Blog

Investimentos

4 vantagens de utilizar o Metajogo nas operações com contratos futuros

Por Fernando Caliman Pissó
05 outubro 2022 - 14:00 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:48
Metajogo
Imagem: Freepik

Operar contratos futuros é sempre um grande desafio! Devido à intensa volatilidade destes ativos, os traders precisam ter conhecimento de mercado para traçar estratégias e aproveitar as oportunidades de ganhos que este segmento oferece.

E não basta entender de análise técnica ou leitura de fluxo, é preciso ir além destes conceitos se você quiser ter sucesso com as negociações, utilizando o relacionamento entre as principais variáveis. Nesse sentido, o Metajogo ganhou destaque por oferecer uma nova maneira de avaliar uma disputa em um cenário de grande competição.

No Day Trade, essa metodologia se mostrou ainda mais eficaz, pois, serve como um importante auxílio já que o operador precisa tomar decisões em tempo real, em resposta às movimentações do mercado. Além disso, devido à sua abrangência e aplicabilidade, o Metajogo representa, hoje, um grande diferencial para quem negocia ativos.

O que é Metajogo? 

Metajogo pode ser definido como a habilidade de capturar informações subliminares em um determinado contexto de disputa, com o objetivo de identificar padrões de comportamento nos participantes. Assim, a metodologia permitirá que o usuário faça uma interpretação completa do ambiente, antecipando possíveis movimentos dentro do jogo, de modo a prever mudanças antes que elas aconteçam.

Em outras palavras, essa metodologia consiste em interpretar as atitudes dos participantes de um jogo, extrapolando as regras de negociação para descobrir sua verdadeira intenção. Desse modo, a pessoa que a aplica consegue atingir um novo campo de visão, até então, subentendido pelos demais, o que lhe permite prever os próximos passos dos seus concorrentes. 

Como funciona o Metajogo?

Antes de entender como funciona o Metajogo, é preciso compreender que a aplicação desta metodologia requer que o trader ou investidor tenha conhecimento profundo sobre as características do mercado que deseja operar. Isso é importante, pois os ativos possuem regras diferentes e sofrem influência de variáveis diferentes, o que pode vir a gerar problemas caso a análise não seja precisa.

Feitas essas considerações, vamos conhecer a aplicação do Metajogo. A primeira coisa que o operador que vai utilizar esta metodologia precisa saber é quais são regras que regem as negociações no mercado financeiro e com quem ele vai concorrer. Estes dois aspectos vão servir como base para a construção de uma visão geral sobre o ambiente de atuação, os limites operacionais e os riscos potenciais.

Muito mais que padrões, o objetivo é identificar a intenção!

Em seguida, o operador deve observar o movimento dos participantes do segmento, buscando identificar padrões de comportamento. Considerando que o objetivo principal de quem negocia ativos no mercado financeiro é obter lucros rápidos na compra ou na venda, é importante avaliar quem está comprando e em quais quantidades, para comparar com o volume de vendas efetivadas e o sentido das agressões.

Após fazer essa avaliação geral de comportamentos e intenções, o operador será capaz de identificar um padrão operacional e se posicionar para capturar a próxima oportunidade. É claro que a utilização de elementos de análise técnica também é muito relevante neste cenário, uma vez que pode direcionar a interpretação da tendência através da marcação de indicadores.

Ainda tem dúvidas? Baixe agora mesmo o e-book Metajogo nas operações na Bolsa de valores e inicie o desenvolvimento de uma nova mentalidade operacional!

4 vantagens de utilizar o Metajogo nas negociações com contratos futuros

Por se apresentar como uma metodologia conceitual e ligeiramente complexa, o Metajogo ainda é pouco explorado no mercado financeiro. Além disso, suas vantagens não são tão evidentes quanto as divulgadas pelos demais métodos, apesar de seus resultados serem comprovadamente eficazes.

Nos últimos anos, os traders que utilizam o Metajogo vem ganhando espaço ao demonstrar o alto nível de eficiência da metodologia em diferentes segmentos. Com destaque para as negociações com contratos futuros, que apresentaram, dentre outras, as seguintes vantagens:

1ª – Ajuda a compreender a intenção dos concorrentes e se preparar para qualquer cenário.

Como já explicamos anteriormente, o Metajogo tem como objetivo ajudar o trader a compreender a intenção dos concorrentes e, a partir disso, antecipar possíveis movimentações no mercado. No Day Trade com contratos futuros, este é um fator decisivo, pois o operador pode se preparar para qualquer cenário, seja de ganho ou de perda.

Por exemplo, se o trader está posicionado na compra no dólar futuro e percebe que entrou grande volume de ordens de venda na região em que ele pretende realizar o seu lucro, ele poderá sair da operação com um prejuízo baixo ou colocar o Metajogo em prática observando quem está posicionado nas vendas, quais as quantidades, em quais níveis de preço e qual é a força agressora para avaliar se é uma tendência ou um blefe.

2ª – Qualifica as projeções de análise técnica, elevando os níveis de assertividade.

Quando utilizado em conjunto com as projeções de análise técnica, o Metajogo atua como indutor de competitividade, uma vez que consegue adicionar qualidade na avaliação do trader. Isso acontece porque o mercado tende a respeitar alguns parâmetros determinados nas situações em que não há variáveis externas direcionando o movimento.

Suponha que você esteja operando contratos futuros de índice do Ibovespa utilizando o gráfico e que faça as suas marcações diárias nas regiões mais relevantes. Em um dado momento, você percebe que entrou muitas ordens de compra de investidores institucionais, a agressão está muito forte, há muitos negócios sendo efetuados e o preço não está fazendo grandes correções. 

Então, você confere no gráfico que região é essa e constata, através dos seus indicadores, que o ativo está negociando a níveis de preço considerados “suporte”. Assim, utilizando o Metajogo e a análise gráfica, você pode perceber que este é o momento ideal para enviar ordens de compra, pois, tanto as variáveis técnicas quanto o comportamento dos players indicam tendência de alta (LTA).

3ª – Eleva as condições de competitividade do trader pessoa física.

Tendo em vista que o mercado financeiro é estruturalmente desigual, pode-se dizer que o risco é maior para aqueles que detém menor volume de capital, uma vez que os investidores institucionais conseguem influenciar a dinâmica dos preços. 

No entanto, ao utilizar o Metajogo para operar contratos futuros, os traders conseguem antecipar os movimentos dos grandes players e acompanhar o fluxo. Desse modo, a metodologia pode elevar as condições de competitividade do trader pessoa física, permitindo que ele consiga “surfar” na tendência, ainda que realize ganhos menores.

4ª – Torna a estratégia operacional eficaz.

A utilização do Metajogo torna a estratégia operacional eficaz porque esta metodologia engloba a avaliação de todas as variáveis envolvidas na negociação, até mesmo, aquelas que estão ocultas. Por exemplo, na análise técnica, o trader considera os padrões de movimentos do ativo no passado para fazer uma projeção do que vai acontecer no futuro.

Já com o Metajogo, o trader poderá avaliar, além da movimentação estrutural do ativo, a intenção do concorrente ao posicionar determinada ordem de compra ou venda em certo nível de preço. E neste contexto, é possível se preparar para uma eventual mudança na direção dos negócios, de modo a tornar possível a concretização da estratégia.

E aí, ficou interessado em colocar o Metajogo em prática? Então faça o teste gratuito da plataforma Fast Trade. É muito simples, basta acessar o nosso site, fazer o cadastro e pronto, já pode iniciar as operações.

Metajogo




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.