Blog

Investidor Iniciante

Entenda melhor onde e como são negociadas as ações B3

Por Rodrigo Santos
23 setembro 2021 - 11:00 | Atualizado em 24 maio 2023 - 13:41
ações da b3

A Bolsa de Valores soava como algo distante e muito complexo para boa parte dos brasileiros, mas muita gente já mudou o seu conceito sobre o tema e vem experimentando uma boa rentabilidade com a diversificação de seus investimentos. Pensando nisso, preparamos um post para você entender melhor onde e como são negociadas as ações B3.

Acredite: existem muitas formas de ganhar dinheiro e estratégias bastante intuitivas, que mostram qual decisão tomar de acordo com o seu perfil de investidor e com as suas possibilidades financeiras no momento. Quer descobrir como fazer isso? Então, não deixe de conferir o conteúdo a seguir!

O que é uma Bolsa de Valores?

Antes de tudo, é preciso conhecer o conceito de uma Bolsa de Valores. Em suma, ela nada mais é do que o ambiente no qual são negociados os mais diversos ativos, públicos e privados, como ações, commodities agrícolas, dólares, juros futuros e assim por diante. A maior do mundo é a americana, popularmente chamada de Wall Street.

Uma Bolsa de Valores pode ser um sistema de negociação eletrônico ou uma sociedade civil sem fins lucrativos, mas o essencial é que se mantenha adequada às atividades de transações de compra e venda de papéis, preservando padrões éticos de negociação e divulgando com os devidos esclarecimentos e exigências legais as operações realizadas.

Como foi criada a B3?

Se você está pensando em fazer os seus investimentos, isso ocorrerá na Bolsa de Valores oficial do Brasil. Chamada de B3 e com sede na cidade de São Paulo, ela foi criada por meio da união de três antigas grandes empresas do mercado: Bovespa, BM&F e CETIP. O seu nome, na realidade, tem origem nas iniciais de “Brasil, Bolsa e Balcão”.

A B3 disponibiliza um índice conhecido como IBOV, formado pelas ações mais negociadas, fornecendo pesos diferentes para as empresas de acordo com a sua participação no pregão do dia. Você pode ficar de olho nesse parâmetro para se familiarizar e descobrir quais são os principais operadores do cenário nacional, bem como as suas variações.

Como investir com sucesso na B3?

O primeiro passo para investir com sucesso na B3 consiste em aprender um pouco mais sobre o mercado financeiro. Existem muitas maneiras de fazer isso, por exemplo, lendo livros que tratem sobre o tema, acompanhando especialistas na internet ou utilizando plataformas que permitam transações seguras e dinâmicas de compra e venda.

Além disso, você deve conhecer o seu perfil de investidor, analisando se é mais conservador ou arrojado. Em um primeiro momento, logicamente, não é conveniente aportar muitos recursos, mesmo que eles não façam tanta falta. Depois, você pode escolher em quais ações investir, priorizando papéis de empresas de setores menos voláteis.

Agora, você já entendeu melhor onde e como são negociadas as ações B3. Caso queira contar com uma plataforma de negociação segura e preparada para negócios rápidos, com um software pelo qual você poderá montar estudos, traçar gráficos e aprofundar-se no dia a dia da Bolsa de Valores, veja como podemos ajudá-lo!

Clique aqui, entre em contato conosco e conheça a nossa solução!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.