Blog

Trader

Day Trade, Swing Trade e Position: conheça as diferenças

Por Fernando Caliman Pissó
04 setembro 2019 - 17:20 | Atualizado em 20 setembro 2023 - 10:26
Investidor analisando um gráfico com diferentes tipos de trade

Day trade, swing trade e position trade: as três principais formas de operação no mercado financeiro! Cada uma tem suas próprias características, formas de rendimento e atuação.

Assim, é possível obter resultados distintos, de acordo com a proposta do trader. Conhecer melhor esses modelos é fundamental para saber em qual você se encaixa — ou até mesmo se é possível atuar das três formas.

Este post vai trazer uma visão acerca dessas operações. Conheça seus benefícios, seus aspectos principais e em que você deve se atentar antes de começar em cada uma delas. Confira!

Como day trade, swing trade e position trade funcionam?

Primeiramente, conforme vimos, esses são três diferentes modelos de operação que um trader pode executar. Eles têm diferenças marcantes, voltados a estratégias distintas de rendimento. Conheça a seguir como cada um funciona.

Day trade

O day trade é a operação mais rápida de todas. Toda posição é consolidada em apenas 1 dia, desde a abertura até o fechamento do pregão. Essa característica demanda total atenção do trader, que precisa estar focado nos movimentos do mercado.

As análises devem ser feitas continuamente, observando como os ativos se comportam ao longo do dia. Para isso, o gráfico de minutos é o mais utilizado. Qualquer movimento interfere nos preços e, como a variação em um dia é menor, para ter lucro é preciso estar atento aos detalhes.

O day trader faz várias pequenas negociações ao longo do dia, ganhando mais no volume do que com apenas um ou outro ativo. Essa modalidade exige bastante experiência e uma gestão de riscos eficiente.

Swing trade

No swing trade, o operador busca uma posição vantajosa em relação a um ativo, fazendo isso em um tempo curto, porém, ainda maior do que o do day trade. Ele trabalha nessa ação de 3 a 6 dias, com a proposta de, ao final desse processo, fechar um bom negócio.

Ao adquirir o ativo, o trader dessa modalidade já fez um estudo prévio e tem determinada perspectiva. A expectativa é que, ao longo desses dias, a ação se comporte de certa maneira.

Em um exemplo, vamos supor que o estudo é de que determinado ativo iria de R$ 5,00 a R$ 15,00 em 6 dias. Ao entrar nessa posição, o trader entende que precisa mantê-la durante esse tempo, para então fechar o período com a valorização desejada. Ao alcançar o valor, ele sai da posição e consegue o lucro esperado.

Position trade

O position trade vai à contramão dos exemplos anteriores. A proposta é contar com um rendimento a longo prazo, conduzindo ativos que têm baixa variação cotidiana. O trader adquire uma ação de uma empresa e, basicamente, conta com a sua valorização ao longo de meses e anos.

Essa operação é muito comum para investidores que desejam construir um patrimônio. A modalidade é usada pelos fundos de investimento e pelas previdências privadas. Aqui, a especulação não é um fator decisivo, mas sim a estabilidade das empresas.

Uma companhia sólida e com bom desenvolvimento dá origem a boas ações. Fatores externos e mais amplos, como o cenário macroeconômico, são de extrema importância.

Quais são os conhecimentos exigidos de um position trader?

Um position trader precisa estudar bastante e ser muito disciplinado. Portanto, o operador que quer investir em qualquer ativo, monitorando só de vez em quando porque acha que o tempo fará um milagre, não serve para ser um position trader. Igualmente a todos os outros operadores, os position traders utilizam de forma ampla a análise técnica e a fundamentalista.

A análise técnica pode ser percebida com mais facilidade nas entradas e saídas. Isso porque esse tipo de análise avalia os dados do pregão, ou seja, a cotação, o volume das vendas, entre outros. Na atividade de position trader, a análise técnica mostra quais são os períodos mais vantajosos para comprar ou vender determinada operação.

Já a análise fundamentalista é um instrumento para ser usado continuamente. Essa análise não utiliza as informações corporativas para ajudar o position trader a ver a movimentação de subida ou queda no longo prazo. Por essa razão, esse modelo analítico tem muito mais relevância na rotina desse tipo de operador do que outras metodologias de análise.

O position trader não tem olhos voltados para o curto prazo. Portanto, ele usa a análise fundamentalista para examinar a fundo os relatórios empresariais. Assim, ele consegue optar pelas companhias que têm um planejamento e ações no presente que impactarão os resultados positivamente no futuro e, consequentemente, o investimento.

Quais as vantagens do position trade?

O grande benefício de ser um position trade é que essa modalidade reduz os custos da transação. Em outros modelos de investimento, os investidores precisam destinar uma boa parte da sua lucratividade para o pagamento de tarifas relativas à corretagem. Já no position trade, como o volume de compra e venda é alto, as taxas são mais baixas.

Um position trader realiza menos operações do que outros tipos de operadores. À vista disso, ele consegue economizar no gasto com tarifas. Por esse motivo, o mercado costuma considerar os position traders como “especuladores de baixo custo”.

Outra vantagem importante do position trade é que esse tipo de operação demanda menos tempo por parte do operador. Portanto, se você não tem muito tempo disponível ao longo do dia para empregar em negociações no mercado financeiro, essa pode ser uma boa forma de investir.

Qual a diferença entre position trade e buy&hold?

Em português, buy&hold significa “compra e segurar”. Então, como o termo sugere, essa é uma maneira de investimento para quem pensa no longo prazo. Normalmente, a duração desse tipo de aplicação costuma ultrapassar as décadas.

O investidor que assume a estratégia de buy&hold tem como objetivo principal construir um portfólio de ações de ótimas instituições. A sua carteira atuará como uma poupança que crescerá sem sofrer grandes abalos ao longo dos anos.

Já o position trader, por mais tempo que dure a sua operação, segue com o comportamento de um especulador. O ponto central da sua tática está em obter lucro por meio da valorização das ações que comprou. O operador que se posiciona a partir do buy&hold foca o retorno dos seus investimentos na distribuição de dividendos e Juros Sobre Capital Próprio (JCP) das companhias.

Quais os benefícios do Day Trade, Swing Trade e Position Trade?

Cada uma dessas modalidades de trading tem suas vantagens principais. Elas abrem possibilidades para todo tipo de trader, já que se configuram de maneira muito distinta. Rotinas, planejamentos financeiros e estratégias de operações diferentes devem ser avaliadas.

O swing trade é uma boa possibilidade de conseguir rendimentos significativos em menor tempo. Já o day trade oferece lucros menores, mas uma ótima liquidez, já que as operações acontecem sempre ao longo de um dia.

O position, por sua vez, é fundamental para quem está pensando no futuro. Aplicar em ativos a longo prazo é a melhor forma de construir um patrimônio para a aposentadoria, além de ser voltado a quem tem pouco tempo para operar integralmente.

Por que o day trade requer atenção extra?

O day trade é um tipo de operação que requer mais atenção. As variações são muito maiores em um curto espaço de tempo, o que demanda foco total no mercado.

Essa é uma modalidade voltada aos traders profissionais, que se dedicam exclusivamente aos ativos. Suas características também aumentam bastante as chances de perda, que devem ser encaradas como parte da atuação.

O day trader precisa ter uma estratégia bem definida, estar sempre atento ao noticiário e ter boa experiência com análises de gráficos. As operações são curtas e, ao mesmo tempo que oferecem ganhos rápidos, podem trazer perdas frequentes.

Como escolher a opção de investimento mais vantajosa?

Não há uma classificação sobre quais tipos de operação são os melhores. Todas têm suas vantagens e particularidades, então é preciso avaliar diante de suas subjetividades. A seguir, veja alguns fatores para serem observados e que ajudarão você a escolher a opção mais vantajosa de acordo com a sua realidade.

Avalie seu capital disponível

Quanto você tem disponível para investir? Isso diz muito do que seria a melhor opção para sua atuação no mercado. Geralmente, quem tem uma situação financeira mais estável já pensa no futuro, por isso investe mais, pensando em patrimônio a longo prazo.

Já para quem não tem tanto dinheiro reservado, mas o suficiente para aplicar, a proposta gira em torno de conseguir bons rendimentos agora. Nesse caso, as aplicações de day e swing trade são as melhores.

Considere seu equilíbrio emocional

As variações do mercado acontecem de maneira muito dinâmica, o que influencia a operação. Se você tem pouco equilíbrio, é melhor não se arriscar nas operações de curto prazo, especialmente no day trade.

Ele requer um controle emocional grande, já que é preciso lidar com as altas e baixas frequentes de um dia de pregão. O nervosismo, o medo e a falta de convicção seriam decisivos para acarretar perdas.

Leve em consideração a sua agenda

Quanto tempo disponível você tem para operar? Quem tem um trabalho bastante flexível pode se dedicar, por exemplo, ao swing trade. Ele requer uma atuação diária, mas não tão frequente e dinâmica quanto o day trade.

Já quem não tem nenhum tempo a dedicar, precisa se focar nas operações a longo prazo. Quanto mais seguras, melhor. Elas garantem ganhos estáveis e com pouco risco, ainda que você construa um patrimônio mais lentamente.

O day trade é voltado para quem tem bastante tempo no dia. É preciso se dedicar 100% ao mercado, observando as variações no gráfico e se mantendo pronto para agir na hora certa.

Entenda se quer rendimentos a curto ou longo prazo

Se você precisa de rendimentos rápidos, que não levem meses para serem alcançados, você já pode imaginar que seu lugar é no day e no swing trade. A liquidez dessas aplicações é ótima, ainda que exijam mais dedicação e tragam mais riscos.

Agora, se você não tem pressa e está em uma situação financeira confortável, preze pelo position trade. Mantenha sua posição segura, apenas observando o desempenho das empresas. Pode demorar um pouco, mas lá na frente você terá um patrimônio sólido.

Há possibilidades para todos, então basta avaliar suas particularidades, planejar-se e começar a investir. Day trade, swing trade e position trade são oportunidades para qualquer um obter rendimentos satisfatórios.

Quer saber mais sobre a atividade de trader profissional?

Fast Trade

A Fast Trade é uma plataforma diferenciada, que oferece diversos recursos para melhorar os resultados de traders de diferentes perfis e tempo de atuação. Com o uso do Fast Trade, é possível montar estudos, analisar gráficos e aprofundar-se com eficiência no cotidiano da Bolsa de Valores e em suas modificações constantes.

Veja alguns dos benefícios trazidos por essa plataforma:

  • simulador de investimentos;
  • estudos gráficos;
  • ferramentas de análises;
  • feed de dados mais utilizado no Brasil;
  • acompanhamento em tempo real;
  • tape reading;
  • cotações Internacionais (CFDs) e mais.

Agora que você já conhece alguns dos principais fatores presentes na vida de trader, pode entender melhor esse universo e melhorar o desempenho de seus negócios. Atuar no mercado financeiro exige dedicação, conhecimento e visão estratégica, sendo assim, é essencial se manter bem informado e atento.

Se quiser otimizar os resultados e aumentar seu repertório sobre o assunto, convidamos você a fazer o download da plataforma Fast Trade e começar a operar de forma rápida e segura.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.