Blog

Investidor Iniciante

Pregão da Bolsa: como funciona e de que forma participar

Por Fernando Caliman Pissó
07 outubro 2021 - 10:34 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:49
pregão da bolsa

Muitas pessoas estão pensando em investir, atraídas não apenas pelo potencial de lucratividade que isso pode proporcionar, mas também pela segurança que a diversificação de ativos oferece, especialmente em momentos de crise. Por isso, preparamos um post mostrando como funciona um pregão da Bolsa e como você pode participar.

Por mais que isso possa parecer complicado inicialmente, tudo se torna mais simples a partir do momento em que você compreende melhor o setor como um todo, familiarizando-se com o horário de funcionamento e com as suas demais peculiaridades. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é um pregão da Bolsa?

Em resumo, chamamos de “pregão da Bolsa” o período no qual são negociados ativos e ações, permitindo que pessoas físicas ou jurídicas possam fazer negociações no mercado financeiro. É o momento no qual são comprados e vendidos, por exemplo, contratos futuros, títulos públicos federais, dólares, commodities agrícolas e assim por diante.

O viva voz era o sistema de negociação antes de as plataformas eletrônicas dominarem o segmento, com a implementação de computadores e de circuitos integrados. Hoje, a B3 (Bolsa de Valores oficial do Brasil) é totalmente online, garantindo que qualquer cidadão que tenha conexão com a Internet e uma conta em uma corretora de investimentos possa operar.

Quais são os horários do pregão da Bolsa?

Como falamos acima, o pregão da Bolsa é o período no qual ativos e ações são negociados por meio de compra e venda. Na B3, o horário de abertura é às 10h e se estende até as 17h. No entanto, existem algumas etapas, usualmente relacionadas com a Wall Street, que é um centro financeiro em Nova Iorque e também o mais importante do mundo. Entenda a seguir!

Cancelamento de ofertas

O dia na Bolsa de Valores do Brasil começa com o cancelamento de ofertas, período no qual os papéis que sobraram no pregão anterior são anulados. A etapa começa às 9h30 e termina às 9h45.

Pré-abertura do mercado

Às 9h45, começa a etapa chamada de pré-abertura do mercado. É aqui que o sistema da B3 começa a registrar as ordens de compra e venda dos investidores. No entanto, elas só serão finalizadas após a abertura oficial, que ocorre às 10h.

Negociação

Quando o relógio marca 10 horas da manhã, “o jogo começa”. É o período oficial de negociações da B3, quando as ações e os demais ativos são vendidos e comprados. Há flutuação de preços, grandes oportunidades, apostas acertadas e também prejuízos. Às 16h55, a operação se encerra para a maioria dos mercados.

Call de fechamento

Por fim, às 17h ou às 17h15, temos o call de fechamento com investidores, no qual é feito um leilão que estabelece os preços finais do dia dos ativos que compõem o índice Ibovespa. O pregão termina com o chamado after market, que ainda negocia algumas ações transacionadas no mesmo dia, com algumas regras.

Agora, você já entendeu um pouco melhor como funciona um pregão da Bolsa e viu como não é tão difícil participar de um. Basta se familiarizar com o mercado financeiro e começar a investir, considerando o seu perfil e o seu orçamento!

Gostou de aprender como funciona um pregão da Bolsa e como é possível participar? Ainda está com dúvidas? A Fast Trade conta com um sistema que possibilita a consulta de informações relacionadas a cada negociação, em uma plataforma que pode ajudá-lo a entender melhor o mercado financeiro. Clique aqui e conheça o Fast Trade.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.