Blog

O que é Volume at Price e qual sua importância no day trade?

Por Rodrigo Santos
25 maio 2022 - 14:55 | Atualizado em 12 abril 2023 - 15:58
volume at price
Imagem: GettyImages

A possibilidade de obter excelentes lucratividades vem atraindo muita gente para o mercado financeiro, inclusive para operações que apresentam altos riscos e um excepcional potencial de resultados. Pensando nisso, resolvemos escrever um post explicando o que é Volume at Price e qual a sua importância para o day trade.

Com os conhecimentos apurados, você poderá fazer negociações que começam e são encerradas no mesmo dia, comprar ativos em tempo real e, quando for interessante, fazer a transação inversa até o encerramento do pregão. A seguir, discorreremos com mais detalhes sobre cada um desses pontos. Confira!

O que é Volume at Price?

O Volume at Price (VaP) pode ser traduzido como “Tendência Volume-preço”. Como o próprio nome já diz, é um indicador de análise técnica que tem a função de relacionar preços e volumes no mercado de ações. Ele exibe negociações em cada nível de preço e permite que o investidor identifique níveis de suporte e resistência.

Na prática, a demonstração é feita por meio de barras laterais ao longo do pregão, que formam uma espécie de gráfico com as movimentações do ativo.

Vale ressaltar que as plataformas podem apresentar configurações próprias de VaP, com cores e divisões que podem ser distintas — embora o verde costume significar “compras” e o vermelho “vendas”.

Qual a sua importância para o day trade?

A importância do Volume at Price para o day trade é imensa, uma vez que o cerne das negociações está em ações rápidas e que demandam decisões bem embasadas. O VaP demonstra o volume de transações ocorridas em um nível de preço determinado, por meio de gráficos e cores que facilitam a compreensão do investidor.

Em outras palavras, o Volume at Price para o day trade exibe o histórico de compras e vendas que aconteceram em cada faixa. Com isso, até o término do pregão, é possível observar se as barras estão crescendo ou reduzindo ao longo do período, o que confere mais ferramentas e embasamento para as decisões.

Como usar o Volume at Price no day trade?

Não é novidade que, para operar no day trade, é preciso compreender bem o mercado financeiro. O VaP pode ajudar o investidor de muitas formas nesse sentido. Uma delas é pela definição de suportes, as faixas de preços que estão abaixo do valor negociado. Quando o ativo atinge a zona de suporte, a expectativa é de reversão para um movimento de alta.

As resistências também podem ser identificadas por meio do Volume at Price. Basicamente, elas são o oposto do suporte, pois ocorrem quando os preços estão em uma faixa de valor de que pode ser superada. Aqui, a expectativa é de reversão para um movimento de baixa. Porém, vale ressaltar que os conceitos não são soberanos, e é possível que sejam rompidos.

Agora, você já sabe o que é Volume at Price! O aprendizado constante é fundamental para o sucesso em todas as operações, inclusive no day trade. Então, continue desmistificando os conceitos da área para melhorar seus resultados.

Assine a newsletter Fast Break e fique por dentro dos principais acontecimentos!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Recomendadas para você