Blog

Day Trade é furada? Saiba quais são as principais oportunidades

Por Rodrigo Santos
01 setembro 2022 - 09:10 | Atualizado em 22 agosto 2023 - 09:32
Day Trade é furada?
Imagem: Freepik

A promessa do “dinheiro fácil” levou muitas pessoas a acreditar que o Day Trade é furada. Embora a atividade de trader seja a principal profissão de milhares de operadores no mercado, existe muito engano nas informações divulgadas sobre os riscos e benefícios desta prática.

Não é de agora que o Day Trade vem ocupando uma posição de destaque, pois ao mesmo tempo em que aparece como uma alternativa muito rentável, é uma atividade que pode trazer prejuízos a quem não está preparado para enfrentar a volatilidade das negociações. 

Por isso, antes de fazer qualquer julgamento precipitado, é importante conhecer todos os detalhes sobre este segmento que vem crescendo nos últimos anos. Neste conteúdo, vamos abordar os desafios enfrentados pelos traders, além de esclarecer as verdadeiras oportunidades deste relevante nicho do mercado financeiro. Confira!

Afinal, operar Day Trade é furada?

Em primeiro lugar, temos que ter em mente que comprar e vender ações no mesmo dia – o chamado Day Trade – envolve alto nível de risco do capital. Isso acontece porque o preço dos ativos oscila durante o pregão e muitos fatores de origem interna ou externa podem influenciar na direção do mercado. Além disso, fatores técnicos, como as denominadas regiões de suporte ou resistência, também interferem na variação das cotações.

De modo geral, múltiplos fatores influenciam na formação dos preços, o que acaba exigindo dos operadores um conhecimento aprofundado de diversos assuntos. E esse know-how é obtido através de cursos de qualificação e aperfeiçoamento, e também pela prática diária com as operações de Day Trade.

Como este é um segmento que exige dedicação e persistência, aqueles que acreditam em retornos rápidos e sem muito esforço acabam se frustrando e abandonam o mercado com a forte crença de que o Day Trade é furada. No entanto, para muitas pessoas, esta atividade é a única fonte de renda, o que também mostra o outro lado da história: as oportunidades existem e podem trazer boas recompensas.

No Day Trade, não existem garantias…

Por se tratar de uma atividade que envolve alto risco, as pessoas que estão despreparadas podem sofrer prejuízos já no início das operações. Isso acontece porque as negociações de Day Trade são baseadas em variáveis suscetíveis à especulação e à influência de fatores internos ou externos. Ou seja, não existem garantias em mercados hipercompetitivos, afinal, “não existe almoço grátis”.

Contudo, é importante esclarecer que é possível ter uma rentabilidade diária com esta atividade, mas isso não será obtido do dia para a noite, pelo contrário, é necessário investir tempo na absorção de conhecimento. Seja através de cursos de qualificação, treinamentos especializados ou com a prática de operações em ambientes simulados, o trader precisará passar por  melhoria contínua se quiser ser bem-sucedido.

Ter um perfil de tolerância a risco pode ser decisivo

Outro fator muito relevante é a tolerância ao risco! Muitas pessoas entram no mercado de operações sem sequer avaliar qual é o próprio perfil de investidor, o que é fundamental para fazer uma autoavaliação sobre a aptidão para a atividade. Durante o pregão, muitas variáveis podem interferir nas movimentações dos ativos e é preciso estar preparado para qualquer cenário, seja de ganho ou de perda.

Um investidor que possui baixa tolerância ao risco, que fica preocupado e ansioso quando o mercado está em queda, ou se desespera ao saber que fez uma operação com prejuízo não tem perfil para trabalhar com Day Trade. Em alguns casos, a pessoa até consegue se sair bem em operações de swing trade com ações para o longo prazo, pois pode esperar por um eventual ajuste do mercado, mas para comprar e vender ativos no mesmo dia, é preciso ter muito equilíbrio emocional.

Uma vez identificado o perfil mais arrojado, o trader pode escolher dentre diversos caminhos para trilhar o mundo das operações. O segmento de compra e venda de ativos oferece oportunidades que vão desde a construção de uma renda extra, em um trabalho de período parcial e por conta própria, até dedicar-se a uma empresa, operando o capital institucional, com salário fixo, comissão e muitos outros benefícios.

O Day Trade como uma renda secundária

Muitos investidores fazem Day Trade para complementar a renda principal, construindo uma fonte secundária de ganhos. Eles contratam plataformas de negociação seguras e estáveis para garantir a maior agilidade, já que realizam as operações nos pequenos intervalos de sua jornada de trabalho, conciliando suas atividades cotidianas com a prática. 

Geralmente, este tipo de trader começa com um capital menor visando atingir a consistência dos pequenos ganhos, de modo que grandes oscilações do mercado não impactam sua estratégia principal. Desse modo, eles conseguem ganhar dinheiro todos os dias, chegando a somar quantias razoáveis ao final do mês, o que acaba fazendo a diferença para equilibrar as contas e ainda seguir com os investimentos.

A profissão de Trader

Outra oportunidade muito interessante deste mercado é a possibilidade de se tornar um trader institucional, trabalhando para grandes organizações em mesas de operação. Apesar de não ser necessário ter uma faculdade ou um diploma de ensino técnico para atuar neste segmento, é fundamental ter conhecimento de mercado e saber utilizar as metodologias operacionais.

Nesse sentido, cabe destacar que o trader profissional vai operar, exclusivamente, com o dinheiro da empresa, seguindo as diretrizes definidas pela organização. Ele contará com toda a infraestrutura necessária para a realização do seu trabalho, além de ter vários benefícios, como comissões e gratificações por desempenho, dependendo da política de remuneração.

Financiamento dos Traders – um novo jeito de equalizar os riscos

Algumas empresas trabalham em uma outra modalidade também muito interessante: o financiamento dos traders. As instituições fornecem o capital que será utilizado pelos operadores e em troca recebem parte do resultado financeiro obtido com os trades. Neste caso, o risco da perda fica completamente com a organização, sem que isso tenha qualquer efeito no patrimônio da pessoa que está operando.

Vale lembrar que as empresas vão utilizar critérios rigorosos para selecionar as pessoas que vão participar desta modalidade, por isso, é importante saber utilizar um modelo operacional eficiente, com estratégias e técnicas adequadas a cada tipo de ativo.

Mas veja por outra perspectiva, quem tiver dedicação, experiência e disposição para estar em constante aprendizado, tem grandes chances de se dar bem não apenas nesta oportunidade, mas em qualquer outra, porque o mais importante neste ambiente de alta competitividade é ter bons resultados.

Depois de tudo isso, você ainda acha que o Day Trade é furada? Então, venha para a prática com a plataforma Fast Trade! Acesse o nosso site, preencha o cadastro e faça o teste gratuito por 15 dias.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Recomendadas para você