Blog

Investidor ArrojadoTrader

Setup trader: como criar e por que seguir um setup de trading?

Por Rodrigo Santos
15 agosto 2018 - 11:36

Saber como utilizar o setup trader é fundamental para melhorar as análises gráficas e obter bons resultados a partir de informações mais precisas e confiáveis. Para atingir esse objetivo com eficiência, no entanto, é preciso compreender bem o funcionamento desse recurso, a fim de criar um setup de trading estruturado com eficiência e possível de seguir.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e mostrar como uma estratégia bem elaborada pode contribuir para otimizar as negociações, gerenciar riscos e garantir lucros.

Com conhecimento e uma visão ampla do mercado, é possível obter bons resultados. Continue a leitura e acompanhe.

O que é um setup trader?

Setup traders correspondem às técnicas que podem ser usadas no cotidiano do trader na execução de compra e venda de suas operações na Bolsa de Valores. Sendo assim, o setup trader pode ser interpretado como uma regra matemática capaz de indicar o momento exato para tomar decisões de venda ou compra de determinado ativo.

O setup é formado por um conjunto de regras estabelecidas pelo trader, que tem o objetivo de indicar quando o trader deve entrar e sair de uma operação. Na prática, isso significa que o setup vai dizer qual atitude é a mais correta. Não agir também pode ser a alternativa mais indicada, de acordo com o cenário.

Como um setup trader funciona?

O funcionamento do setup trader vai depender das regras estabelecidas anteriormente. No geral, um setup é formado por diferentes indicadores, por isso, é importante que o trader conheça bem o funcionamento dessa ferramenta assim como os objetivos a serem atingidos.

O setup trader funciona de maneira automática, ou seja, o operador estabelece configurações para a realização de entradas e saídas de posições, de modo a deixar planejados movimentos de compra e venda de determinado ativo. Assim como stops, caso seja necessário.

A configuração do setup é realizada a partir de parâmetros marcados nos gráficos, que, quando atingidos, executam movimentos de acordo com as determinações estabelecidas pelo trader.

Como definir seu próprio setup trader?

Definir seu próprio setup é um dos principais desafios de um trader, por isso, é importante ter uma estratégia eficiente e de acordo com as necessidades e objetivos a serem atingidos.

Para definir um setup, é indicado que o trader realize um trabalho efetivo de backtesting, que, na prática, nada mais é do que testar o setup montado em diversos cenários e possibilidades, a fim de encontrar e considerar as possíveis variações do mercado.

O principal objetivo do backtesting é atingir um alto nível de assertividade e analisar o potencial de ganhos do setup, além de informar as perdas potenciais em seus níveis máximos entre os intervalos de picos.

Com o backtesting, é possível considerar dias da semana e períodos anuais, de acordo com os ativos escolhidos. A base diversa de dados aponta os resultados alcançados conforme os setups criados.

Como verificar se um setup trader é confiável?

A confiabilidade de um setup trader tem ligação direta com os resultados alcançados por ele. Por isso, é importante analisar os acertos e erros que cada definição preestabelecida atingiu, de acordo com indicações de movimentações gráficas.

Uma maneira eficaz de identificar a confiabilidade de um setup trader é analisar se ele apresenta equilíbrio, uma vez que de nada adianta um número elevado de acertos se os poucos erros apresentados forem capazes de anular os lucros ou mesmo resultar em prejuízos.

A rentabilidade do setup também precisa ser levada em consideração, pois, uma grande quantidade de acertos de baixo valor podem resultar em exposição do trader e, diante de uma perda significativa, arruinar os ganhos conquistados anteriormente.

O ideal é fazer uma análise ampla do setup e identificar o que as médias apresentadas no período analisado oferecem ao trader. Para isso, no entanto, é indicado que o trader tenha experiência com análise técnica e gráficos, a fim de minimizar os riscos de perdas.

O trader deve acompanhar com atenção o desempenho de cada um de seus setups durante períodos estabelecidos, pois, somente dessa maneira, poderá saber se os resultados trazidos estão sendo lucrativos ou não.

Análises confiáveis são muito importantes para uma boa atuação do trader no mercado de ações, por isso, é vantajoso saber realizar configurações estratégicas.

Quais são as vantagens do um setup trader confiável?

Diante da competitividade e volatilidade inerentes ao mercado, é preciso que o trader se cerque do máximo de dados confiáveis que ele consiga reunir, uma vez que uma decisão impensada pode resultar em perdas financeiras significativas e, até mesmo, comprometer toda uma estratégia traçado.

Por outro lado, quando o investidor faz uso de um setup adequado, as vantagens podem ser logo percebidas. A seguir, veremos os principais benefícios.

Segurança na tomada de decisões importantes no momento certo

Saber o momento certo de agir ou, até mesmo, não fazer nenhum movimento é um diferencial dos traders vitoriosos. Nesse sentido, um setup trader confiável é uma ferramenta poderosa, já que indica qual o tempo certo de tomar decisões importantes de compra e venda, contribuindo, assim, para uma visão mais ampla dos cenários.

Outro ponto importante é que, com dados realistas em mãos, o trader terá mais segurança em suas decisões, o que facilita o cotidiano operacional e proporciona análises mais consistentes dos riscos e oportunidades.

Direcionamento sobre quais são as ações corretas a serem tomadas

Saber qual direção deve ser tomada para potencializar os ganhos é um desafio constante de um trader. Um setup trader confiável não só ajuda na percepção do tempo correto para agir como também aponta os caminhos potencialmente favoráveis de acordo com a situação.

O resultado são escolhas melhores, riscos menores e, consequentemente, maior lucratividade, que é objetivo de todo investidor.

Garantia de regularidade

Uma visão da regularidade das oscilações do mercado é essencial para que o trader possa fazer análises que vão além do momento. Com um setup confiável, é possível alcançar esse objetivo, uma vez que é se traça um panorama dos acontecimentos e, a partir do padrão detectado, fazem-se projeções realistas e seguras.

Claro, não existem receitas mágicas e, justamente por isso, é preciso que o trader entenda a importância de cada ferramenta de análise e operação, entre as quais está o setup trader.

Como otimizar os resultados?

Otimizar os resultados é um processo que envolve dedicação no estudo sobre a realidade do momento e, principalmente, percepção diferenciada dos potenciais de cada quadro apresentado.

Por mais talentoso que seja, nenhum trader nasce sabendo qual o melhor caminho a ser trilhado. Assim sendo, é sempre importante estudar, conhecer e se aperfeiçoar cada vez mais.

Para atingir o sucesso, é recomendável investir em informação, seguir dicas de quem já chegou ao topo e manter-se sempre pronto para identificar riscos e, se preciso, realinhar a estratégia adotada. Vejamos alguns dos conselhos que um trader pode seguir.

Tenha disciplina

Ser disciplinado é uma forte característica de um trader bem-sucedido. Por isso, é preciso desenvolver essa habilidade e trabalhar diariamente em busca de aperfeiçoamento constante.

Assim como todo hábito, a disciplina nem sempre vem de maneira natural. Porém, é possível desenvolver e principalmente treinar para que o trader possa tirar proveito dessa condição. Um caminho viável é investir em autoconhecimento e se comprometer ao máximo com as metas estabelecidas.

Independentemente do perfil de investidor ou experiência do trader, é essencial que ele entenda que correr riscos é algo inerente ao mercado. Dessa forma, quanto mais controle emocional ele desenvolver, maiores serão as chances de ele tomar boas decisões, de acordo com os cenários apresentados.

Mantenha a fidelidade ao setup

Tão importante quanto criar um setup eficiente é ser fiel às decisões tomadas, assim como às possibilidades que elas proporcionam. Também é fundamental estar pronto para lidar com a volatilidade do mercado e buscar controle emocional para pensar com rapidez e inteligência, diante de situações momentaneamente desfavoráveis.

Lembre-se sempre de que nada é permanente no mercado. Sendo assim, é preciso saber os momentos de agir e, até mesmo, de ficar inerte, o que pode ser auxiliado pela leitura dos dados que um setup bem definido fornece.

Siga o gráfico

No cotidiano da Bolsa de Valores, os gráficos são grandes aliados do trader para a realização das operações. Por isso, é indicado que ele seja seguido e analisado, de maneira realista e focada. Quanto mais comprometido o profissional estiver com a estratégia e atento ao gráfico, melhores serão os retornos obtidos.

Com o uso do gráfico também é possível traçar métricas históricas e, dessa forma, alinhar as tomadas de decisões com base nas experiências anteriores, tanto boas quanto ruins. Outro ponto é que evita decisões precipitadas em momentos de desespero, que podem potencializar ainda mais possíveis perdas.

Neste artigo, falamos sobre o que é, como funciona e as vantagens de se estabelecer um setup trader bem-sucedido, assim como seguir com disciplina a estratégia definida. Quanto mais conhecimento o trader adquirir, melhores tendem a ser as suas decisões. Portanto, é muito importante conhecer bem o funcionamento do mercado.

Agora que você já sabe a relevância do setup trader, assine nossa newsletter e receba novidades sobre o tema e também sobre nossa empresa.




Sobre o autor