Blog

InvestimentosTrader

Plataforma de investimentos: quais as vantagens de utilizar?

Por Marco Túlio Barbosa Pires
13 maio 2019 - 19:11 | Atualizado em 24 maio 2023 - 15:03
plataforma de investimentos

Hoje em dia, conseguimos resolver praticamente tudo sem sair de casa, incluindo acessar diversos produtos financeiros em uma plataforma de investimentos.

Essa tecnologia é uma verdadeira revolução para quem busca precisão na hora de investir e quer acompanhar preços e cotações em tempo real, sem perder a oportunidade de fechar o negócio no preço que deseja.

Pensando nisso, preparamos este post para solucionar suas dúvidas sobre investimentos em plataformas digitais: o que são, como funcionam e quais são as suas principais vantagens? Acompanhe agora mesmo!

O que é uma plataforma de investimentos?

Uma plataforma de investimentos é um ambiente on-line disponibilizado por corretoras de valores e fintechs aos seus clientes. Por funcionar de forma simples e intuitiva, o recurso possibilita que os investidores tenham acesso a vários tipos de aplicações financeiras, de renda fixa e variável.

A tecnologia também permite que seus usuários desfrutem de diversos serviços, como cotações, análises, gráficos comparativos, notícias e informações sobre os mercados mais importantes do mundo.

Como funciona uma plataforma de investimentos?

Atualmente, grande parte das plataformas de investimentos permitem que o cliente opere por meio de mais de um ambiente virtual. Assim, as corretoras costumam oferecer diversos recursos. Confira abaixo.

Website

Funciona da mesma forma que o Internet Banking e disponibiliza ao cliente fundos de investimento, planos de previdência privada e ativos de renda fixa e variável.

Aplicativo mobile

É uma versão simplificada do website e permite que o usuário acompanhe as rentabilidades de seu portfólio de investimentos.

Atualmente, os aplicativos mobile estão muito avançados e são um dos principais canais utilizados pelos investidores para monitorar suas aplicações e negociar ativos com a rapidez e a precisão que o mercado financeiro exige.

Home Broker

É uma ferramenta  por meio da qual o cliente tem acesso à bolsa de valores e aos pregões eletrônicos.

Pelo Home Broker, é possível negociar em tempo real todos os tipos de investimentos que estão na bolsa, como ações, fundos de índice (ETFs), mercado futuro, contratos de BM&F e fundos imobiliários.

Os home brokers também oferecem ferramentas de análise aos seus clientes para que eles possam decidir o melhor momento de comprar e vender ativos e, depois, acompanhar o desempenho da sua carteira de investimentos.

Sistemas de negociação

É uma plataforma high tech que otimiza o tempo dos traders. Ela reúne características como alto desempenho, funções de gerenciamento de riscos e baixa latência.

Qual a importância de escolher uma boa plataforma digital de investimentos?

Escolher uma plataforma de investimentos é uma das principais decisões que você vai tomar ao decidir se tornar um investidor. Isso acontece porque ela vai armazenar todo o seu dinheiro investido, caso você opte por utilizar apenas uma plataforma, e vai garantir que você possa executar suas operações de maneira fácil ou difícil.

Portanto, um dos principais fatores a serem levados em consideração ao realizar esse processo é a segurança da plataforma e a facilidade de uso, tanto em dispositivos mobiles quanto em desktop, pois, dependendo da sua rotina, existe a possibilidade de que você realize uma operação por meio do celular. Para que isso seja possível, é necessário que a plataforma seja de fácil navegabilidade e usabilidade no smartphone que você utiliza,

Além disso, você provavelmente não vai querer mudar de plataforma de tempos em tempos, portanto, o ideal é pesquisar bastante e seguir pela vida toda investindo com uma única solução. Assim, apenas se ocorrer algum problema com a ferramenta ou caso ela não supra suas necessidades, você realiza a troca.

Quais as vantagens de usar uma plataforma de investimentos?

A seguir, confira as principais vantagens dessa ferramenta e saiba por que você deve pensar seriamente em adotá-la na sua rotina de aplicações financeiras.

Custos menores

Nas plataformas de investimentos, as taxas de corretagem e os custos de administração costumam ser menores do que nos bancos tradicionais. Como o usuário tem ampla autonomia e compõe a sua carteira da forma mais adequada às suas necessidades, a logística para manter os canais virtuais acaba sendo muito menor.

Além disso, com um leque variado de opções de investimento, o investidor tem mais possibilidades para pesquisar as menores taxas com toda a comodidade, em um só lugar.

Precisão no controle das aplicações

O grande diferencial da plataforma de investimentos é, sem dúvidas, a possibilidade de o investidor controlar com mais precisão suas aplicações e tomar decisões equilibrando rentabilidade e risco. Aqui, não há o apelo dos gerentes de bancos que querem “empurrar” produtos pensando apenas em seus próprios interesses.

Além disso, como os sistemas disponibilizam gráficos, demonstrativos e comparações entre diversos tipos de ativos, é possível fazer escolhas mais precisas quanto à rentabilidade.

Amplo leque de produtos disponíveis

Há alguns anos, era impossível imaginar que uma pessoa com R$2 mil tivesse acesso a fundos de investimentos que, até então, eram restritos a investidores com grandes quantias de capital.

Atualmente, com as plataformas de investimentos, aplicações que oferecem uma excelente rentabilidade podem ser acessadas de forma rápida e democrática.

Esses sistemas disponibilizam uma quantidade significativamente maior de produtos do que as instituições financeiras tradicionais — que tendem a apresentar apenas aqueles compatíveis com o alcance de suas metas.

Funcionalidades

Algumas das principais diferenças em relação às plataformas de investimento estão na usabilidade, principalmente nas funcionalidades disponíveis de maneira gratuita. Apesar de algumas serem relativamente padronizadas, outras são ofertadas apenas por plataformas específicas.

Portanto, você deve analisar as funcionalidades e entender quais são as consideradas essenciais no dia a dia para realizar suas operações. É comum que pessoas que utilizam diferentes estratégias de investimentos também façam o uso de diversas plataformas, pois as necessidades de alguém que faz day trade serão diferentes das pessoas que operam por swing trade, que, por sua vez, também serão divergentes do indivíduo que utiliza o método do buy and hold.

Segurança

Segurança é um quesito fundamental para que o investidor não sofra quebra do sigilo de suas informações ou tenha seus recursos desviados por ações de hackers.

Justamente por isso, as plataformas de investimentos contam com mecanismos antifraude de altíssima tecnologia. Além disso, costumam exigir que o cliente tome medidas extras de precaução, como a instalação de módulos de segurança no Home Broker.

Serviço especializado

Diferentemente do que ocorre com os bancos, as plataformas de investimentos são, como sugere o nome, especializadas em investimentos. Por isso, oferecem muito mais opções e recursos para você tomar a melhor decisão.

Elas contam com ferramentas avançadas para análise, consultores especializados e uma prateleira aberta de investimentos, ou seja, você pode aplicar em produtos financeiros de diversos bancos e instituições.

Assim, você não precisa ficar em um banco que só oferece as suas próprias aplicações nem contar apenas com o apoio do gerente da sua conta, que não tem conhecimentos profundos em investimentos.

Na plataforma, você tem uma diversidade muito maior de opções e conta com o apoio de profissionais especializados e de ferramentas elaboradas especialmente para dar suporte à sua decisão de investimento.

Suporte oferecido

Como todo aplicativo ou programa, também ocorrem bugs nas plataformas, às vezes de maneira mais rara, mas por vezes mais frequentemente. Portanto, o suporte oferecido, além de ter a obrigação de ajudar o investidor nesses momentos, também pode auxiliá-lo a começar a utilizar a plataforma e a aprender como ela funciona.

Dessa forma, escolher uma plataforma que tem um bom suporte e que resolve seus problemas rápido pode ser essencial, pois, ao identificar algum erro ou problema, você vai poder falar com esse setor. Isso é essencial principalmente para as pessoas que fazem operações de maneira diária ou semanalmente, pois, para quem costumar fazer isso, é mais fácil a ocorrência de algum tipo de erro ou adversidade.

Custos e riscos

Fazer uma análise de custos, principalmente das taxas de corretagens e de outras que possam ser cobradas pela plataforma, é essencial, pois, a partir disso e da frequência com que você realiza operações na bolsa de valores, será possível calcular se vale a pena ou não utilizar aquela determinada plataforma.

Além disso, você deve verificar quais os riscos que podem existir na plataforma, para antes mesmo de investir nela estar ciente das diversas possibilidades de problemas que podem acontecer.

Comodidade

Como mostramos acima, as plataformas de investimento podem ser acessadas por diversos dispositivos, como pelo seu website ou aplicativos, por meio de smartphones e tablets.

Isso significa muito mais comodidade para acompanhar e monitorar o desempenho das suas aplicações. Além disso, você pode fazer novos aportes ou resgates a qualquer momento. Sabemos que, no mercado financeiro, ter um bom timing nos negócios pode fazer toda a diferença na rentabilidade da sua carteira, principalmente se você costuma realizar operações por meio de análises técnicas ou gráficas.

Como funciona o acesso às diversas opções de investimento em uma plataforma?

Vamos imaginar que você queira investir em um fundo DI, que é uma aplicação bastante conhecida e tradicional, por ser de baixo risco. O rendimento dos fundos DI acompanha a trajetória do CDI, que é a taxa de empréstimo entre os bancos e que, por sua vez, é próximo da Selic, a taxa básica de juros do país.

O seu banco oferece apenas algumas opções de fundos DI. Elas diferem entre si apenas no investimento inicial mínimo exigido e na taxa de administração do fundo. Quanto maior for o investimento inicial, menor a taxa de administração. Quanto menor a taxa, maior o seu rendimento, é claro.

Então, se você quiser ter a menor taxa possível, vai ter que pesquisar de banco em banco. Quando encontrar, vai precisar abrir uma conta naquele banco, já que, em geral, apenas os correntistas podem investir nos produtos ali disponibilizados.

Em uma plataforma de investimentos, porém, você tem à sua disposição aplicações financeiras de diversos bancos e de outras administradoras, de forma que pode escolher a melhor para você sem burocracia e apenas com a conta que já tem na plataforma.

Além disso, a plataforma oferece muitas aplicações que, nos bancos, estão disponíveis apenas para grandes investidores ou que nem mesmo são oferecidas aos correntistas.

Fast Trade

Com o uso do Fast Trade, é possível montar estudos, analisar gráficos e aprofundar-se com eficiência no cotidiano da Bolsa de Valores e em suas modificações constantes, tendo assim diversos benefícios, como:

  • simulador de investimentos;
  • estudos gráficos;
  • ferramentas de análises;
  • feed de dados mais utilizado no Brasil;
  • acompanhamento em tempo real;
  • tape reading;
  • cotações internacionais (CFDs) e mais.

Além disso, simule suas operações e teste suas estratégias todos os dias com R$100.000,00. Estamos habilitados em 13 corretoras no país, comece agora e baixe gratuitamente!

Então, você gostou do nosso post sobre investimentos em plataformas digitais e suas vantagens? Que tal aproveitar para deixar seu comentário? Queremos saber a sua opinião!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.