Blog

Saúde Financeira

Como poupar dinheiro e construir seu patrimônio: entenda!

Por Marco Túlio Barbosa Pires
16 abril 2019 - 11:47 | Atualizado em 12 abril 2023 - 14:05

Dia sim, outro também, nos deparamos com um texto ou um vídeo explicando como investir. Isso é ótimo, pois precisamos mesmo adquirir a cultura do investimento e garantir nossa tranquilidade no futuro. No entanto, a pergunta que surge é: como poupar dinheiro?

O fato é que, independentemente de quanto você ganha, conseguir guardar é o resultado de uma conta de subtração, ou seja, receitas menos despesas. O importante, portanto, é que esse número seja sempre positivo e que você não gaste mais do que ganha.

Neste post, vamos mostrar como poupar dinheiro com algumas medidas bem práticas, abrindo o caminho para você conseguir construir um bom patrimônio. Acompanhe!

Tire uma radiografia da sua situação atual

É relativamente comum, nos conteúdos sobre finanças pessoais, fazer uma comparação entre a pessoa endividada e um doente. Quando nos sentimos mal fisicamente, procuramos o médico. O que ele faz? Examina o paciente e tenta fechar um diagnóstico do que ele tem, para só então prescrever o tratamento.

Com as nossas finanças, o procedimento deve ser exatamente o mesmo. Em primeiro lugar, precisamos ter clareza de quanto ganhamos de fato. Isso é o que cai na sua conta, o rendimento líquido, depois de todos os descontos.

Além disso, é necessário conhecer as despesas. É aí que a coisa costuma se complicar. Continuando com a analogia médica, você vai ter que fazer um exame em profundidade. Anote todas as suas despesas. Não se esqueça daqueles gastos pequenos, como o serviço de streaming de vídeos, o cafezinho diário, a manicure semanal e por aí vai.

Corte sem dó

Com um diagnóstico real da sua situação financeira, é hora de passar a caneta nos gastos. Isso não significa, porém, acabar com todos os prazeres da vida. Envolve, antes, olhar com racionalidade para os seus gastos.

A vida é um eterno embate entre curto prazo e longo prazo: como esse chocolate agora ou me seguro por mais dois meses para voltar a caber naquela calça que já não entra mais? Tem dias em que está tudo bem deixar o chocolate ganhar a batalha, mas, se fizermos isso sempre, o objetivo de caber na calça fica cada vez mais distante.

Assim, olhe para os seus gastos, priorize o que for mais importante para o seu bem-estar e risque o restante em nome da sua tranquilidade futura. Pense na fábula das formigas e da cigarra e lembre-se de que a cigarra passou frio e fome no inverno porque viveu só para o dia de hoje.

Envolva toda a família no planejamento financeiro

Não adianta você apertar o cinto, se seu cônjuge e seus filhos nem estão sabendo de nada e continuam gastando como se não houvesse amanhã. Quando temos uma família, as questões financeiras impactam todo mundo.

Assim, esse patrimônio que você quer construir também se reverterá em benefício para os demais membros da família. Portanto, eles precisam entender como estão as finanças e como cada um vai contribuir.

Pague-se primeiro

Como você planeja seu orçamento? Vamos imaginar que você tenha um salário de R$8 mil. A partir daí, você sabe que tem que pagar um tanto de financiamento do imóvel, mais um valor de condomínio, escola das crianças, transporte etc.

Esse dinheiro está “salvo”, certo? Você sabe que vai precisar dele e não pode gastá-lo. Faça a mesma coisa com o montante que vai ser destinado aos investimentos. Separe um valor para esse fim, como se ele fosse mais uma conta, e não deixe para aplicar aquilo que sobrar no fim do mês — se sobrar.

Assim, você está se pagando primeiro, ou seja, colocando a construção do seu patrimônio como uma prioridade na sua vida.

Com essas dicas práticas, você já sabe como poupar dinheiro e pode começar a se programar para realizar seus sonhos: fazer aquela viagem para o exterior, comprar um imóvel ou mesmo ter uma boa reserva para a sua aposentadoria.

Que tal receber o seu dossiê financeiro?

Com o seu CPF, consulte agora e sem burocracia sua reputação financeira.

Tenha acesso a todas as informações em único lugar! Com o Data Engine, nós acessamos várias fontes diferentes para você e não apenas SPC/Serasa. Consulte agora!

Gostou das sugestões? Aproveite para seguir nossa página no Facebook e acompanhar mais conteúdos como este!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.