Blog

Trader

O papel do Take-Profit no gerenciamento de riscos

Por Gustavo Ribeiro
11 outubro 2023 - 09:00 | Atualizado em 11 outubro 2023 - 09:00
Ilustração de tela de dispositivo móvel exibindo um gráfico com variação no preço de ações

No mundo dos investimentos, é essencial identificar o momento ideal para fechar posições e garantir lucros. Neste post abordaremos o conceito de Take-Profit, destacando sua importância no gerenciamento de riscos para traders

Você também vai aprender estratégias para definir os níveis ideais de Take-Profit, evitando a influência emocional e calculando a relação ideal entre risco e recompensa. Além disso, apresentaremos métodos comuns utilizados para determinar níveis de suporte e resistência, médias móveis e abordagens percentuais.

Gostou do tema? Então prossiga a leitura!

O que é Take-Profit?

Take-Profit é uma estratégia utilizada no mercado financeiro, especialmente no contexto de negociação de ativos, como ações, moedas (Forex) e commodities, entre outros. Trata-se de uma ordem do investidor ou trader para fechar automaticamente uma posição aberta quando o ativo alcança um determinado nível de lucro pré-definido.

O Take-Profit é uma forma de proteger os ganhos e evitar que a posição se reverta para uma perda após atingir um determinado nível. Ao colocá-la em prática, você garante que a posição será automaticamente encerrada quando o preço do ativo alcançar ou ultrapassar o que foi pré-determinado. Dessa forma, assegura que seus ganhos sejam realizados e adicionados ao saldo da conta.

Take-Profit vs Stop Loss

Além do Take-Profit, você também pode usar uma ordem que é o oposto. A Stop Loss é utilizada para limitar as perdas e encerrar a posição automaticamente quando o preço do ativo alcança um limite pré-definido de prejuízo.

Benefícios de usar o Take-Profit

Uma das principais vantagens é que as ordens Take-Profit permitem que os traders fechem automaticamente suas posições assim que um preço-alvo específico for atingido. Assim, os lucros são garantidos e não perdidos devido a súbitas reversões do mercado.

Outros benefícios são:

  • Redução do estresse emocional: ao definir um nível de lucro, os traders conseguem evitar a turbulência emocional associada ao monitoramento constante de suas posições e à tomada de decisões impulsivas com base nos movimentos de preços de curto prazo.
  • Gerenciamento de risco aprimorado: o Take-Profit pode ser usado em conjunto com o stop loss para ajudar no gerenciamento de riscos de forma mais eficaz, alcançando assim resultados consistentes.
  • Maior disciplina na negociação: adotar o Take-Profit encoraja a estabelecer metas claras de lucro e aderir ao seu plano de negociação, promovendo maior disciplina e reduzindo a probabilidade de desvio da estratégia.
  • Eficiência de tempo: com o Take-Profit em uso, é possível se concentrar em outros aspectos das atividades de negociação ou gerenciar várias posições simultaneamente. Tudo sem monitorar de maneira constante cada negociação em busca de possíveis saídas. Isso pode levar a um uso eficiente de tempo e recursos.

As 10 principais estratégias e metodologias de Take-Profit

No mundo dos investimentos, saber quando realizar lucros é fundamental. E o conceito de Take-Profit pode trazer contribuições práticas para auxiliar nesse processo. 

Alguns direcionamentos com os quais o Take-Profit costuma ajudar são:

  1. Meta de lucro de porcentagem fixa: defina uma porcentagem específica de retorno sobre o investimento como sua meta de lucro. Quando seu investimento atingir esse resultado, venda sua posição.

 

  1. Níveis de suporte e resistência: identifique os principais níveis de suporte e resistência, onde o preço historicamente mostrou uma tendência a mudar de direção. Quando o preço se aproximar deles, considere vender para obter lucros.

 

  1. Médias móveis: use médias móveis (por exemplo, 50 dias, 100 dias, 200 dias) para determinar quando o mercado pode mudar. Se o preço cruzar abaixo de uma média móvel, pode ser um sinal para realizar lucros.

 

  1. Indicador RSI (Índice de Força Relativa): use o indicador RSI para identificar condições de sobrecompra ou sobrevenda. Quando o RSI se aproxima ou cruza o nível de sobrecompra, pode ser hora de vender e ter lucro.

 

  1. Saída com base no tempo: defina um período de tempo específico (por exemplo, um ano, três anos) para manter seu investimento. Quando esse período for atingido, venda sua posição.

 

  1. Rebalanceamento de portfólio: revise regularmente seu portfólio e realoque os investimentos. Se um ativo se valorizou significativamente, você pode querer obter lucros e reinvestir em outros ativos.

 

  1. Meta de lucro com base na avaliação: defina uma meta de lucro com base no valor justo da ação ou em sua relação preço-lucro histórica. Quando a ação atingi-la, venda.

 

  1. Quebras de linha de tendência: use linhas de tendência para identificar a direção do mercado. Se a linha de tendência for quebrada, pode sinalizar uma reversão e ser uma boa oportunidade para ter lucros.

 

  1. Sentimento do mercado: monitore o sentimento geral do mercado para determinar possíveis pontos de virada. Quando o otimismo do investidor atinge níveis extremos, pode ser um bom sinal para a venda.

 

  1. Saída com base em eventos: venda sua posição após um evento significativo, como o lançamento de um produto, um relatório de ganhos ou um comunicado de imprensa que pode impactar o preço das ações.

Conclusão

O uso estratégico de Take-Profit desempenha um papel fundamental no gerenciamento de riscos. Com ele, você evita decisões emocionais e calcula a relação risco/recompensa. Assim, é possível maximizar lucros e reduzir as perdas potenciais. 

Lembre-se de que cada estratégia pode não funcionar em todas as condições de mercado e que é essencial considerar as especificidades de seu investimento específico e tolerância pessoal ao risco antes de implementar qualquer metodologia de obtenção de lucro.

Você está em busca de uma plataforma tecnológica, segura e eficiente, que viabilize a gestão de riscos em day trade? Cadastre-se no Fast Trade, uma plataforma de investimento completa, e tenha 15 dias de acesso gratuito!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.