Blog

Trader

10 dicas valiosas para se tornar um position trader de sucesso

Por Rodrigo Santos
18 agosto 2020 - 15:50 | Atualizado em 12 abril 2023 - 16:01
position trader

Position trading – junto ao swing e day trading – é uma das principais modalidades de operações realizadas no mercado financeiro. Ela se diferencia das outras possibilidades pelo fato de o investidor buscar lucros em aplicações de períodos mais longos.

Basicamente, o indivíduo costuma definir marcos de stop-loss e stop-gain mais amplos, seguindo os movimentos de mercado até identificar sinais de que ocorrerá uma reversão. Para quem deseja atuar nessa modalidade, é necessário ter habilidades, práticas e uma postura muito específica.

Quanto mais bagagem técnica, melhor será sua performance! Além disso, um position trader deve ser um profundo conhecedor do mercado e de seus movimentos, já que suas aplicações são mantidas em uma posição por muito mais tempo. Algumas outras características são indispensáveis para que o sucesso seja obtido nessa atividade!

Prepare-se para ser um position trader de sucesso! Confira 6 dicas que vão ajudar você a ter bons retornos em aplicações de longo prazo.

  1. Seja um especialista em educação financeira

Um position trader deve ter um nível elevado de controle financeiro, já que as aplicações desse tipo requerem mais disciplina. Um dos principais motivos para isso é que o retorno do dinheiro não é rápido, ou seja, é um capital que não poderá ser utilizado em breve. Sem a liquidez, é preciso ter uma reserva de emergência bem planejada.

Cada operação desse tipo pode durar de algumas semanas até 3 meses, raramente avançando além disso. São períodos consideráveis em que a disciplina financeira deve ser preservada. Nesse tempo, outras aplicações devem ser pensadas com todo cuidado, evitando qualquer desfalque que prejudique as despesas pessoais.

Um position trader deve ter seus orçamentos muito bem divididos. Capital para aplicações deve se limitar a isso, sem que gere nenhuma consequência para os compromissos pessoais.

  1. Busque amplo conhecimento sobre mercado

Position trade é sobre conhecer bem as empresas e acreditar em tendências de períodos específicos. Quanto mais o trader tem certeza de seus movimentos, maiores as chances de a posição que ele defende realmente ser a mais acertada. Nesse contexto, acompanhar o mercado e seus movimentos de perto é indispensável.

Por conta disso, as informações serão verdadeiras aliadas de quem atua na defesa de uma posição por tempo prolongado. Mais do que simplesmente se informar sobre o mercado, o position trader deve estar antenado a todo o cenário macroeconômico que o envolve. Empresas estão inseridas em contextos, o que reforça essa importância.

Política, economia do país, informações sobre o mercado da companhia e muitos outros detalhes geram impactos diretos no desempenho da aplicação. Manter-se informado e com conhecimentos sólidos é a chave para ter sucesso.

  1. Acompanhe de perto o desempenho das empresas

O sucesso de uma aplicação de position trade depende diretamente do desempenho da empresa. Uma vez que a escolha é feita, o acompanhamento é o que garante que os melhores movimentos serão aproveitados, especialmente em momentos de crescimento. Para isso, ficar de olho nesse desempenho é uma das tarefas principais.

Um bom position trader deve acompanhar como têm sido os últimos resultados da empresa escolhida, avaliando se a sua decisão ainda é vantajosa. Por mais que a escolha tenha sido feita em bases sólidas, uma reversão de tendência é sempre uma possibilidade. Nesses casos, a observação é o que vai permitir parar a aplicação.

O acompanhamento diário das empresas é parte do trabalho fundamental desse trader. Se as aplicações em curso estão em mais de uma companhia, naturalmente é necessário estar informado sobre cada uma delas.

  1. Estude análises gráficas e fundamentalistas

A base da tomada de decisão no position trade é o estudo de análises gráficas e fundamentalistas. Somente dessa maneira o trader consegue ter a percepção de qual aplicação será vantajosa mantendo por mais tempo. Isso garante o sucesso da operação por meio de bases realmente sólidas e percebidas de modo aprofundado.

análise gráfica vai mostrar ao trader o desempenho daquela aplicação dentro de determinados períodos. Dessa forma, ele poderá ter uma perspectiva mais exata de como será a movimentação da valorização da aplicação na qual ele resolveu colocar o seu capital.

Quanto à análise fundamentalista, é ela que permite realizar a escolha da empresa com maior perspectiva de solidez e crescimento. Mais amplo, esse estudo ajuda a entender como a empresa está posicionada ao seu segmento e de que maneira isso pode influenciar em bons rendimentos.

  1. Desenvolva a sua paciência diante dos objetivos

A paciência é uma virtude muito importante para a vida e, se você pretende ser um position trader de sucesso, ela se torna ainda mais relevante. Atuar em position requer muito mais tempo do que em outras modalidades (day e swing trade), e essa é a característica principal dessa aplicação. Quanto mais tempo passa, maior a valorização.

O trader precisa lidar com isso de maneira estratégica e inteligente. Durante esse tempo, além de observar o desempenho da aplicação, é preciso saber que haverá a variação dos preços. Isso pode fazer com que leve algum tempo até que a posição conquistada seja consolidada e, então, a valorização apareça concretamente.

Objetivos bem determinados são a base para que a paciência vigore. O position trader só traz os resultados máximos da perspectiva se o trader souber esperar o tempo certo do encerramento da aplicação.

  1. Estabeleça objetivos a longo prazo

Há diferentes modalidades de operação e, definitivamente, position trade não é aquela que garante o retorno mais rápido dos rendimentos. Isso faz com que seja necessário definir objetivos a longo prazo, ou seja, que se alinhem adequadamente com o tempo certo para que essas aplicações se valorizem, de fato.

Esse tipo de trader deve ter essas metas sólidas, de modo que ele não falhe ao conquistá-las. O período de análise antes da tomada da decisão e o tempo de valorização da aplicação devem ser encarados como parte do processo. Por isso, estabelecer metas de longo prazo ajudará a respeitar esses períodos.

  1. Mantenha-se emocionalmente estável

Fazer operações de longo prazo também exige muita disciplina do trader, pois ele deve seguir sua estratégia do início ao fim da operação e permanecer com os ativos mesmo com quedas ou reversões de curto prazo.

Muitos investidores têm dificuldades em manter seus ativos quando ocorrem oscilações negativas, por isso também é necessário trabalhar seu controle emocional, mantendo-se estável e seguro durante todo período do planejamento.

Quanto maior a quantia financeira que está sendo usada no trading, maior será o impacto no emocional do trader. Diante disso, também é importante ter equilíbrio e investir um montante que você se sinta confortável para ganhar ou perder.

  1. Faça controle de risco

Assim como qualquer modalidade de operação, o position trading apresenta riscos de mercado que devem ser controlados pelos operadores.

Essa modalidade envolve uma análise aprofundada sobre o ativo e adaptações dos investimentos com o transcorrer do tempo para minimizar o risco. O objetivo aqui é estabelecer um máximo de prejuízo diário, que pode ser determinado com o Stop Loss.

Para realizar o controle de risco no campo prático, você pode dedicar horas ou um dia inteiro da semana para fazer análise técnica dos gráficos das ações que foram investidas.

Esse controle também deve envolver a análise fundamentalista que, como alertamos, é o ato de se manter atualizado sobre os acontecimentos que possam impactar seus ativos, vendo notícias sobre atitude do governo, o mercado financeiro de forma geral, o segmento ou a empresa que você investe.

Ao fazer essas duas análises, você entenderá melhor as tendências de preços, conseguirá adequar sua estratégia e atingir seus objetivos. Por exemplo, saberá o melhor momento para vender ações, adquirir papéis da mesma empresa, de outras organizações ou até alterar o ramo que está investindo.

  1. Tenha atitude de apertar o botão sem medo

Quando position trader reconhece padrões nos gráficos em que compras ou vendas podem ser vantajosas, ele precisa ser firme e confirmar a operação sem medo.

Mesmo que o position trading consista em operações de médio ou longo prazo, o investidor ainda deve pensar e agir com velocidade. Isso é relevante pelo fato de que as boas oportunidades podem durar cerca de apenas horas ou apenas alguns minutos.

Para eliminar incertezas e ter mais segurança na tomada de decisões, crie uma estratégia sólida, tenha conhecimento sobre o mercado e faça um controle de risco prévio.

  1. Adquira foco total nas operações

Mesmo que as operações levem apenas segundos, toda modalidade de trading precisa de atenção total dos traders. Caso contrário, você pode fazer uma compra ou venda desalinhada com seu planejamento.

Você pode maximizar sua concentração – e melhorar o seu desempenho – investindo em uma estação de trabalho própria e dedicar um horário específico para focar no position trading.

Bônus: conte com a Fast Trade 

Fast Trade é uma ferramenta que permite montar estudos, analisar gráficos e aprofundar-se com eficiência no cotidiano da Bolsa de Valores e em suas modificações constantes. Ela pode ser acessada pelo seu dispositivo móvel (como smartphone), por um desktop (computador de mesa) ou Web (diretamente pelo seu navegador).

Essa plataforma permite que você faça as melhores operações de swing, trade ou position trading, pois traz diversos benefícios, como:

  • simulador de investimentos em tempo real;
  • tape reading;
  • estudos gráficos;
  • ferramentas de análises;
  • times & trades;
  • top com maiores altas e baixas;
  • feed de dados mais utilizado no Brasil;
  • acompanhamento em tempo real;
  • cotações internacionais (CFDs);
  • entre várias outras funcionalidades.

Com as dicas explicadas neste conteúdo, você conseguirá tomar decisões mais adequadas e vantajosas para o position trading. Entretanto, lembre-se que é fundamental ter uma plataforma de trading completa, rápida e com recursos avançados.

Você sabe quais outras modalidades de operações são adequadas para seu perfil? Leia nosso artigo que explica qual é o perfil de investidor mais apropriado para o mercado futuro!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.