Blog

Quais as vantagens de ter dinheiro investido? Veja como proteger seu capital!

Por Fernando Caliman Pissó
03 maio 2022 - 12:22 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:49
dinheiro investido
Imagem: GettyImages

O mercado financeiro ganha cada vez mais espaço no coração dos brasileiros. Cansados da baixa rentabilidade das aplicações tradicionais, começaram a estudar mais sobre o assunto e conhecer as vantagens de ter dinheiro investido.

Trata-se de uma opção inteligente e que oferece benefícios relevantes, como proteção contra a inflação, obtenção de renda passiva e valorização de longo prazo. Porém, também demanda conhecimentos e escolhas estratégicas. Por esse motivo, preparamos este post para você aprender mais sobre o tema e proteger seu capital. Confira!

Quais as vantagens de ter dinheiro investido?

Para começar, vamos explicar melhor sobre as vantagens de ter dinheiro investido. Muita gente pensa que isso se dá apenas por conta dos juros, mas os benefícios são muito maiores. Entenda a seguir.

Obtenção de renda passiva

A obtenção de renda passiva é um desejo muito comum entre os brasileiros. Tradicionalmente, boa parte das pessoas pensava em fazer isso investindo em imóveis, recebendo um valor todos os meses com o pagamento no aluguel do inquilino. No entanto, além de demandar um investimento bastante alto, há muito trabalho envolvido nos processos de locação.

Com o dinheiro investido, a coisa muda completamente de figura. Você não precisa de quantias enormes para começar e, além disso, conta com uma enorme variedade de investimentos — alguns dos quais facilmente resgatáveis. Você pode escolher títulos de acordo com seu perfil e fazer adaptações conforme suas possibilidades mudam.

Proteção contra a inflação

Uma das grandes vantagens de ter dinheiro investido é que isso oferece proteção contra a inflação. Embora ela não tenha sido tão assustadora em tempos recentes como foi há algumas décadas, as conjunturas econômicas internacionais e os efeitos da pandemia do novo coronavírus elevaram seu patamar, gerando algum nível de preocupação em todo o mundo.

Por isso, ficar na poupança e na renda fixa, definitivamente, não parece uma boa ideia. Alguns investimentos mais básicos já ajudam a garantir um ganho de capital razoável, criando mais segurança quanto à desvalorização da moeda. Entre os ativos mais recorrentes nesse sentido estão: ações, debêntures incentivadas, títulos públicos, Tesouro IPCA+, entre outros.

Valorização de longo prazo

Outro benefício de ter dinheiro investido é a valorização de longo prazo. Embora existam produtos que permitem resgates mais rápidos e com grande liquidez, aqueles que tendem a oferecer os melhores resultados, via de regra, demandam um pouco mais de tempo. Por isso, se você não tem pressa, o mercado financeiro também pode ser um ótimo caminho.

Quando você escolhe ações ou debêntures de boas empresas, por exemplo, ganha primeiro com o crescimento das cotas e, depois, pode embolsar os lucros em uma futura venda. Tenha em mente que instituições grandes e consolidadas são, em linhas gerais, boas pagadoras de dividendos, que podem chegar a ficar em torno de 10% ao ano.

Qual a importância de investir em educação financeira?

Depois de conferir as vantagens de ter dinheiro investido, é bem provável que você já esteja ansioso por aportar recursos no mercado financeiro. No entanto, não dá para sair escolhendo ações ou operar no day trade sem ter muito conhecimento sobre o setor. Por esse motivo, investir em educação financeira é uma atitude fundamental para ter sucesso.

Ser mais educado financeiramente é relevante em qualquer idade ou faixa de renda, pois traz embasamento para ter mais segurança na hora de fazer suas escolhas. Dessa maneira, estará mais preparado para organizar e administrar o seu próprio orçamento, reduzindo despesas, aumentando lucros e comprando ativos em sintonia com seu perfil de investidor.

Como não perder dinheiro no mercado financeiro?

Pronto! Você já sabe quais as vantagens de ter dinheiro investido e a importância da educação financeira. No entanto, para não perder seu capital no mercado, é preciso seguir alguns passos. Acompanhe.

Fique alinhado ao seu perfil

Cada pessoa tem suas próprias características e, para ter sucesso em qualquer campo da vida, elas precisam ser respeitadas. No mercado financeiro, a coisa não muda de figura — o que demanda que você trace minuciosamente o seu perfil de investidor. No começo, por exemplo, é comum ser mais conservador, priorizando a proteção nas suas aplicações.

Outra alternativa é ser mais moderado, ou seja, aceitando um pouco mais de risco, em troca de uma rentabilidade maior e prazos de resgate mais longos. Já os arrojados ou agressivos são aqueles que buscam mais lucros, mas estão dispostos a abrir mão de parte da segurança — embora isso demande bem mais conhecimento sobre o ramo.

Escolha ativos de baixo risco

No começo, é bastante recomendável que você escolha ativos de baixo risco. Na realidade, eles costumam estar presentes na carteira até dos investidores mais arrojados, em maior ou menor quantidade, de acordo com os objetivos traçados. Porém, para quem não tem tanta experiência no setor, eles são ainda mais relevantes.

Aplicações de baixo risco ampliam a proteção do portfólio e podem ser excelentes, por exemplo, para quem deseja criar uma reserva de emergência. Isso não quer dizer que você precise optar pela tradicional poupança, pois temos outras ótimas escolhas, como as Letras de Crédito Imobiliário, Letras de Crédito do Agronegócio, CDBs, Tesouro Selic etc.

Não caia no efeito manada

Por fim, uma dica muito importante para não perder dinheiro no mercado financeiro é fugir do chamado efeito manada. Sua definição se dá na tendência humana de repetir ações realizadas pelas pessoas que estão em nosso entorno, esperando que isso proporcione um resultado final melhor dentro de uma infinidade de escolhas.

A grande questão é que, no universo dos investimentos, isso nem sempre é recomendável. Comprar na alta e vender na baixa, por exemplo, reflete um comportamento comum, que é o medo de perder. Se você sempre fizer o mesmo que os outros, suas chances de lucro diminuem. Por isso, estude bastante, ache oportunidades e siga seus instintos.

Como você pôde ver, são muitas as vantagens de ter dinheiro investido. Por isso, aprenda mais sobre educação financeira para obter os melhores resultados possíveis para o seu bolso!

Quer ficar a par das novidades e principais conteúdos sobre o mercado financeiro? Então assine a newsletter Fast Break e receba as notícias mais relevantes do momento!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Recomendadas para você