Blog

Trader

Atente-se a 3 sinais que indicam a reversão de tendência

Por Fernando Caliman Pissó
16 dezembro 2020 - 17:49 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:50
Pré-mercado em NY

Descobrir o topo e fundo de uma predisposição no mercado financeiro somente pelo preço dos ativos nos gráficos não é uma situação fácil. No entanto, pela análise técnica é possível perceber ou antecipar uma reversão de tendência — uma ação que estava em baixa com probabilidade de subir, ou ao contrário.

Essas metodologias oferecem ao trader maior segurança para fazer suas operações day trade, já que mostra, no começo, o nível de riscos e retornos. Dessa maneira, conheça os sinais para saber quando um ativo está em alta ou baixa. Vamos lá?

Conhecendo o conceito de reversão de tendência

A reversão de tendência, como o próprio nome já diz, ocorre quando uma tendência de alta ou de baixa se inverte. Isso ocorre porque o preço de ativos se dá pela relação de oferta e procura. Quando existem alterações na demanda, portanto, é natural que exista essa oscilação, que pode gerar investimentos mais ou menos atrativos no momento.

O conhecimento adequado do conceito é ainda mais importante para quem investe em curto prazo, como em operações de day trade, até para antecipar alguns movimentos e tirar proveito disso. Conhecer esses padrões ajuda a encontrar oportunidades de ganhos interessantes, bem como de negociar papéis para evitar prejuízos.

Como são formadas as tendências de alta e de baixa

Como dissemos, os preços no mercado financeiro e até fora dele estão relacionados com o conceito de oferta e procura. Falando mais especificamente de ações, o valor de um ativo é formado por uma série de variáveis, que são complementares e podem dar sinais fortes de uma reversão de tendência em pouco tempo.

Para fazer uma análise mais técnica e compreender o padrão, você precisará considerar, por exemplo, as expectativas de valor que os investidores têm sobre um ativo. Se a percepção for de que ele está com um bom valor, a propensão é de que continuem a comprar, com perspectiva de lucro. Já se o entendimento for oposto, a predisposição é de reversão.

A importância de identificar a reversão de tendência

Primeiramente, é preciso compreender o que são tendências de alta e baixa, pois elas formam as movimentações e estabilidades de mercado financeiro. Assim, são relevantes nas análises que os traders fazem para negociações.

A tendência de alta, por exemplo, aparece quando o preço de um ativo forma topos e fundos ascendentes durante um tempo em que é avaliado. Já a de baixa surge nos valores de ações que criam fundos descendentes em um período.

Dessa forma, saber reconhecer os sinais de reversão é crucial para a atividade do trader, pois ele será capaz de atuar de maneira ampla e fundamentada em suas operações. Visto que, perante a volatilidade do mercado, é necessário estar preparado para possíveis reversões de tendência para alavancar ganhos e evitar perdas.

Conheça os sinais de reversão de tendência

Usualmente, os fatores que influenciam a oferta e a demanda refletem nos índices, mesmo havendo descontado eventos futuros previstos e com valores já existentes. Assim, se imprevistos ocorrerem, serão avaliados rapidamente e incorporados conforme seus efeitos. Por isso, é preciso seguir os sinais que mostramos a seguir.

1. Diminuição na amplitude dos candles

A redução nos tamanhos dos candles é um sinal que precisa de atenção devido à dificuldade de identificação. Desse modo, quando os gráficos começam a ficar descendentes, com topos curtos e fundos longos, significa que há alguma alteração no mercado ou por parte dos compradores.

Com isso, a tendência de alta é lenta, com preços abaixo da máxima anterior, porém maior que a mínima antes ocorrida. Também pode ocorrer uma alta fraca pela presença de uma máxima menor.

2. Falsos rompimentos

Os falsos rompimentos surgem em um momento de reversão, sendo que o mercado financeiro acumula e expande de acordo com as notícias provenientes de política e economia mundial. Quando aparecem as quebras, essas indicam um final de tendência ou uma pausa delas.

Elas servem para demonstrar que o mercado está evitando fazer fundos e topos ascendentes e atuará na força contrária. Por esse motivo, os traders precisam estar sempre bem informados para reconhecer esse sinal. Afinal, os candles de alta ficam pequenos, ou seja, suas quebras são curtas, informando que os investidores não estão dispostos a adquirir naquele momento.

3. Rompimento das linhas de tendência de alta ou de baixa

O contrário também aparece quando o gráfico mostra que as altas são grandes e as baixas pequenas. Esse cenário informa o retorno dos compradores. Para avaliar melhor a situação, é indicado fazer as médias móveis para acompanhar as tendências. Logo, pode ser usada a média de 100 períodos, que visualizará a mudança de direção. Se os preços estão baixos, traz uma tendência de pouca força para alta, da mesma forma o inverso.

Como analisar os sinais de reversão de tendência

Agora que você já conheceu melhor alguns dos principais sinais que apontam uma reversão de tendência, vamos mostrar quais estratégias você deve utilizar para analisá-los. Existem ferramentas específicas para isso, que já são familiares para quem atua há mais tempo no mercado financeiro. Confira quais são a seguir.

Martelo

Também conhecido pelo seu nome em inglês Hammer, trata-se de uma ferramenta de análise técnica muito usada para detectar um potencial de reversão de tendência. Por isso mesmo, ele pode ser muito útil para você identificar precocemente o padrão e conseguir ter bons resultados, especialmente se atua com day trade.

O Martelo se baseia no fato de não existir uma grande diferença de valores do ativo entre a abertura e o fechamento, mas com a presença de uma grande variação entre os preços máximos e mínimos. É um indicador bastante confiável, relacionado com a percepção de que há uma exaustão no movimento que deve começar a ser revertido em pouco tempo.

Agulhadas

As “Agulhadas” são mais uma das importantes ferramentas de análise técnica usadas para detectar ou não um potencial de reversão de tendência. Em resumo, a estratégia consiste em utilizar as médias móveis de 3, 8 e 20 períodos, como se o trio de linhas passasse dentro da cabeça de uma “agulha”.

O conceito foi criado por Didi Aguiar, um dos mais relevantes analistas técnicos do Brasil, com ampla experiência no mercado. Quando uma agulhada acontece, pode ser um sinal de alta ou de baixa no valor do ativo. Esse indicador exige um pouco mais de conhecimento, mas vem sendo amplamente utilizado nos home brokers de corretoras nacionais e até internacionais.

Agora que você aprendeu quais são os sinais de reversão de tendência, ficará mais claro para operar e encontrar as melhores oportunidades, inclusive se já é um trader e tem algum conhecimento quanto às negociações na Bolsa de Valores.

O que achou de aprender um pouco mais sobre o conceito de reversão de tendência? Não deixe de fazer um comentário aqui no blog!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.