Blog

Trader

Não perca 5 dicas para escolher a melhor plataforma de investimento

Por Thiago Figueiredo
24 maio 2021 - 15:39
melhor plataforma de investimento

Está pesquisando sobre a melhor plataforma de investimento para encontrar qual a mais indicada para você? Caso tenha dúvidas quanto os critérios a serem considerados e o que deve ser comparado, fique tranquilo!

Neste artigo, você aprenderá quais são as principais características que precisa avaliar. Ainda, saberá compreender o seu conceito para que possa escolher com segurança e, assim, realizar seus investimentos. Vamos conhecer? Boa leitura!

O que é uma plataforma de investimento e quais suas funcionalidades?

A plataforma de investimentos é uma ferramenta de intermediação entre o investidor e o emissor dos ativos. Por ela é possível comprar e vender títulos financeiros. Assim, com o avanço da tecnologia, o mercado financeiro está mais acessível e as operações podem ser realizadas virtualmente.

Contudo, para as transações na Bolsa de Valores ainda é necessário usar intermediários ou corretoras que são regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central. Inclusive, esse sistema servirá como software para monitorar e planejar sua carteira. Além disso, nela são oferecidos diversos recursos que podem atender suas necessidades, confira:

  • site — funciona igual à internet banking, disponibilizando fundos de investimentos, planos de previdência privada, ativos de renda fixa e variável;
  • aplicativo mobile — para o usuário acompanhar as rentabilidades de sua carteira. Esses são muito utilizados pelos investidores para monitorar suas aplicações;
  • home broker — com ele terá acesso à Bolsa de Valores e aos pregões eletrônicos para fazer negociações em tempo real de qualquer tipo de investimento;
  • sistemas de negociação — essa plataforma otimiza o tempo dos traders oferecendo alto desempenho, funções de gerenciamento de riscos e baixa latência.

Desse modo, fazer essa escolha é relevante porque será através dela que você armazenará seu dinheiro investido. Logo, ela precisa atender suas necessidades para que faça as operações de maneira segura e fácil.

Como escolher a melhor plataforma de investimento?

Ao optar por uma plataforma de investimento não é só questão de gosto, pois há elementos que devem ser analisados e comparados. Para isso, trouxemos 5 orientações abaixo com a finalidade de ajudar nesse sentido.

1. Considere o custo-benefício

As corretoras cobram valores diferentes pelos seus serviços. Umas mais caras e outras mais baratas. Também há aquelas que ora eliminam a taxa de manutenção, de custódia ou de gestão do portfólio. Assim, ficar atento a esses custos é essencial para garantir mais rentabilidade às suas aplicações, visto que algumas delas são debitadas automaticamente em sua conta na corretora.

2. Prefira uma plataforma intuitiva

A plataforma deve ser intuitiva para que obtenha as informações de maneira clara e com fácil acesso. Inclusive, isso deve ocorrer, ainda, no sistema de compra e venda de ativos, nos relatórios sobre os produtos negociados etc. Sendo assim, faça um teste antes de abrir sua conta na corretora.

3. Priorize a segurança

A segurança é um quesito imprescindível. Logo, você deve verificar o cadastro da corretora na Comissão de Valores Mobiliários pelo seu site, pois esse órgão fiscaliza, normatiza e desenvolve esse mercado no Brasil. Depois, averigue sua nota de adesão na ANBIMA e, por fim, se está regulamentada no Banco Central.

4. Analise a reputação

Avalie a reputação da corretora no mercado pesquisando em sites de reclamação, conversando com outros clientes e profissionais que atuam na área. Confira o número de clientes que ela tem, pois pode inspirar confiança dependendo da quantidade. Outro fator decisivo é que não há conflitos de interesse, logo, ela deve beneficiar você e não o contrário.

5. Verifique a existência de ferramentas de acompanhamento

A plataforma não poderá servir apenas para compra e venda de ativos, mas ajudá-lo a organizar sua carteira e monitorar o avanço do seu patrimônio. Por isso, busque aquela que permite esse acompanhamento por meio de diferentes dispositivos para que realize ajustes sempre que necessário.

Percebeu que não é difícil escolher a melhor plataforma de investimento? Basta seguir essas 5 dicas para selecionar a ideal. Quanto à essa solução, vamos indicar a Fast Trade, que conta com um sistema robusto, dados em tempo real, baixa latência, presença em todos os dispositivos, tape reading, gráficos avançados, entre outros serviços.

Ficou interessado? Venha conhecer e fazer um teste em nossa plataforma de investimentos.




Sobre o autor