softwares de simulação que podem ajudar nessa hora, uma vez que aumentam a confiança da pessoa ao mesmo tempo em que apresentam situações que ela enfrentará no cotidiano operacional.

Descontinuidade das melhorias

Estar sempre alinhado às novidades que surgem é fundamental para obter sucesso em qualquer área — e, no mercado financeiro, essa questão se torna mais relevante ainda. Sendo assim, tão importante quanto o trader se dedicar sempre ao aumento de seu conhecimento e sua capacidade de análise é buscar por ferramentas operacionais que também sejam atualizadas de acordo com a volatilidade do mercado.

Uma dica é procurar por empresas que ofereçam soluções sólidas e personalizadas para suas necessidades. Vale lembrar que qualquer erro ou desatenção pode significar prejuízos que comprometem os rendimentos.

Para aumentar seu conhecimento, o trader pode fazer uma busca de informações em meios como: internet, canais do YouTube, redes sociais, revistas especializadas, cursos, palestras, workshops e demais canais que disponibilizem conteúdos relevantes sobre o tema.

Ocorrência de erros nas negociações

Cometer falhas em negociações traz prejuízos para os investimentos dos traders, mas continuar errando na estratégia pode potencializar tal ônus. Diante disso, é indispensável que, uma vez identificado o ponto que precisa ser corrigido em um planejamento, você trabalhe para solucioná-lo o mais rápido possível, a fim de evitar que as consequências negativas sejam maiores do que o previsto.

Em relação ao uso de um software inadequado, é preciso que o trader analise o desempenho da ferramenta. Caso ela não esteja de acordo com o que precisa, é necessário trocá-la por outra mais eficiente e lucrativa.

Agora que você já conhece os riscos de se usar uma plataforma trader inconsistente para operar no cotidiano do mercado, é essencial que esteja sempre atento e preparado para atuar da melhor maneira possível. Nesse sentido, escolher um software trading que seja capaz de suprir às suas necessidades é fundamental para que se possa otimizar os resultados e, consequentemente, potencializar os ganhos.

Quer conhecer soluções eficientes e utilizar uma plataforma trader que realmente facilite seus investimentos? Então, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar você!




Sobre o autor