Índice beta de ações: saiba o que é e como calcular
Quando alguém resolve entrar no setor financeiro e montar uma carteira com bom potencial de rentabilidade, é fundamental aprender tanto sobre o investimento em si como o que os indicadores querem dizer. Um muito importante é o índice beta de ações.
Trata-se de um recurso de grande utilidade, mas que também causa certa estranheza em quem tem pouca experiência no mercado. No entanto, isso é um erro, pois a fórmula é simples e pode ser empregada em diversos contextos diferentes.
Quer entender o que é o índice beta de ações e como fazer o seu cálculo? Continue a leitura!
O que é o índice beta de ações?
O índice beta de ações consiste em uma métrica que indica o risco e o retorno de determinado ativo, considerando o mercado financeiro como um todo. Com isso, acionistas, investidores e qualquer pessoa que souber interpretar seus resultados podem compreender o impacto de uma crise ou oscilação econômica em uma ação, por exemplo.
Na realidade, esse índice toma como base uma relação que demonstra a volatilidade de um produto quanto ao indicador escolhido como referência, que pode ser o da Bolsa de Valores. Sua fórmula simplificada é a covariância do retorno do ativo dividido pela variância do retorno de mercado. Feito isso, o resultado será chamado de coeficiente Beta.
Para que serve o índice beta de ações?
Como dissemos, o conhecimento sobre o índice beta de ações permite compreender o comportamento dos ativos, o que faz dele um componente essencial da análise fundamentalista. A partir do cálculo, é possível ter mais embasamento para a tomada de decisões e direcionar melhor os seus investimentos.
Além disso, é uma maneira de verificar como um produto se comporta nos diferentes momentos e cenários do mercado financeiro, ajudando você a saber melhor qual é o risco geral da sua carteira. Ou seja, é uma métrica para a gestão de riscos que compara, por exemplo, o desempenho de um ativo com o do Ibovespa.
Como utilizar nos seus investimentos?
Para usar o índice beta de ações, você precisa saber interpretar seus resultados. Em linhas gerais, quanto maior o indicador, maior a volatilidade do produto em comparação com o índice de referência considerado. Em outras palavras, significa que determinado produto se mostra mais arriscado de ser mantido na carteira.
No entanto, vale lembrar que, quanto maior o risco, maiores podem ser os retornos financeiros. Na prática:
- Beta menor que 1 — indica uma aplicação defensiva, com menos volatilidade;
- Beta maior que 1 — o investimento é considerado agressivo e mais variável;
- Beta igual a 1 — ele é tido como neutro, com variação equivalente ao índice.
Agora você já sabe o que é o índice beta de ações. Com o uso dos dados obtidos, você pode entender quais ativos são mais voláteis que o Ibovespa ou quais apresentam menos riscos, fazendo escolhas em sintonia com seus objetivos como investidor.
Gostou de aprender sobre o índice beta de ações e está pensando em investir? Entre em contato conosco e conheça o Fast Trade, uma plataforma de negociações ideal para quem opera com ativos de renda variável e precisa de dinamismo e facilidade em uma ferramenta.