Blog

Trader

Veja como ter sucesso nas operações de day trade em ações

Por Leonardo Reis
16 setembro 2020 - 18:29 | Atualizado em 16 setembro 2020 - 18:32

A cada dia que passa, o assunto sobre day trade populariza-se mais entre os investidores. Algumas opiniões contra, outras a favor, mas fato é que esse tema está constantemente entre as pautas mais discutidas no mercado de renda variável. Então, afinal de contas, operar day trade em ações é bom ou ruim?

A verdade é que essa resposta é relativa. Tudo vai depender do seu perfil de investidor e, mais ainda, do quando você está disposto a se expor aos riscos da Bolsa de Valores em troca de rentabilidades mais altas.

Mas, pensando em esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto, elaboramos este artigo completo com alguns esclarecimentos e três dicas fundamentais para quem quer começar a fazer day trade em ações. Quer saber quais são elas? Então, acompanhe a leitura!

O que é day trade em ações?

Basicamente, o day trade em ações é uma modalidade que investidores utilizam na Bolsa de Valores, caracterizada principalmente pela rapidez e agilidade de abertura e fechamento de posição.

Em tradução livre, o termo “day trade” pode ser descrito como “negociação diária”. Em outras palavras, um investidor compra e vende ações em um mesmo dia. Às vezes, inclusive, essas operações podem durar apenas alguns minutos, sendo caracterizadas como de curtíssimo prazo.

O investidor que opera como day trader busca obter lucros conforme as oscilações das cotações vão acontecendo ao longo do dia. A ideia é a tradicional “comprar na baixa, vender na alta”.

Entretanto, esse conceito vai muito além do valor da cotação, e o operador se mantém alerta durante todo o pregão, para que não perca nenhuma oportunidade. Obviamente, existem mecanismos de proteção que podem ser usados pelo trader, afinal de contas, há operações que não saem como o planejado, mas, ainda assim, os riscos são grandes.

Como funciona o day trade em ações?

O day trade em ações funciona de maneira muito simples. Para explicar o seu funcionamento, pensemos em uma situação hipotética: suponhamos que você adquiriu ações da empresa Magazine Luiza — MGLU3 — às 11:00 da manhã do dia 11/05/2020 e, às 13:00 da mesma data, resolveu vendê-las.

Por terem sido compradas e vendidas em um mesmo dia, essas ações foram negociadas como day trade. A diferença entre o preço pago no momento da compra e o preço de venda será o seu lucro (ou prejuízo) da operação.

A grande sacada, entretanto, é conseguir encontrar as melhores janelas de entrada e saída de uma operação. Como você pode imaginar, isso não é uma tarefa fácil e demanda muitos estudos. Afinal de contas, se fosse tão simples, todos os investidores trabalhariam com essa estratégia.

Pense rápido: qual é a melhor forma de saber quando a ação está barata e em que momento ela poderá subir? É por essas e outras perguntas que o investidor day trader de alta performance trabalha e dedica várias horas do seu dia.

Quais são as melhores práticas para realizar operações day trade?

Ao contrário do que muitos podem pensar, qualquer investidor pode operar ações em day trade, desde que queira. Entretanto, é imprescindível lembrar-se de que essa estratégia de investimento exige uma extensa capacitação e, mais do que isso, as ferramentas necessárias para operar.

Quem quiser comprar e vender ações durante o dia pode fazê-lo livremente por meio da sua corretora. Mas as chances de uma pessoa despreparada dar-se mal fazendo isso é enorme. Por isso, confira as nossas dicas para você conseguir operar day trade em ações da melhor maneira possível!

Ter uma boa plataforma de negociação

A primeira e principal dica para quem quer começar a fazer operações de day trade em ações não poderia ser outra: ter uma boa plataforma de negociação. Pode parecer simples no início, entretanto é preciso lembrá-lo de que as oportunidades surgem e desaparecem em poucos instantes no mercado financeiro.

Em um mercado extremamente dinâmico, cotações variam a todo instante, e apenas uma plataforma rápida, de fácil operação, que ofereça gráficos em tempo real e rode sem travar, poderá fornecer as informações a tempo de você tomar a decisão de comprar ou vender suas ações.

Existem plataformas de negociação disponíveis que disponibilizam aos investidores sistemas avançados de negociação eletrônica com diversas funcionalidades, como boleto de compra e venda, boleto speed, Mega DOM (Tape Reading), ordem direta, quick trade, charting trading, acompanhamento de ordens, resumo de operações e execuções, L/P diário, relatórios (extrato financeiro, nota de corretagem, saldos, custódia) e muito mais. Basta procurar um pouco na internet para encontrar as melhores alternativas para você começar a investir.

Conhecer os custos envolvidos

Operar day trade pode parecer tentador, mas é importante lembrar-se de que existem custos envolvidos nessas operações e que, muitas vezes, podem ser altos. Primeiramente, toda operação de compra e venda de ações tem taxas de corretagem. Fazer muitas delas em um único dia vai elevar significativamente seus gastos.

Por isso, é importante analisar corretoras e plataformas que ofereçam planos mais em conta para quem pretende operar ações em day trade. Além disso, sempre existe o risco de suas operações saírem do planejado, e, quando isso acontece, o custo financeiro para a sua carteira de investimentos geralmente é grande.

Desenvolver uma rotina para operar

Essencialmente, investir em day trade exige duas características dos investidores: ser paciente e disciplinado. Ao desenvolver uma rotina diária para suas operações, você pode exercitar esses atributos e adquirir hábitos que fazem a diferença no dia a dia de um operador de day trade.

Embora não exista nenhuma estratégia que possa ser considerada perfeita no mercado de renda variável, operar ações em day trade pode ser uma ótima alternativa, desde que você tenha a disciplina e as ferramentas necessárias para conseguir exercer suas operações no tempo certo.

Com dedicação e comprometimento, você vai conseguir melhorar as suas análises ao longo do tempo e otimizar os seus resultados, entendendo melhor os indicadores de momento oferecidos a todo instante pelos gráficos. Quer alavancar seus resultados no day trade em ações?

Sendo assim, que tal conhecer uma nova plataforma para fazer suas operações diárias? Baixe agora a plataforma do Fast Trade e teste grátis durante 7 dias!




Sobre o autor