Blog

Trader

Como investir na bolsa de valores internacional de maneira segura

Por Rodrigo Santos
03 novembro 2018 - 15:20 | Atualizado em 12 abril 2023 - 11:23

A bolsa de valores internacional pode representar ótimas oportunidades de negócios para traders de diferentes perfis. Com um amplo leque de opções, no entanto, é preciso estar atento e estudar quais são as melhores opções de aplicações de acordo com o planejamento definido, riscos envolvidos e as expectativas de retornos.

Para ser bem-sucedido nesse tipo de operação, é fundamental que o trader priorize a praticidade e a segurança oferecidas em cada negociação, a fim de potencializar e otimizar os recursos, mesmo diante das pressões inerentes do mercado.

Neste post, vamos falar sobre o tema e apontar algumas sete dicas úteis para que o trader tome sempre decisões bem fundamentadas. Continue a leitura e acompanhe.

1. Saiba o seu perfil de investidor

Antes de se decidir por qualquer investimento, é fundamental que o trader saiba qual é o seu perfil de investidor. Isso porque, de acordo com essa indicação, ele pode encontrar quais são as alternativas que trazem bons rendimentos e estejam dentro das suas expectativas de retorno e disponibilidade para correr riscos.

No geral, os três perfis de investidores são:

  • conservadores — preferem investimentos de baixo risco, porém, com menores rentabilidades;
  • moderados — são mais disposto a correr riscos, mas também buscam por opções seguras de investimentos;
  • agressivos — se dispõem a correr riscos maiores em aplicações que tenham possibilidade de grandes retornos.

2. Use plataformas de negociações online

As plataformas de negociações online são ótimas ferramentas operacionais para traders que estejam em busca do sucesso. Com diversos recursos e funcionalidades, as plataformas otimizam processos e ajudam a evitar erros operacionais e seus consequentes prejuízos.

Existem diversas opções de plataformas disponíveis no mercado, por isso, é importante que o trader pesquise e encontre a que melhor se adéque às suas necessidades e expectativas de retorno.

As plataformas oferecem diversas vantagens como:

  • possibilidade de acompanhamento dos investimentos em tempo real;
  • indicadores de tendências e gestão de risco;
  • gráficos para análise de cenários e perspectivas;
  • volume de negociações;
  • outras informações que podem ser usadas para ampliar e fundamentar o poder de decisão do investidor.

3. Diversifique seus investimentos

Uma carteira diversificada de investimentos é um modo eficaz do trader ampliar sua estratégia de atuação e, ao mesmo tempo, fazer uma gestão de risco mais realista. Independentemente do perfil do investidor, nunca é indicado aplicar todos os recursos somente em uma opção.

Diante das oscilações naturais do mercado, quanto mais bem estruturado o planejamento, menores são as chances de se sofrer grandes perdas que possam potencializar os efeitos negativos de decisões equivocadas.

A dica é pesquisar no mercado e buscar por ativos que atendam a seu perfil e conciliem boa rentabilidade e um grau aceitável de riscos. No geral, as possibilidades de ganhos estão diretamente ligadas à potencialidade dos riscos, portanto é preciso que o trader tenha ciência dessa lógica e esteja disposto a enfrentar possíveis adversidades com resiliência e sabedoria.

4. Conheça os fatores externos à empresa

O mercado financeiro é volátil, por isso, todos os tipos de investimentos apresentam um certo grau de risco, mesmo que pequeno, comparados às demais opções. Diante dessa realidade, é fundamental que o trader faça um estudo fundamentado sobre os cenários e seus diversos fatores externos, que podem impactar sobre as suas aplicações.

Dessa forma, ele poderá ter segurança e resiliência para atuar em possíveis momentos desfavoráveis e/ou de instabilidades. Ainda nesse sentido, é importante que o trader trabalhe sua capacidade de lidar com situações de pressão sem perder a calma e a paciência, que são tão importantes para a tomada de decisões corretas. Lembre-se sempre: controle emocional é uma conquista importante rumo ao sucesso!

5. Abra contas em bancos ou corretoras no exterior

A escolha de uma corretora ou banco é muito importante para quem tem o objetivo de investir na bolsa de valores internacional, por isso, é indicado que o trader já pense nessa questão na hora de decidir quais as melhores alternativas disponíveis.

Atualmente, as empresas do ramo já contam com profissionais qualificados que podem dar todo o suporte para traders que desejam ir além do mercado brasileiro e conseguir melhores retornos com as opções internacionais.

6. Aposte nos fundos de investimentos

Uma boa dica para quem deseja investir em bolsas internacionais é optar pelos fundos de investimentos, que são cotas adquiridas pelos bancos e repassadas aos investidores. Atualmente, existem várias opções desse tipo de fundo no mercado, por isso, é indicado que trader se mantenha atento e informado sobre cada uma, além de observar questões como as taxas administrativas cobradas, entre outros pontos relevantes.

7. Acompanhe as cotações internacionais de perto

Independentemente do mercado escolhido, é preciso acompanhar de perto as cotações e cenários apresentados, assim como suas possibilidades, a fim de ter segurança na hora de analisar as diversas variáveis como preço do dólar, volatilidade, tendências etc. Na plataforma Fast Trade, você consulta gratuitamente as cotações internacionais (CFD’s).

Todo mercado sofre alterações constantemente, por isso, é indispensável que o trader faça o acompanhamento das possibilidades e tenha uma estratégia definida de atuação.

Quanto mais conhecimento o trader tiver, maior será a segurança com que vai agir de acordo com seus objetivos e planejamentos de retorno de curto, médio e longo prazo. Para obter bons resultados, o trader pode se informar por jornais, vídeos, sites, cursos e demais meios de comunicação, que podem oferecer boas informações e ajudar nos esclarecimentos.

Para isso, é indicado buscar fontes confiáveis e de credibilidade. Caso contrário, informações imprecisas ou mesmo incorretas podem levar a conclusões equivocadas que, por sua vez, causam prejuízos consideráveis.

Diante das instabilidades do mercado brasileiro, investir em ativos de uma bolsa de valores internacional confiável é uma maneira de ampliar as opções de investimentos e garantir retornos melhores. Mesmo assim, é importante ter em mente que, para obter bons resultados, é preciso que o trader esteja preparado e tenha estudado estrategicamente quais são as vantagens e riscos de suas decisões.

Se quiser saber mais sobre o assunto e conhecer soluções que podem ajudar você a obter bons ganhos com o investimento em bolsas internacionais, entre em contato conosco e um dos nossos especialistas vai esclarecer todas as suas dúvidas.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.