Blog

Investimentos

FIX API: como é definido e quais são os seus maiores benefícios?

Por Rodrigo Santos
30 dezembro 2021 - 13:43 | Atualizado em 20 setembro 2023 - 10:53
Uma mulher está analisando o potencial da API FIX enquanto olha para um tablet com um holograma de software e codificação.

Ser tecnológico é um dos caminhos para o sucesso, principalmente neste mercado conectado com a internet e com plataformas de negociação. Logo, para fazer parte da liderança, é necessário integrar uma interface de programação de aplicação — FIX API — a uma infraestrutura de operações comerciais.

Desse modo, ela facilitará o fluxo de dados para a base de operações do trader e o contrário também ocorrerá. Sendo assim, saiba que há uma variedade de produtos API disponíveis, como o FIX, que está no topo da lista. Portanto, leia o artigo a seguir que vamos explicar mais sobre o tema. Vamos lá!

O que é FIX API e como é definido?

Financial Information Exchange (FIX API) é constituído de regras e métodos definidos e criados para a transferência eletrônica de dados financeiros. Ele promove um fluxo contínuo de dados em tempo real entre os participantes do mercado.

Na verdade, podemos afirmar que serve como porta de entrada para aplicações de ações, futuros, contratos por diferença (CFD) e produtos cambiais. Logo, é utilizado pelos provedores de liquidez, por traders e por reguladores. A sua função é viabilizar a transferência de três tipos diferentes de informações:

  • pré-negociação: usadas na elaboração de estratégias e decisões para a implantação no mercado, sendo nos níveis de liquidez, fluxo de pedidos e estatísticas de profundidade oriundas de servidores da Bolsa de Valores ou de mercado;
  • comércio: mostrando as funções de entrada, confirmação e execução de pedidos;
  • pós-negociação: auxiliando no registro, no processamento e na transferência de propriedade de ativos nas transações realizadas.

A princípio, Robert Lamoureux e Chris Morstatt foram as pessoas que desenvolveram o protocolo FIX em 1992. O objetivo era fazer a transferência eletrônica das informações do mercado de ações. Como esse serviço teve boa aceitação, as corretoras Fidelity Investments e Salomon Brothers fizeram a implementação junto aos seus clientes. Logo, promoveram a eficiência nas comunicações com o comércio. Antes disso, tudo era feito por telefone, agora, as conversas são digitais e automatizadas.

Quais são os benefícios de usar o FIX API?

O FIX API é considerado uma boa ferramenta para o emprego em negociações, principalmente por startups, que apresentam inovações tecnológicas como diferenciais. Por isso, saiba as vantagens de implantar essas interfaces.

Redução da latência em relação ao comércio

As plataformas convencionais podem ser trocadas pelo FIX API, assim, a ordem é enviada pelo trader para os provedores de liquidez pelo acesso direto ao mercado (DMA). Ele é fundamental na redução da latência relacionada ao comércio e é uma das estratégias de arbitragem cambial e de negociação de alta frequência.

Mais velocidade nas transações

Com um sistema de gerenciamento de ordens utilizando o protocolo FIX para a troca de mensagens, são executadas as ordens de ações, futuros, derivativos, câmbios e outros valores mobiliários. Isso porque ele facilita o controle e o gerenciamento das ordens de negociação eletrônica enviadas ou recebidas. Assim, é empregado tanto por uma corretora quanto por algum participante do mercado — por exemplo, os clientes finais, os gestores, as tesourarias e os fundos.

Oportunidade de usar vários tipos de pedidos

O FIX API faz a integração e a interação entre aplicativos e plataformas. As suas interfaces mudaram a forma como as empresas compram e compartilham os dados. Dessa maneira, a interconexão e a interdependência permitem uma visão geral do negócio porque o seu intuito é apresentar o máximo de conteúdo com praticidade e funcionalidade. Logo, são expostos diversos tipos de informações de maneira controlada, sistematizada e segura.

Negociação de alta frequência

Como o mercado não é estático, as empresas vêm fazendo acordos comerciais com intermediadoras e gateways de pagamento. Isso viabiliza parcerias entre blogs e sites de busca, redes sociais e provedores, negociações na Bolsa de Valores e no mercado etc. Ou seja, há oportunidades de se comercializar em qualquer situação.

Por fim, para utilizar o FIX API, é necessário implementar o Order Management System (Sistema de Gerenciamento de Pedidos), um software que rastreia todos os dados e processos dos pedidos, como entrada, gerenciamento de estoque, atendimento e serviço pós-venda. Dessa maneira, empresa e comprador veem as informações que mais interessam em tempo real e com o status do pedido.

Ficou interessado e deseja saber mais? Acesse o site e veja o vídeo demonstrativo.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.