Blog

Investidor Iniciante

Investidor: saiba quanto, como e onde declarar seus investimentos no Imposto de Renda!

Por Rodrigo Santos
07 março 2019 - 14:38 | Atualizado em 12 abril 2023 - 14:04
como calcular o imposto de renda
como calcular o imposto de renda

Geralmente, quando pensamos em Fisco logo associamos ao Imposto de Renda, mas não é só isso, entender como ele funciona é fundamental para não se enrolar na hora de fazer a tão burocrática declaração dos tributos e acabar pagando, por engano, mais do que deveria.

Em suma, o Fisco é a autoridade tributária do Brasil, no sentido do Estado atuar como gestor do Tesouro público, e é responsável por monitorar com um controle rígido se as funções tributárias estão sendo cumpridas em suas diversas esferas. O órgão não abrange apenas questões federais, como o IR e FGTS, mas também estaduais com o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) por exemplo, e municipais como é o caso do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

Agora que você já entendeu mais ou menos quais são as demandas desta entidade, vamos falar das principais novidades da Receita Federal para o leão em 2019.

Este ano, diferente dos demais, o prazo para ficar em dia com as declarações será menor do que os usais dois meses, pois terá uma semana a menos, indo do dia 7 de março até 30 de abril. Além disso, também será necessária a inclusão do CPF de todos os dependentes e o detalhamento maior para bens, como carros e imóveis.

Para evitar erros, ainda há a opção de o contribuinte verificar no site da Receita se tem alguma pendência 24 horas após a entrega da declaração. O objetivo do Fisco com estas implementações é prevenir eventuais desvios e fraudes no IR, pois acontecia de quadrilhas enviarem cartas fraudulentas com cobranças à contribuintes que como não tinham certeza se realmente haviam organizado a papelada de forma correta, acabavam caindo num golpe.

Levando em consideração todas essas questões, e para te informar sobre outras, o Fast Markets em parceria com a Infis Tecnologia Fiscal e a Levante Ideias de Investimentos criou um e-book com os pontos fundamentais sobre como o imposto de renda impacta cada tipo de investimento, tanto de renda fixa quanto variável, evidenciando como fazer seu dinheiro render mais ao escolher os ativos de acordo com os descontos. Baixe gratuitamente!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.