Blog

Investidor Iniciante

O que faz um gestor de investimentos e como tornar-se um?

Por Rodrigo Santos
12 agosto 2021 - 10:00 | Atualizado em 12 abril 2023 - 15:59
gestor de investimentos

Buscar por profissões que estejam em franco crescimento é uma atitude inteligente e que pode ser importante para o sucesso pessoal. Sobretudo se você não estiver satisfeito com a sua atual área de atuação. Pensando nisso, preparamos este artigo sobre o que faz um gestor de investimentos e como você pode se tornar um.

Esse é um ramo que vem chamando a atenção de muita gente hoje em dia. Motivos para isso não faltam, já que o mercado financeiro está em alta e não param de surgir novos interessados em investir em ações ou ganhar com a bolsa de valores. Continue lendo o post e aprenda mais sobre o assunto!

O que faz um gestor de investimentos?

O gestor de investimentos é um profissional que tem atribuições relacionadas com a gestão dos ativos e do patrimônio dos seus clientes ou, eventualmente, de um fundo de investimentos. O seu ofício é o de administrar adequadamente e oferecer mais segurança financeira. Obtendo o máximo de rentabilidade e rendimentos positivos.

No mercado, ele também pode ser conhecido com outros nomes, como administrador de carteiras, gestor de ativos ou até mesmo por uma nomenclatura na língua inglesa: asset manager. As suas responsabilidades incluem a análise de demonstrações, seleção das ações, descoberta de oportunidades, criação de relatórios e assim por diante.

A atividade de um gestor de investimentos, portanto, consiste em determinar quais aplicações fazer e quais evitar, sempre pensando nas estratégias que aumentarão os ganhos de quem está contratando os seus serviços. Para isso, ele precisa se valer de ferramentas analíticas e avaliações estatísticas das principais tendências do segmento.

Como se tornar um gestor de investimentos?

Agora que você já aprendeu o que faz um gestor de investimentos, vamos dar algumas dicas para que você possa se tornar um. Acompanhe.

Conheça suas características

O primeiro passo para se tornar um gestor de investimentos é conhecer as suas características. Você tem os atributos necessários para ter sucesso nessa profissão? É preciso reunir algumas qualidades importantes, como visão de empreendedor, disposição para aprender, conhecimento do mercado de ações e facilidade em lidar com números.

Estude o mercado financeiro

Mesmo que você já esteja familiarizado com o universo da bolsa de valores e as negociações de ações, é preciso ter pique para estudar o mercado financeiro. Você deve ampliar seus conhecimentos sobre produtos como imóveis, commodities, fundos de investimento, aplicações alternativas, renda fixa e assim por diante.

Realize o exame da ANBIMA

Por fim, para se tornar um gestor de investimentos, você deve fazer o exame da ANBIMA. A sigla é uma abreviação para Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. A instituição oferece certificações que são muito valorizadas no setor. Ao acrescentar esse diferencial em seu currículo, você ganha credibilidade e consegue mais clientes.

Como você pôde ver, o gestor de investimentos é um profissional com grandes possibilidades no futuro. Seguindo esses passos, você pode entrar nesse mercado e dar uma guinada positiva na sua carreira.

Gostou de aprender o que faz um gestor de investimentos e como se tornar um? Ainda ficou com alguma dúvida? Então não se esqueça de deixar um comentário aqui no blog!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.