Blog

Trader

O que são ações exponenciais e como investir nelas? Confira!

Por Barbara Afonso
19 abril 2022 - 17:20 | Atualizado em 24 março 2022 - 17:37
ações exponenciais
Créditos: GettyImages

Uma das características mais marcantes e celebradas do mercado financeiro é a sua imensa variedade de produtos disponíveis, que podem permitir a montagem de uma carteira de investimentos para os mais conservadores, moderados ou arrojados. Nesse contexto, saber o que são ações exponenciais e como investir nelas pode ser muito interessante.

Na maioria das vezes, quem está buscando diversificar e comprar ativos na Bolsa procura por mais rentabilidade e lucratividade, o que só costuma ser viável quando o investidor tem olhos atentos e consegue identificar boas oportunidades antes da maioria. Continue sua leitura e descubra como fazer isso.

Afinal, o que as são ações exponenciais?

Se você deseja começar a investir, é bom compreender o conceito de ações exponenciais. Antes disso, vale relembrar o significado do termo exponencial, que está ligado à capacidade de um número se multiplicar de maneira constante, crescendo em um intervalo específico de tempo. Tal princípio parece muito interessante pensando no seu dinheiro, não é mesmo?

Pois as ações exponenciais, de forma resumida, são aquelas que têm como principal característica a capacidade de elevar consideravelmente o capital investido, oferecendo maior rentabilidade pelo aumento de suas cotações na Bolsa de Valores. Por isso, são um produto muito atrativo, especialmente para quem tem um perfil arrojado.

Como funcionam as ações exponenciais?

Agora que você compreendeu melhor o conceito de ações exponenciais, vamos mostrar um pouco mais sobre o seu funcionamento, ou seja, porque elas têm tamanha capacidade de oferecer um tremendo potencial. Basicamente, isso se dá pelo mecanismo de oferta e demanda, que permite uma intensa valorização do produto na Bolsa de Valores.

Em resumo, quando poucos investidores estão pensando em vender seus ativos e existe muita gente querendo adquirir, isso faz com que eles valorizem os papéis acionários, que são multiplicados por uma quantidade altíssima. Isso significa que, para que ações se tornem exponenciais, é necessário que a demanda seja muito maior do que a oferta.

O que fazer para encontrar as ações exponenciais?

Depois de conferir as notáveis características das ações exponenciais, é bem provável que você esteja considerando comprar algumas para sua carteira de investimentos, não é verdade? No entanto, para isso, é essencial saber como encontrá-las. Uma das características de uma empresa que pode crescer muito é sua habilidade de inovar, então fique de olho nisso.

Instituições que podem oferecer soluções inovadoras e que beneficiem milhares de pessoas tendem a despertar interesse e receber grandes aportes, o que pode fazer com que tenha um crescimento volumoso. Mesmo que o processo possa e costume ser rápido, também é crucial ter visão de longo prazo, mirando na evolução e desenvolvimento de produtos.

Aliás, organizações com o maior potencial de expansão costumam ter menos preocupação com distribuição dos lucros, tendo em vista que a prioridade deve estar no aprimoramento de tecnologias, qualificação dos profissionais e otimização dos meios de produção. Você deve buscar opções com tais características, especialmente em ramos com alta demanda.

Quais as dicas para comprar ações exponenciais?

Chegou a hora de partirmos para a prática e mostrar quais são as principais dicas para comprar ações exponenciais. Lembre-se de que, como qualquer produto com maior potencial de lucro e rentabilidade, elas também contam com uma dose de risco, que pode ser minimizada com o aumento dos seus conhecimentos. Acompanhe.

Estude mais sobre o mercado financeiro

Não tem jeito: não há como ter sucesso no mercado financeiro sem elevar os seus conhecimentos sobre o segmento. Para isso, estudar bastante é imprescindível, de forma que você passe a entender o seu funcionamento, quais são os produtos disponíveis, o que está em sintonia com o seu perfil, o que o seu orçamento permite e assim por diante.

Felizmente, é muito mais fácil fazer isso hoje em dia do que há alguns anos. Isso ocorre porque a internet democratizou o acesso a informações, permitindo que você encontre excelentes referências com poucos cliques. Busque por sites de profissionais do ramo, acompanhe as notícias de economia nos principais periódicos e leia blogs de empresas que atuam na área.

Avalie o potencial de crescimento

Outra dica muito importante para quem deseja comprar ações exponenciais é avaliar o potencial de crescimento da empresa. Ou seja, você deve observar se há uma tendência de aumento na procura pelos papéis disponibilizados, pois o maior número de interessados, como dissemos, implica em uma mudança na lei de oferta e procura, com consequente valorização.

Para que haja uma multiplicação na cotação das ações, algumas características são cruciais, como o crescimento no setor, aumento na fatia de participação no mercado, apresentação de soluções inovadoras e assim por diante. Nesse contexto, muitos investidores tendem a procurar as chamadas small caps, pequenas companhias que demonstram virtudes e boa capacidade.

Preste atenção no Valuation

Você já ouviu falar de Valuation? Caso não conheça o termo, é bom ir se acostumando, pois ele é essencial para quem deseja atuar no mercado financeiro e adquirir ações exponenciais. Em linhas gerais, ele nada mais é do que o quanto uma companhia deveria valer, levando em conta as mais diversas percepções que os investidores e clientes têm a respeito da instituição.

Dessa forma, fica fácil perceber que, caso o Valuation esteja muito acima do preço do ativo na Bolsa, há uma boa oportunidade em aberto. Além disso, é uma tática para evitar armadilhas de algumas companhias nas quais o crescimento esperado já está precificado, reduzindo as margens de lucro no futuro. Mais uma vez, estudar e buscar informações é imprescindível.

Como você pôde ver, as ações exponenciais são uma ótima oportunidade para quem deseja variar a carteira e adquirir produtos que ofereçam um enorme potencial de rentabilidade. No entanto, no mercado financeiro, os ativos mais rentáveis também costumam oferecer certos riscos. Por isso, todo o conhecimento é importante e aprender mais sobre o setor é fundamental.

Você gostou de aprender o que são as ações exponenciais e como investir nelas? Quer dividir as informações do post com seus amigos, conhecidos e familiares? Então, que tal compartilhar o nosso artigo em suas redes sociais agora mesmo?




Sobre o autor