Blog

Trader

Trader de alta performance e emocional: qual a relação?

Por Rodrigo Santos
17 outubro 2019 - 11:35 | Atualizado em 12 abril 2023 - 14:29

A rotina de um trader de alta performance exige muito dele, especialmente da parte mental. A paciência, a resiliência, a motivação, a confiança e o desgaste que todo o cotidiano de operação causam pode ter impacto na saúde. Por conta disso, é fundamental desenvolver e exercer a inteligência emocional.

Mais do que saber lidar com os desafios dos investimentos, também é importante cuidar da saúde mental. A pressão e a cobrança por resultados, na maioria das vezes gerada por si próprio, não pode ser algo que desencadeie problemas psicológicos e emocionais.

Neste post você entenderá um pouco mais sobre a importância da inteligência emocional para traders profissionais. Veja como a saúde mental é fundamental para operar bem!

O que é inteligência emocional?

Lidar com emoções é algo que está muito inerente à rotina de qualquer um. Isso se torna um problema quando não há o devido controle ou o discernimento acerca do que se está sentindo e sobre as situações que despertam esses sentimentos. A inteligência emocional é o estudo da psicologia que propõe esse autoconhecimento.

A ideia é que as pessoas estejam capacitadas a ter uma relação melhor com a forma com a qual reagem às diferentes situações, especialmente aquelas que geram impactos negativos. Sabe aquele dia em que o day trade foi ruim e você teve prejuízo? Por mais que seja péssimo, é preciso saber passar por isso.

Inteligência emocional tem a ver com identificar o que houve e então saber seguir em frente. Nessas situações, a pessoa tem o controle do que sente e de como reage, para não gerar situações mais complicadas para si próprio. A inteligência emocional preza por motivação, resiliência e maior autocompreensão.

A importância de desenvolvê-la como trader

O trader de alta performance está sempre no limite de seus sentimentos: ansiedade, nervosismo, apreensão, euforia, raiva, tristeza e muitos outros. O problema é que nem sempre se lida com esse turbilhão de sentimentos da maneira certa, e isso pode gerar consequências ruins.

Para desempenhar bem, um trader precisa ter autocontrole para agir na hora certa, tomar decisões adequadas e não deixar seus sentimentos gerarem o impulso. Por isso, a inteligência emocional tem grande valor para quem opera profissionalmente, então é fundamental saber como desenvolvê-la.

Sem essa base emocional, você até pode conseguir bons resultados, viver disso, mas constantemente ser atrapalhado pelos seus sentimentos sem nem mesmo perceber. Agora, se você está focado e entende como as situações geram impactos, certamente vai estar no controle de tudo e conseguirá chegar no status de acima da média!

Como estimular a inteligência emocional?

Um trader de alta performance pode trabalhar na sua inteligência emocional. Assim, lidar com sentimentos, frustrações e até mesmo com os ganhos será muito mais simples. Ter perdas e prejuízos não é o fim, assim como ganhos não podem iludir.

A seguir, veja quais práticas podem ser aplicadas na sua rotina para desenvolver sua inteligência emocional e ajudar a lidar com os desafios do trading profissional!

Estimule sua autoconfiança

É fundamental que você estimule a si próprio. Dias ruins sempre vão existir no trading, e o que vai fazer toda diferença é entender quando eles chegam e saber passar por eles. Absorver apenas o conhecimento que as perdas geraram é o que separa traders de sucesso daqueles que ficam apenas na média.

Se você estuda, se dedica, tem bons métodos e não deixa de aprender, saiba que esse é o caminho para conseguir bons movimentos no mercado. Sua capacidade é o que basta e você deve reforçar que tem o que é necessário para ir bem. Só assim é possível entender suas qualidades e estar sempre confiante em si próprio.

Desenvolva seu autoconhecimento

O que te faz perder o controle de suas emoções? Nós podemos nos conhecer cada vez mais, e a vantagem disso é simplesmente poder controlar a forma como reagimos a cada fato do cotidiano. No trading, você sabe o que deixa te irritado e também tem a consciência de quando algo gera uma ação movida pelo impulso.

Tire um tempo para analisar seus movimentos e suas atitudes enquanto opera. Essa é a melhor maneira de desenvolver o autoconhecimento. Quando entende o que motivou suas reações, a tendência é que, quando esses fatos acontecerem de novo, você possa controlar seus sentimentos. Se conhecer é fundamental!

Dominar as emoções

Euforia, decepção e ansiedade são algumas das muitas emoções que um trader de alta performance sente em muitos momentos da operação. Tudo isso é muito normal ao ser humano, o problema é o que vem junto às reações. É importante saber como dominá-las, de modo que elas não gerem ações pouco adequadas.

Essa talvez seja a parte mais difícil do desenvolvimento da inteligência emocional, mas é também um ponto-chave para a mudança. Suas emoções são apenas parte da reação aos acontecimentos, e se você entende porque elas surgem, não precisa reagir de forma impulsiva.

Sempre questione a si próprio sobre o que está sentindo e o que motivou aquilo. Essa reflexão vai ajudar a entender melhor a situação. Além disso, é uma forma de tomar as melhores decisões referentes ao que gerou aquela emoção.

Cuide da saúde mental

A saúde mental nem sempre está na nossa pauta. Muito pouco se falou ao longo dos últimos anos sobre problemas como estresse, ansiedade e, principalmente, a depressão. Eles são reais e podem ser desenvolvidos por qualquer pessoa, especialmente por quem vive em constante pressão, como os traders profissionais.

É fundamental manter uma rotina de consultas com profissionais qualificados, como um psicólogo. Ele vai dar o suporte para que você lide com suas questões e esteja sempre consciente do que se cerca. A terapia pode ser um caminho, e certamente de grande ajuda para a sua saúde mental.

O mês de setembro marca a campanha do Setembro Amarelo, período em que se debate as questões da saúde mental, mas principalmente com foco na prevenção ao suicídio. Por mais que pareça drástica, essa é uma decisão que 1 pessoa toma a cada 46 minutos no Brasil. Cuide de si e esteja sempre pronto para um novo começo!

Quais benefícios esses cuidados trazem?

Buscar a inteligência emocional pode ser um verdadeiro divisor de águas na sua carreira de trader profissional. Como você viu, lidar com suas reações é importante para se manter sempre centrado e pronto para as decisões mais adequadas.

A saúde mental é muito importante, portanto, esteja sempre atento aos sinais que seu organismo dá! Estresse, ansiedade e tristeza contínua podem desencadear problemas como a depressão. Ainda que você não se sinta nesses quadros, buscar um psicólogo é fundamental para estar mentalmente preparado para os desafios.

A relação do trader de alta performance com a inteligência emocional é muito clara: sem o controle dos sentimentos e o autoconhecimento não é possível chegar ao topo! Essa é a melhor forma de se destacar no mercado e conseguir bons resultados.

Conte para nós nos comentários: o que você tem feito para estimular a sua inteligência emocional?




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.