Blog

Investidor Iniciante

Entenda o que é o Certificado de Operações Estruturadas

Por Rodrigo Santos
17 dezembro 2018 - 12:56 | Atualizado em 12 abril 2023 - 14:53

O Certificado de Operações Estruturadas, também conhecido como COE, é um tipo de investimento apresentado no mercado que reúne renda variável e renda fixa em um único produto. O título é uma versão nacional de aplicações americanas e europeias, chamada de Notas Estruturadas, sendo uma ótima opção para a diversificação da carteira.

Quando um investidor compra um COE, o título é emitido pelo banco, que usa parte do recurso com o objetivo de comprar aplicações de renda fixa, enquanto outra pequena parcela é investida em fundos de renda variável. Estes últimos, apesar de serem mais arriscados, oferecem maiores possibilidades de lucros.

Neste artigo, vamos explicar como funciona o Certificado de Operações Estruturadas, suas modalidades, como investir de forma segura, quais as principais vantagens e desvantagens, entre outras informações importantes para orientar você na hora de tomar decisões. Continue a leitura e saiba mais!

Como funciona o Certificado de Operações Estruturadas?

O Certificado de Operações Estruturadas apresenta um grande diferencial, que é a promessa de garantia de perdas. Na prática, isso significa que, se o resultado dos investimentos for positivo, o retorno será sobre o valor aplicado e os devidos lucros. Porém, se os planos não saírem como o esperado, será pago somente o correspondente ao que foi investido inicialmente.

Como parte dos recursos é investido em renda variável, essa aplicação se mostra uma ótima alternativa, visto que os retornos podem ser mais robustos quando comparados às opções de renda fixa. No entanto, é importante considerar o fato de que nem todas as opções do COE são livres de perdas. Sendo assim, é preciso entender bem o funcionamento de cada aplicação.

Quais são suas modalidades?

Existem duas modalidades do Certificado de Operações Estruturadas. Entender cada uma delas permite que você descubra qual é a melhor alternativa para a sua carteira de investimentos. Veja, a seguir, quais são elas!

Valor nominal protegido

Nessa opção, existe uma garantia de que o investidor vai receber 100% do valor aplicado inicialmente. Isso significa que, nos casos em que a renda variável estiver atrelada ao COE, se o resultado for negativo, o investidor receberá de volta todo o recurso aplicado, sem ter nenhuma perda.

Valor nominal em risco

Nesse tipo de COE, há o risco de perda do capital até o seu limite. Ou seja, nessa modalidade, o risco pode chegar a 100% do valor investido. Contudo, não pode ser superior a isso — o que poderia resultar em dívidas.

É importante ressaltar que a maioria dos Certificados de Operações Estruturadas são emitidos do tipo protegido. Entretanto, quem for investir deve ter atenção ao Documento de Informações Essenciais (DIE), que apresenta as principais informações sobre o seu documento.

Para quem o COE é indicado?

O COE é indicado para investidores com um perfil de risco moderado. Isso porque, como nesse tipo de ativo parte dele está atrelado à renda variável e por vezes em diferentes moedas, o investidor vai ter um risco mais alto do que se ele investisse apenas na renda fixa.

Principalmente em momentos nos quais a taxa SELIC está em patamares menores, essa pode ser uma opção muito interessante para realizar a diversificação da carteira de investimentos e adicionar um grau maior de risco. Consequentemente, se o ativo se valorizar, o retorno também será maior do que se você estivesse só na renda fixa.

Qual o valor mínimo para investir em COE?

O valor mínimo para você começar a aportar dinheiro no COE é variável — vai depender das emissões realizadas. Nesse sentido, o investimento inicial está em uma faixa entre R$ 1 mil e R$ 10 mil.

Portanto, vale verificar o DIE na intenção de compreender dados relacionados ao investimento inicial e outros aspectos relevantes sobre esse ativo. Além disso, esteja ciente de que o COE tem vencimento preestabelecido e, portanto, pode apresentar retornos distintos ao final desse prazo.

Como investir nesse título com segurança?

Agora que você já sabe o que é o COE, quais são os tipos e o valor mínimo para aporte, vale entender como investir nesse ativo com segurança. Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem lhe ajudar. Confira!

Pense nos seus objetivos

O primeiro passo para escolher um ativo é ter em mente quais são seus objetivos e como aquele papel pode lhe ajudar a chegar ao que você planejou. Desse modo, é importante encontrar uma opção com indexador apropriado a fim de atingir suas metas. Para isso, vale procurar ajuda de profissionais do mercado para definir boas alternativas de investimentos.

Escolha o tipo de investimento

Como mencionamos, existem dois tipos de COE. Portanto, depois de levar em conta os seus objetivos, é essencial analisar o seu perfil de investidor para fazer bons aportes. Por exemplo, se você for do tipo com mais aversão ao risco, o ativo com valor nominal protegido representa uma opção melhor.

Procure empresas confiáveis

Outro ponto que faz toda a diferença ao investir em um COE é procurar bancos e instituições financeiras em que você possa confiar. Ao contar com opções seguras, fica mais fácil conseguir boa rentabilidade com riscos mais baixos. Para facilitar sua escolha, reunimos no próximo tópico o que avaliar antes de escolher uma corretora.

Qual a melhor corretora para comprar o COE?

A melhor corretora para comprar o COE é aquela que, além de ser uma instituição segura, conta com uma baixa taxa de corretagem ou com uma taxa de corretagem zero para esse tipo de investimento.

Além disso, é muito importante que a plataforma disponibilizada pela corretora permita o acesso ao DIE, pois é nesse documento que você vai saber as principais informações sobre aquele determinado COE, como:

  • o banco emissor;
  • a rentabilidade do investimento;
  • a data de início e a de encerramento;
  • as regras para os ganhos e para as perdas;
  • se o montante no qual vai investir tem algum tipo de garantia ou não.

A escolha de uma corretora é feita de maneira extremamente individual, já que alguns investidores sempre vão preferir determinados benefícios a outros. Dessa forma, o ideal é fazer uma lista com os prós e os contras de cada uma das corretoras e analisar qual instituição é realmente a mais adequada para o seu perfil de investimentos.

Avalie também que, no momento de declarar o Imposto de Renda, é bem mais fácil fazer isso quando todos os seus ativos estão concentrados em apenas uma corretora.

Quais são as vantagens do COE?

O Certificado de Operações Estruturadas traz uma série de vantagens para os investidores. Por isso, é importante conhecer bem o funcionamento desse tipo de investimento, a fim de obter bons retornos financeiros. A seguir, apresentamos algumas das principais vantagens do COE. Acompanhe!

Investimento no câmbio

Quem opta por investir no Certificado de Operações Estruturadas tem a vantagem de poder aplicar em moedas estrangeiras a partir da moeda nacional — no caso do Brasil, o Real. No investimento em câmbio, é feita a compra de uma moeda internacional à espera de sua valorização em um momento posterior.

Investimento em diversos ativos ou indexadores

Como explicamos, o COE pode estar relacionado a vários ativos e a diversos indexadores. Dessa maneira, a depender da composição da modalidade que você adquirir, fará uma diversificação da sua carteira, pois é possível investir em ações, LCI, LCA, moedas, IPCA, entre outros.

O mais importante é que você esteja sempre consciente de qual a composição daquele COE. Afinal, a partir dela, você pode analisar se ele é um ativo adequado para o seu perfil de risco ou não e definir o valor que vai investir nele. Cabe ressaltar que realizar esse acompanhamento é um processo simples, pois a maioria dos COEs conta com essa informação de maneira fácil e prática de acessar.

Possibilidade de alto desempenho

Outra grande vantagem do COE é a possibilidade de obter ganhos significativos em um período relativamente curto, devido às opções de riscos que a modalidade permite. Quanto mais arriscado for o investimento, maiores serão as oportunidades de lucros. Entretanto, é fundamental adotar um bom plano de gerenciamento de riscos, com o objetivo de mensurar com clareza as chances de ganhos e de perdas.

Investimento protegido contra perdas

Como já se sabe, até mesmo os investimentos mais conservadores apresentam certo grau de risco. Desse modo, é importante que o investidor esteja preparado e ciente para lidar com essa questão.

No caso do Certificado de Operações Estruturadas, existe uma vantagem significativa nesse sentido, uma vez que ele oferece uma proteção se os resultados apresentados não estiverem de acordo com as expectativas traçadas. Esse recurso, porém, é disponibilizado somente na modalidade nominal protegido, sendo fundamental realizar uma análise realista da exposição aos riscos inerentes ao mercado.

Ausência de taxas

Não são cobradas as taxas administrativas ou as de custódia (como no Tesouro Direto) para quem opta por investir no COE. No entanto, é imprescindível analisar a tributação exercida nessa modalidade. Isso porque a cobrança do IR é feita nas versões regressiva e simplificada, ou seja, uma única vez no momento do resgate, sendo que esse valor diminui conforme o aumento do prazo da aplicação.

A alíquota atua da seguinte forma:

  • até 180 dias, a porcentagem é de 22,5% sobre o lucro obtido;
  • entre 181 e 360 dias é de 20%;
  • entre 361 e 720 dias é de 17,5%;
  • maior que 720 dias é de 15%.

Portanto, saiba que esse é um investimento que pode ser interessante manter em carteira por muito tempo, pois você consegue diminuir em quase 10% a alíquota do IR. Além disso, é muito importante verificar se a sua corretora cobra ou não a taxa de corretagem para esse produto. Costuma ser um valor insignificante, mas, a depender da quantia investida, pode fazer a diferença.

Quais são as desvantagens do COE?

Antes de iniciar qualquer tipo de investimento, além de verificar os aspectos positivos e o potencial de retorno, é imprescindível acompanhar quais os riscos e as desvantagens do ativo em questão.

Com esse cuidado, você consegue ter mais clareza em relação aos desdobramentos possíveis da sua operação e pode se preparar para situações de grandes lucros ou até mesmo para as perdas. Isso faz com que você trate suas aplicações de forma mais inteligente e alinhada com a realidade.

Conheça agora alguns pontos que precisam ser levados em consideração para evitar surpresas desagradáveis.

Baixa liquidez

A liquidez se refere à capacidade de transformar seu ativo em dinheiro de maneira simples e com baixo custo. Portanto, essa é uma característica bastante desejada na hora de adquirir um ativo.

Como o COE conta com prazos fixos, o seu resgate só pode ser efetuado na data de vencimento. Além disso, não há negociações em um mercado secundário no qual você encontra pessoas interessadas em adquirir esse ativo, conforme acontece em outros ativos.

Isso significa que o COE não pode ser utilizado na intenção de armazenar sua reserva de emergência ou qualquer dinheiro do qual você possa necessitar no curto prazo. Então, antes de investir nessa opção, é importante verificar o prazo de vencimento e entender que apenas nessa data é possível receber o montante e o seu rendimento.

Valor máximo de retorno

Deve-se observar também a cláusula que se refere ao valor máximo do retorno sobre os investimentos, geralmente presente no DIE. Chamado de “barreira de baixo”, esse dado indica qual a quantia máxima que é possível obter sobre aquele investimento. Com essa delimitação, mesmo que o retorno seja acima do esperado, o pagamento pelos retornos do ativo será feito dentro do teto estabelecido pela “barreira de baixo”.

Falta de cobertura do FGC

Por fim, vale lembrar que o Certificado de Operações Estruturadas não é uma operação garantida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Na prática, quer dizer que, se o banco apresentar problemas financeiros e chegar à falência, o capital investido não será devolvido.

Portanto, antes de qualquer investimento, é essencial buscar o máximo de informações por meio de livros, redes sociais de especialistas, blogs e outras fontes confiáveis. Uma vez que você conhecer bem como esse tipo de investimento funciona, saberá tirar o melhor proveito das suas potencialidades.

Como vimos, o Certificado de Operações Estruturadas é uma excelente opção para quem deseja diversificar a sua carteira de investimentos e, consequentemente, otimizar seus recursos e lucros alcançados. Com conhecimento e uma estratégia bem planejada, é possível obter ótimos retornos.

Quer aprender como investir de maneira prática e descomplicada? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis diretamente no seu e-mail!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.