Blog

Saúde Financeira

Revenge trading: como evitar essa armadilha nos investimentos

Por Gustavo Ribeiro
06 setembro 2023 - 09:00 | Atualizado em 06 setembro 2023 - 09:00
fotografia de investidor estressado

A expressão “não é para amadores”, faz muito sentido dentro do mercado financeiro. Um ambiente cada vez mais popular, mas também estressante e volátil, onde os traders precisam tomar decisões rápidas e bem fundamentadas. No entanto, nem sempre as emoções permitem que as melhores escolhas sejam feitas. 

É nesse contexto que surge o revenge trading, uma prática que pode colocar em risco todo o capital investido. Para evitar perdas financeiras ainda maiores, além de altas doses de frustração, é importante conhecer essa armadilha emocional e saber como evitar essa prática.

Nesse artigo você vai aprender o que é, quais as consequências e como não cair nessa armadilha que pode quebrar até mesmo traders experientes. 

Tenha uma ótima leitura.

O que é o revenge trading?

O revenge trading é uma armadilha emocional na qual muitos traders caem quando sofrem perdas significativas no mercado. Essa prática consiste em agir impulsivamente após uma operação mal sucedida, na tentativa de recuperar rapidamente o dinheiro perdido. 

Ao invés de analisar as condições do mercado de maneira racional e seguir uma estratégia sólida, o trader age motivado pela raiva, frustração ou impaciência. Esse comportamento de vingança leva o operador a ignorar regras e lógicas, resultando em decisões tomadas de forma irracional. 

Esse tipo de atitude geralmente acontece após uma sequência de perdas ou quando o trader sofre uma perda significativa, o que aumenta ainda mais o estresse emocional e a pressão por resultados imediatos.

A dificuldade de lidar com o lado emocional e cair em ciladas pode impactar tanto investidores iniciantes, quanto os mais experientes. 

Exatamente por isso, tal comportamento é ainda mais intrigante, irracional e perigoso. 

Por que o revenge trading acontece?

O revenge trading é alimentado principalmente por duas emoções poderosas: medo e ganância. Após sofrer um prejuízo, o trader pode sentir medo de perder ainda mais dinheiro ou de falhar em sua atividade. Essa ansiedade cria uma necessidade de recuperar a perda rapidamente, o estimulando a fazer operações impulsivas e sem uma análise de riscos lógica e adequada.

Por outro lado, a ganância pode fazer o trader acreditar que ele precisa maximizar os lucros para compensar as perdas sofridas. Essa ânsia de ganhar mais pode levá-lo a ignorar a cautela e as regras de sua própria estratégia.

Fazendo com que ele se envolva em operações de alto risco, na esperança de obter grandes retornos rapidamente.

Os perigos do revenge trading

O revenge trading pode ter consequências desastrosas para a saúde financeira do trader. Além de aumentar significativamente o risco de mais perdas, essa prática também pode levar a um ciclo vicioso.

O operador entra em operações impulsivas e, ao sofrer novas perdas, fica mais emocionalmente abalado, tornando provável que ele continue agindo impulsivamente e dessa maneira perdendo mais capital.

Outro perigo é a quebra da disciplina, um dos pilares fundamentais para melhorar a performance e obter sucesso no mercado financeiro. Quando um trader se envolve em revenge trading, ele deixa de seguir estratégias, ignora as regras de gestão de risco e acaba se tornando um apostador, ao invés de um investidor fundamentado.

Dicas para evitar o revenge trading e manter a disciplina

Evitar o revenge trading é fundamental para manter uma abordagem disciplinada e fundamentada no mercado financeiro. Agora que você já sabe o que é e quais são os perigos dessa prática, confira algumas dicas valiosas que podem ajudar a prevenir esse comportamento prejudicial:

  • Aceite as perdas como parte do processo: entenda que perdas são inevitáveis no mercado financeiro. É importante encará-las como oportunidades de aprendizado e crescimento, ao invés de reagir emocionalmente.
  • Tenha um plano de trading bem definido: desenvolva e siga um plano de trading claro e objetivo. Isso inclui estratégias de entrada e saída, limites de perda e ganho, e uma análise adequada antes de cada operação.
  • Estabeleça metas realistas: a ideia de enriquecer em pouco tempo, pode ter efeito contrário. Defina metas de lucro diárias ou semanais alcançáveis. Evite criar expectativas irreais que o levem a assumir mais riscos para alcançá-las. 
  • Pratique a autodisciplina: até mesmo estratégias de sucesso não são infalíveis. Mantenha-se fiel ao seu plano de trading, mesmo em momentos de alta pressão emocional. A autodisciplina é fundamental para evitar decisões impulsivas.
  • Use stop loss e stop gain: sempre coloque ordens de stop loss e stop gain para proteger suas posições. Isso ajudará a limitar as perdas em caso de movimentos desfavoráveis do mercado.
  • Controle o tamanho das posições: evite investir uma parcela significativa do seu capital em uma única operação. Diversificar e controlar o tamanho das posições reduz os riscos.
  • Pratique o autocontrole emocional: aprenda a reconhecer suas emoções durante as operações. Quando sentir raiva, frustração ou ansiedade, afaste-se do mercado até que esteja calmo e focado novamente.
  • Faça uma autoavaliação: muitas vezes um passo atrás pode significar dois à frente. Ao fazer uma pausa temporária do mercado, você tem a chance de fazer uma avaliação de todo seu processo operacional (estratégias, regras, comportamento) de forma objetiva e livre de emoções para descobrir o que levou à perda e à operação de revenge trading.
  • Atualize seu operacional: após fazer todas as avaliações (fora do olho do furacão), e identificar onde estão as forças e fraquezas nas suas operações, você terá condições de atualizar sua estratégia e até mesmo realizar ajustes em seu próprio comportamento como trader.

Não há dia perdido: sempre existe aprendizado

O revenge trading é uma armadilha perigosa que pode levar a perdas financeiras significativas e prejudicar a saúde emocional do trader. Aprender a controlar as emoções, ter um plano de trading sólido e seguir uma abordagem disciplinada são elementos essenciais para evitar esse comportamento autodestrutivo.

Lembre-se sempre de que o mercado financeiro é uma jornada diária de aprendizado e aprender a lidar com as perdas é tão importante quanto celebrar os lucros. Mantenha-se calmo, centrado e disciplinado para alcançar o sucesso no trading.

Novas tecnologias e estratégias de sucesso já comprovadas podem ser aliadas a um comportamento saudável e disciplinado, garantindo mais assertividade em suas operações e consequentemente, lucros maiores.

Se você gostou de nossas dicas e quer ficar ainda mais atualizado com as tendências do mercado financeiro, continue acompanhando nosso blog.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.