Blog

Investidor Iniciante

A importância da inteligência emocional para traders

Por Gustavo Ribeiro
02 agosto 2023 - 09:00 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:40
investidos pensando no escritório

A atividade de trading no mercado financeiro está repleta de situações que podem desencadear emoções intensas e muitas vezes contraditórias. Por esse motivo, a capacidade de lidar com essas emoções é fundamental para o sucesso nas operações, pois afeta diretamente a tomada de decisões e na melhora da performance dentro do mercado financeiro.

Claro que todo o conhecimento técnico adquirido com estudo e experiência tem importância. No entanto, é necessário ter inteligência emocional para lidar com as recorrentes oscilações do mercado e tomar decisões racionais nos momentos de pressão.

Quantas vezes a racionalidade deu lugar à impulsividade ou você perdeu boas oportunidades por conta de emoções negativas e até praticou o revenge trading durante suas operações?

Neste artigo, vamos explorar a importância da inteligência emocional para traders e fornecer dicas práticas para manter o controle emocional durante as operações. 

Tenha uma ótima leitura!

Por que a inteligência emocional para traders é uma habilidade fundamental?

Em um universo tão dinâmico quanto o mercado financeiro, é bastante comum que traders tenham que enfrentar constantes desafios que vão além das análises criteriosas antes de investir, sejam elas uma análise técnica ou fundamentalista. A capacidade de lidar com as emoções e manter o controle emocional é essencial para alcançar o sucesso no trading. 

A inteligência emocional refere-se à habilidade de reconhecer, entender e gerenciar nossas próprias emoções e as emoções dos outros. No contexto do marcado de capitais, a inteligência emocional para traders é fundamental para enfrentar as flutuações dos ativos e tomar decisões racionais em momentos de pressão.

Traders que possuem um bom controle emocional são capazes de controlar sentimentos negativos, como ansiedade e medo, evitando que essas emoções prejudiquem suas operações. 

Essa maior capacidade de manter o equilíbrio emocional se reflete em decisões mais embasadas e consistentes, aumentando suas chances de sucesso.

Os três pilares do trader

Talvez você já tenha visto receitas mágicas ou estratégias infalíveis de como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores e enriquecer. Mas a verdade é que nenhuma fórmula vai funcionar se você não estiver completamente alinhado com os três pilares do trade. 

Pois eles são os elementos essenciais para formar a base da inteligência emocional para traders e dessa forma, sustentar a atividade de trading, aumentando as suas chances de sucesso. 

Para alcançar resultados consistentes e lucrativos, cada um desses pilares deve ser dominado, pois representam uma área crucial do trading. São eles: mente, método e dinheiro.

Mente

O primeiro pilar, a mente, refere-se à mentalidade e às habilidades emocionais do trader. Estar com a mente saudável é necessário para que você consiga lidar com os altos e baixos do mercado, bem como para manter o equilíbrio emocional em meio à pressão ou em casos de perdas financeiras. 

Dentro do pacote de comportamento mental saudável, existem algumas características importantes, veja:

  • Disciplina: a capacidade de seguir rigorosamente o plano de trading, mesmo quando surgirem resultados adversos ou as tentações de impulsividade.
  • Paciência: é uma virtude e você já ouviu bastante isso na vida. É a habilidade de esperar o momento certo para agir, evitando a impulsividade e a pressa. No mercado financeiro, saber aguardar a hora certa é imprescindível.

  • Controle emocional: o controle das emoções é crucial para saber detectar e gerenciar emoções negativas, como ansiedade, medo e ganância, que podem afetar negativamente as decisões do trader.

  • Resiliência: entenda que as derrotas também fazem parte do processo de aperfeiçoamento. Ser resiliente é ter a capacidade de lidar com perdas temporárias e aprender com os erros sem comprometer a autoconfiança.

Método

Saber exatamente o que você quer e como chegar lá é praticamente desenhar o mapa da mina. Definir as estratégias e seu método operacional pode evitar ações aleatórias e tomadas de decisões inconsequentes. Estabeleça um planejamento que seja consistente e tenha como base criteriosas análises técnicas ou fundamentais

Dessa maneira, seu comportamento dentro do mercado terá uma lógica racional que contribui para uma maior assertividade. Uma estratégia criada a partir de boas análises proporciona mais segurança e foco, evitando a influência de movimentos emocionais do mercado.

Dinheiro

Não há patrimônio que aguente uma gestão financeira irregular. Estabelecer um gerenciamento de risco faz parte do seu operacional, portanto, é um dos aspectos mais importantes para garantir que você sobreviva no mercado financeiro. 

Estabelecer limites de perdas e ganhos, por exemplo, é fundamental para proteger o patrimônio e evitar prejuízos. Quem utiliza a inteligência emocional sabe quando deve parar.

Estratégias para aumentar a inteligência emocional

Para desenvolver a inteligência emocional e assim lidar melhor com as emoções durante o trading, é importante seguir algumas práticas:

  1. Pratique o autoconhecimento: a frase “conhece a ti mesmo”, é útil para qualquer pessoa. Autoconhecimento é saber identificar as próprias emoções e compreender de que maneira elas podem afetar suas decisões. Esse é o primeiro passo para o controle emocional. Conhecer seus pontos fracos permitirá que você trabalhe neles de forma consciente.

  2. Estabeleça metas claras: é impossível manter a inteligência emocional com uma autocobrança irracional. Portanto, tenha objetivos realistas e bem definidos. Isso ajuda a manter o foco, evitando reações emocionais impulsivas e pressões desnecessárias. Estabeleça metas mensuráveis para orientar suas operações. Não se obrigue a enriquecer da noite para o dia, pois o efeito pode ser o contrário.
  1. Estude e pratique: o mercado financeiro também exige conhecimento técnico e prática. Quanto mais você tiver de ambos, mais confiante vai se sentir para tomar decisões racionais.

  2. Mantenha um diário de trading: o registro de todas as operações realizadas, e também das emoções sentidas durante o trading, pode ajudar a detectar padrões de comportamento e sentimentos. Ao criar um diário que detalha o processo, você consegue localizar seus pontos fracos e fortes para realizar ajustes. 

Técnicas para reduzir a ansiedade e evitar estresse no day trade 

Muitos traders vivem no limite de suas emoções, mas a ansiedade pode, em pouco tempo, levar ao estresse e colocar todo o seu planejamento em risco. Confira agora algumas técnicas que vão ajudar a reduzir a ansiedade.

  1. Use os stops: utilizar stop loss, stop gain ou mesmo o trailing stop nas operações, impõe limites que, se respeitados, evitam prejuízos financeiros e comportamentos que podem afetar suas decisões, principalmente nos períodos de maior volatilidade do mercado.
  2. Pratique a respiração consciente: claro que todos nós respiramos, mas fazer exercícios respiratórios conscientemente ajuda a baixar a liberação de adrenalina, fazendo com que sua mente se acalme. 
  3. Crie um plano de contingência: no trading você vai conhecer diferentes situações possíveis, inclusive cenários adversos. Ao criar um plano para momentos como esse, você vai estar melhor preparado quando a adversidade surgir. Isso ajuda a reduzir o medo de perdas financeiras, diminuindo a ansiedade e evitando o estresse. 

Você já deve saber que boas estratégias e o conhecimento técnico são fundamentais para ter sucesso no mercado financeiro. Agora você também entendeu que ter o controle das suas emoções pode ser um diferencial entre ganhos consistentes ou um fim de carreira prematuro. 

Para aumentar o domínio da própria mente, o uso dos três pilares que falamos nesse artigo pode te ajudar a desenvolver ainda mais a inteligência emocional.

Se você gostou das nossas dicas e quer continuar informado sobre técnicas e estratégias para o mercado financeiro, continue acompanhando o nosso blog.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.