Blog

Trader

Você sabe o que é scalper trader? Aprenda aqui como ser um!

Por Fernando Caliman Pissó
16 novembro 2018 - 16:00 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:52
O que vai agitar os mercados nesta quinta-feira?

Para quem trabalha com operações de curtíssimo prazo no mercado financeiro, o ideal é verificar diferentes estratégias e saber qual delas se encaixa melhor nos objetivos pretendidos. Assim ocorre com o scalper trader, um profissional que busca constantemente oportunidades de obter lucro em um breve intervalo de tempo.

Essa estratégia operacional tem como objetivo ganhar movimentos rápidos, curtos e sequenciais durante um dia de negociação. Na prática, o que acontece é que o profissional, para garantir sempre a melhor oferta, tende a comprar no bid e vender no ask.

Porém, o que é scalper trade? Como colocar essa ideia em prática? De que forma ela se concretiza? Como ganhar dinheiro com essa estratégia? É o que responderemos neste post. Acompanhe!

Quem é o scalper trader?

O scalper trader é um profissional que foca a análise do book de ações para definir as melhores oportunidades para ganhar dinheiro em curto prazo. É assim que ele determina quais são as melhores opções de compra e venda e executa as operações de comprado ou vendido.

As transações realizadas por esse profissional são chamadas de scalping. Essa estratégia de negociação é bastante popular no mercado Forex, pois abrange a abertura e a liquidação de ativos muito rapidamente. Geralmente, as posições ficam disponíveis entre um e cinco minutos — no entanto, quando houver muita volatilidade, podem ficar menos tempo que isso.

O que o scalper busca é minimizar seu risco ao máximo enquanto lucra o que for possível com o spread do momento. Isso acontece pela operação de entradas com elevadas chances de acerto. Para isso, é necessário fazer a leitura e a análise do fluxo de ordens, também denominada de tape reading.

Apesar disso, tenha em mente que o scalper tem pouco interesse em fundamentos sólidos. Ele prioriza as formações que apontam um bom trade e privilegia ativos de elevado volume financeiro.

Quais são os desafios enfrentados para ser um scalper trader de sucesso?

O principal desafio do scalper trader de sucesso é desenvolver a sagacidade necessária para analisar o livro de ofertas e identificar, com extrema velocidade, boas oportunidades de compra e venda no fluxo de ações.

Como em geral o tempo é bem curto, no período de apenas uma hora o scalper trader executa diversas operações e busca obter lucro a partir do spread bancário desses pequenos intervalos.

Outro ponto que também precisa ser tratado com estratégia é que os grandes players e bancos atuam com “robôs”, o que torna o nível de competição ainda mais acirrado. Isso porque os robôs são programados para realizar análises e executar ações com extrema rapidez, o que garante dinamismo na execução desse tipo de atividade.

De modo simples, podemos dizer que se trata de uma corrida contra o tempo que exige capacidade de análise dos cenários e, principalmente, controle emocional para tomar decisões importantes e conscientes rapidamente.

Quais são as vantagens de ser um scalper trader?

Mesmo diante dos desafios, a atuação de um scalper trader também apresenta vantagens, como as que apresentaremos a seguir.

Lucro mais rápido

Como você já sabe, no scalping os lucros são obtidos a partir de operações de curtíssimo prazo, assim, é possível obter bons retornos em apenas alguns minutos. Se por um lado isso é algo favorável, por outro representa um grande desafio para quem atua.

Em comparação com outro tipo de investimento de médio, longo e até curto prazo, essa opção pode ser atrativa em relação ao tempo de retorno, mas é sempre preciso alertar que para atuar como scalper trader é preciso ter visão de mercado, estratégia e controle emocional.

Riscos de perdas reduzidos

Um scalper trader de sucesso trabalha com controle total de riscos, por isso, eles acabam sendo minimizados no decorrer das operações. Como a atividade exige uma leitura rápida dos cenários e tomadas de decisão sob pressão, um erro de cálculo pode representar perdas significativas.

De forma geral, as projeções já contabilizam as possibilidades de perdas, sendo que durante as operações o scalper trader precisa analisar os acontecimentos e fazer os ajustes, caso seja necessário, para evitar prejuízos não previstos.

Boas oportunidades

Ao longo das operações de compra e venda presentes no day trade, é possível identificar várias boas oportunidades de negócios para quem atua com scalping. A partir de uma leitura estratégica do fluxo, o scalper trader consegue enxergar padrões de comportamentos que resultam em ganhos financeiros.

Quanto mais preparado, bem informado e experiente o scalper trader for, maiores serão as chances de bons negócios, assim como o controle de riscos.

Como fazer scalping?

Essa estratégia pode ser colocada em prática por investidores que buscam otimizar os ganhos em operações de curtíssimo prazo, ou seja, que duram apenas alguns minutos ou horas. Apesar de ser uma estratégia dentro do day trade, a diferença é que o scalper analisa os fluxos de compra e venda — e não os gráficos.

O processo acontece da seguinte maneira: o trader observa os books de ofertas de ativos e os comportamentos dos players. A partir disso, verifica se existe uma chance de operar compra e se há potencial de lucro por meio de uma valorização.

Todas essas atividades ocorrem muito rapidamente. Em apenas uma hora, o scalper trader consegue realizar dezenas de operações. O lucro é derivado de um spread curto. Por isso, o índice de acerto também deve ser elevado, entre 50% e 80%, preferencialmente. Um profissional experiente consegue ser eficiente entre 75% e 85% das vezes.

Para colocar essa estratégia em prática, primeiro é preciso escolher o ativo. Com isso delimitado, chega o momento de usar o tape reading para fazer uma análise do que acontece no mercado. As tendências são menos importantes nesse contexto. O que vale mais é a interpretação das movimentações.

Veja o seguinte exemplo para entender melhor como funciona o scalping. Considere que você abriu uma posição com 100 mil unidades e recebe cerca de U$ 10 a cada pip. Se fechar com o ganho de 3 pips, terá uma remuneração de U$ 30. Como essa operação acontece rapidamente e várias vezes por dia, o valor obtido é significativo. Se, nesse exemplo, você fizer 30 operações por dia, ganha U$ 900.

Como ganhar dinheiro em curto prazo com essa estratégia?

O scalping considera três fatores principais: liquidez do mercado, tempo e volatilidade. É preciso ficar atento a essas questões para garantir que o retorno seja o máximo possível. Nesse contexto, existem alguns riscos que exigem cuidado.

Um deles é a expectativa da análise do book de ofertas não se confirmar. Para reduzir essa incerteza, o ideal é ver os primeiros compradores da lista, pois eles compram e vendem grandes volumes de ativos. Assim, se os vendedores indicam que estão pouco dispostos a comercializar a preço baixo, há grande movimentação de compra.

Esse sinal indica que há grande chance de valorização no curto prazo, o que poderia render uma boa remuneração ao scalper trader. Além desse cuidado, é preciso seguir algumas recomendações para aumentar a possibilidade de sucesso das operações. São elas:

  • abra posições somente nos suportes e nas resistências, ou seja, nos pontos de entrada;
  • abra posições longas (buy) quando houver tendência de alta e curtas (sell) para os indicativos de baixa;
  • seja rápido para obter ganhos e declarar perdas, a fim de evitar grandes prejuízos;
  • analise que uma posição de curto prazo também pode ser uma boa oportunidade de médio período. Por isso, considere deixar algumas delas para aumentar o lucro.

De modo geral, a regra é fazer o manejo adequado do risco e definir os stops para evitar perdas significativas. Além disso, é necessário ter tempo para analisar o mercado, pois o índice de acerto deve ser elevado.

É assim que você obtém as vantagens de entender exatamente o que é o scalper trade. Uma delas, por exemplo, é ignorar a pontuação — já que sua preocupação é com as oportunidades de ganho rápido. Devido a essa característica, você fica menos suscetível a oscilações durante o pregão e tem a possibilidade de corrigir erros rapidamente.

Da mesma forma, você pode realizar até 70 operações durante o dia e consegue gerenciar sua exposição ao mercado financeiro, sendo possível encerrar os trabalhos até mesmo sem prejuízos.

É claro que alcançar esse nível de eficiência é complicado, especialmente porque o mercado sofre mudanças constantes. Ainda assim, a estratégia de scalping é uma excelente oportunidade para lucrar no mercado financeiro.

É sempre bom ressaltar a importância da experiência e estratégia de atuação adotada, tanto para potencializar os ganhos quanto para minimizar as possibilidades de perdas. No mercado, tudo pode mudar de uma hora para outra, sendo assim, é preciso também investir em autoconhecimento e controle emocional.

Diante das pressões do meio, se o scalper não souber lidar com a situação, as consequências podem ser ainda piores que os prejuízos iniciais. Portanto, o ideal é investir em conhecimento e informação não só sobre o trabalho desenvolvido, mas também sobre si mesmo.

Em suma, atuar como scalper trader depende do seu perfil e do que você busca no mercado. Essa é uma boa oportunidade para analisar o book de ofertas e encontrar o lado que oferece a maior chance de ganhos. Para isso, é preciso contar com uma boa plataforma de análise, que proporcione diferentes funcionalidades e uma visualização de dados precisa e em tempo real.

Fast Trade

A Fast Trade é uma plataforma diferenciada, que oferece diversos recursos para melhorar os resultados de traders de diferentes perfis e tempo de atuação. Com o uso do Fast Trade, é possível montar estudos, analisar gráficos e aprofundar-se com eficiência no cotidiano da Bolsa de Valores e em suas modificações constantes.

Veja alguns dos benefícios trazidos por essa plataforma:

  • simulador de investimentos;
  • estudos gráficos;
  • ferramentas de análises;
  • feed de dados mais utilizado no Brasil;
  • acompanhamento em tempo real;
  • tape reading;
  • cotações Internacionais (CFDs) e mais.

Agora que você já conhece alguns dos principais fatores presentes na vida de trader, pode entender melhor esse universo e melhorar o desempenho de seus negócios. Atuar no mercado financeiro exige dedicação, conhecimento e visão estratégica, sendo assim, é essencial se manter bem informado e atento.

Se quiser otimizar os resultados e aumentar seu repertório sobre o assunto, convidamos você a fazer o download da plataforma Fast Trade e começar a operar de forma rápida e segura.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o scalper trader, queremos saber a sua opinião. Deixe seu recado, sugestão ou dúvida, é um prazer receber o seu comentário!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.