O que é o score de crédito e como você pode conhecer o seu?
Você sabe o que é e qual a relevância do score de crédito para estabelecimentos comerciais e instituições financeiras? Se sua resposta foi negativa, é melhor se informar sobre o assunto e entender melhor a importância de ter um bom score, assim como as vantagens que esse fator pode proporcionar.
Neste post, você vai entender melhor o que é e como funciona a formação do score de crédito. Nosso objetivo é facilitar a compreensão desse ponto tão presente no cotidiano de quem faz compras a prazo, mesmo que o consumidor não esteja ciente de sua existência.
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Quer se inteirar sobre o score de crédito? Continue a leitura!
Em que consiste o score de crédito?
Trata-se de uma ferramenta usada pelas empresas na hora de realizar a análise para a concessão (ou recusa) de crédito. O score é organizado por uma escala que vai de 0 a 1000 — sendo que, quanto maior for a pontuação, melhor será a classificação do consumidor.
A definição dos pontos de cada cliente é feita a partir do padrão de comportamento de consumo e pagamento apresentado ao longo dos anos, além de outros fatores. A idade, o endereço, o estado civil e a renda são alguns dos exemplos.
Para se chegar a uma classificação com informações confiáveis, são realizados estudos sobre o comportamento de pessoas não identificadas, mas com perfis de consumo semelhantes. A partir desse padrão estatístico, é possível comparar os dados dos clientes ao comportamento de cada grupo e, com isso, inseri-los em determinadas categorias.
Os grupos são organizados da seguinte maneira:
- de 0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência;
- de 301 a 700: risco médio de inadimplência;
- de 701 a 1000: baixo risco de inadimplência.
A pontuação do score é usada no mundo todo como uma forma de avaliação de risco, por isso é fundamental que o consumidor se esforce para manter boas práticas de consumo e ter controle sobre sua vida financeira. Com bastante disciplina e comprometimento, é possível adotar hábitos conscientes de compra e receber uma boa pontuação.
Qual é a utilidade do score de crédito?
Um score alto significa que o consumidor tem grandes chances de pagar suas contas em dia pelos próximos 12 meses, o que é um ótimo sinal para o mercado de crédito. Ter um bom score de crédito é importante, pois as chances de aprovação de empréstimos, crediários e financiamentos, entre outras modalidades, são maiores com uma boa pontuação.
De modo simples, isso significa que quem apresenta um score elevado leva vantagem em relação às demais pessoas, uma vez que as empresas têm mais segurança no retorno do valor emprestado. Portanto, tais instituições tendem não só a liberar o crédito mais facilmente, como também a oferecer melhores condições de pagamentos e taxas de juros menores.
Vale ressaltar, no entanto, que o score é apenas uma das ferramentas usadas pelas empresas para a análise de crédito. Sendo assim, ter uma alta pontuação não necessariamente significa aprovação automática de crédito — é inegável, porém, que o score tem grande peso para a política de crédito das companhias.
Como o consumidor pode consultar sua pontuação?
A consulta do score pode ser feita pela internet, em sites que ofereçam tal tipo de serviço. Existem diferentes empresas que promovem essa classificação (de acordo com critérios próprios), por isso é indicado buscar por uma opção que monitore as principais e forneça as devidas informações.
Um ótimo sistema para atender a essa demanda é o Data Engine, usado diariamente por grandes instituições e capaz de oferecer informações completas em um único lugar. Também é possível gerar dossiês e consultar dados próprios, além dos de terceiros, na ferramenta.
O que fazer para melhorar a classificação do score?
A classificação do score não é fixa, já que é diretamente influenciada pelo comportamento de consumo recente de cada pessoa. Sendo assim, quem apresenta uma pontuação baixa no momento da consulta pode se adequar e subir gradativamente seu perfil. Do mesmo modo, a pessoa que tem uma classificação alta pode passar por quedas na pontuação.
Entre as principais iniciativas que precisam ser tomadas, estão as relacionadas a seguir. Acompanhe!
Pagar as contas em dia
Trata-se do ponto básico para quem deseja ser classificado como um “bom pagador”. Portanto, é essencial atentar às datas de vencimento dos boletos e redobrar o cuidado para evitar atrasos e/ou esquecimentos. Quanto mais disciplinado o consumidor for, melhor será a sua pontuação no score.
Manter os dados cadastrais atualizados
Para ter uma boa pontuação no score, é fundamental manter os dados cadastrais atualizados. Inclusive, esse é um critério considerado crucial para a avaliação, então atualize seu cadastro sempre que houver mudanças de endereço.
Limpar o nome (caso ele esteja negativado)
Negativações no nome do consumidor são fatores que comprometem significativamente sua pontuação no score.
Isso porque, se a pessoa atrasou o pagamento de dívidas com outras empresas, as chances de que esse comportamento se repita pelo próximo período de tempo tendem a ser altas. Portanto, o ideal é se organizar, negociar as dívidas em atraso com os credores e limpar seu nome o quanto antes.
Fazer o cadastro positivo
O cadastro positivo é uma ferramenta importante para aqueles que desejam melhorar a pontuação no score. Nele, o cliente autoriza as empresas a enviarem suas informações de consumo. O objetivo é que o bom comportamento dos consumidores seja levado em consideração para melhorias na classificação do score.
Com o cadastro positivo, as empresas podem fazer uma avaliação individual de cada cliente e ter acesso a seu histórico de crédito.
Agora que você já sabe o que é e como o score de crédito funciona, pode organizar melhor as finanças e garantir que o pagamento de todas as contas ocorra em dia, certo? Com planejamento financeiro e consciência dos gastos, é possível obter uma boa pontuação e, assim, ter uma aprovação de crédito facilitada.
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