Blog

Investimentos

VWAP Ancorado: uma ferramenta poderosa para estratégias de negociação

Por Gustavo Ribeiro
09 agosto 2023 - 09:00 | Atualizado em 22 agosto 2023 - 11:08
Candlesticks verdes subindo indicando aumento no valor de ações. Representação gráfica de volumes e intervalos de tempo dos movimentos de preços passados de ativos.

No mundo acelerado das negociações, ter uma estratégia robusta e eficaz é essencial para o sucesso. Uma ferramenta valiosa que traders têm aproveitado com o objetivo de aprimorar suas estratégias de fazer acordos é o Preço Médio Ponderado por Volume Ancorado, ou VWAP.

Nesta postagem, vamos nos aprofundar no conceito de VWAP ancorado e explorar como ele pode ser utilizado com o intuito de melhorar suas habilidades de conciliação e algumas dicas práticas a fim de implementá-lo. 

Continue lendo para saber como esse conceito tem potencial para se tornar uma estratégia valiosa em seu arsenal de negociação.

O que é o VWAP Ancorado?

O VWAP ancorado, abreviação de preço médio ponderado por volume ancorado, é uma variação especializada do VWAP usado nas conciliações e no investimento

Ele é uma ferramenta popular que calcula o valor mediano de um ativo financeiro com base em sua dimensão de negociação e custo ao longo de um período especificado, geralmente em um único dia de acordo.

O VWAP ancorado, porém, é fixado em um evento ou ponto específico no passado, em vez de ser calculado da forma anteriormente mencionada. Essa característica única permite que os investidores tenham informações sobre como a dimensão está interagindo com o valor desde aquele ponto de ancoragem específico.

Diferenças VWAP Ancorado vs VWAP Padrão

Embora o VWAP padrão e o VWAP ancorado sejam indicadores de custo médio ponderado por volume, sua principal distinção reside em seu cálculo e aplicação. O VWAP padrão se concentra na aliança intermediária, fornecendo informações de gasto médio em tempo real numa única sessão de conciliação.

Todavia, o VWAP ancorado oferece contexto histórico ao ancorar o indicador a um evento passado específico, permitindo que os negociantes analisem de modo que o tamanho e o valor se comportaram desde aquele ponto.

A escolha entre os dois depende das preferências e objetivos dos traders. O VWAP padrão orienta as decisões de negociação mediana e o VWAP ancorado fornece informações sobre a dinâmica histórica dos custos para análises mais estratégicas.

Dicas práticas para implementar o VWAP Ancorado 

A implementação eficaz do VWAP ancorado requer consideração cuidadosa e uma abordagem sistemática. Aqui estão algumas dicas práticas com o propósito de ajudá-lo a aproveitar ao máximo este poderoso método de fazer acordos:

  • Seleção de eventos de ancoragem relevantes: eventos como relatórios de ganhos, lançamentos de produtos ou grandes mudanças no mercado são capazes de serem excelentes candidatos à ancoragem. A chave é selecionar acontecimentos que tenham um impacto significativo no preço e na dimensão do ativo;
  • Combinando com outros indicadores: combine-o com médias móveis, níveis de suporte e resistência ou linhas de tendência visando fortalecer sua análise e validar possíveis oportunidades de negociação;
  • Confirmando rompimentos e reversões: quando o valor quebra acima ou abaixo do nível ancorado com volume significativo, ele adiciona convicção à possível mudança ou continuação da tendência;
  • Definição de critérios claros de entrada e saída: estabelecer regras claras ajudará você a se manter disciplinado e a evitar decisões emocionais durante as negociações;
  • Monitore o mercado: fique de olho no panorama do comércio e nos fatos de notícias que afetam a dinâmica de preço e dimensão do ativo. Ancorar o VWAP a acontecimentos críticos vinculados à mudança do momento do negócio consegue fornecer informações valiosas;
  • Adaptação às condições do mercado: seja flexível e ajuste sua estratégia de VWAP ancorado com base na dinâmica do comércio na evolução e nas tendências emergentes.

Estratégias para utilização do VWAP Ancorado nas negociações

  1. Identificando os principais níveis de preços: ao ancorar o VWAP a fatos passados ​​significativos ou pontos de virada do mercado, os especuladores de negócios conseguem identificar os principais níveis de valores que historicamente atuaram como suporte ou resistência;
  2. Validando quebras: o VWAP ancorado é capaz de ser usado para validar quebras de padrões de gráfico ou linhas de tendência. Quando o custo quebra acima ou abaixo do VWAP ancorado com volume significativo, isso sinaliza uma possível continuação ou reversão da tendência;
  3. Gerenciamento de risco: o VWAP ancorado consegue atuar como um ponto de referência com o objetivo de definir ordens de stop-loss. Os traders são capazes de colocar ordens de stop loss abaixo do VWAP ancorado durante as posições longas e acima dele durante as posições vendidas, visando limitar possíveis perdas se o comércio se mover contra seus negócios;
  4. Entradas e saídas de tempo: o VWAP ancorado tem potencial de fornecer informações valiosas sobre o tempo de entrada e saída de pontos para negociações. Ao observar como a despesa interage com o VWAP ancorado, os negociadores podem esperar por condições favoráveis, visando entrar nas posições ou realizar lucros nos níveis ótimos.

Lembre-se de que as estratégias de negociação bem-sucedidas dependem de uma análise abrangente da dinâmica do mercado e de uma compreensão clara das implicações do VWAP ancorado. 

Conclusão

O VWAP ancorado é uma ferramenta valiosa que permite aos traders analisar as relações volume-preço com uma abordagem personalizada. Ao ancorar o VWAP nos eventos específicos, os investidores obtêm insights mais profundos sobre a dinâmica do mercado.

A implementação do VWAP ancorado em táticas de acordos pode aumentar a precisão e aumentar a lucratividade geral. Lembre-se de combinar o VWAP ancorado com outras ferramentas técnicas e refinar continuamente sua abordagem de fazer alianças com o intuito de obter os melhores resultados. 

Siga por dentro do nosso blog para acompanhar as mais novas tendências de investimento!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.