Blog

Investimentos

Os principais padrões de candle e como aplicar no day trade

Por Rodrigo Santos
30 junho 2021 - 09:41 | Atualizado em 12 abril 2023 - 14:31
abertura nesta terça-feira 14 de setembro

O price action é uma metodologia usada pelos traders (operadores do mercado financeiro) para estudar e identificar o cenário em que um determinado ativo se encontra. Para utilizar essa técnica adequadamente, é preciso entender um conjunto de conceitos, como os padrões de candle.

Também conhecido como padrões candlestick, os padrões de candle, tratam-se de uma representação gráfica do comportamento dos preços em um determinado período de tempo, que pode ser de 1 a 60 minutos, diário, semanal ou mensal.

Quem opera com day trade, que é o ato de comprar e vender ativos em menos de 24 horas, encontrará diferentes tipos e sequências de candles (velas) na análise gráfica, sendo fundamental que os traders saibam como interpretá-las. Continue lendo este artigo para saber quais são os padrões e como utilizar os padrões de candle adequadamente!

Quais são os padrões de candle e como utilizá-los?

Os diferentes padrões variam conforme o tamanho do corpo da vela, que representa as aberturas e os fechamentos de preços e seus pavios, que são os valores mínimos e máximos dos ativos. As velas de alta, geralmente, são manifestadas pela cor verde ou azul, enquanto as de baixa são vermelhas. Nos tópicos seguintes, explicamos como funcionam os principais deles.

Barra de elefante

Chamado de elephant bar ou morubozu, ele é representado por uma barra mais longa que as demais e sem pavio, por isso, ele se destacará em um gráfico. Esse tipo ainda se divide em duas categorias: a vela de ignição e a de exaustão.

No primeiro caso, a barra de elefante sinaliza o começo de um movimento forte — que pode ser de compra ou de venda. Já na vela de exaustão, o morubozu surge no meio de uma tendência e expõe a sua exaustão.

Martelo

O martelo (ou hammer) é um dos principais padrões que demonstram a reversão de uma tendência, que é um acontecimento mais desejado pelo trader. Sua existência mostra que ocorreu a exaustão de um movimento e que uma reversão está se iniciando.

Existem dois tipos de martelos: comum e invertido. O comum surge na reversão de uma linha de altas e é representado por um corpo pequeno no topo e um longo pavio na sua parte inferior.

Quanto ao invertido, o corpo fica no fundo do candle e há um pavio longo na sua parte superior. Ele aparecerá quando uma sequência de baixas for revertida.

Engolfo

Quando há uma tendência de mercado, o engolfo aparecerá cobrindo toda a vela anterior (será maior), por isso, também se trata de mais um padrão de reversão, seja de venda, seja de compra.

O engolfo pode ser de alta (bullish engulfing) ou de baixa (bearish engulfing). O primeiro acontece depois de uma linha de altas e ele é identificado ao encontrar um candle negativo do mesmo tamanho ou maior que a vela anterior.

Por sua vez, o engolfo de baixa surgirá após uma tendência de baixa, sinalizando uma recuperação do ativo. Por exemplo, depois de uma vela negativa, aparecerá uma positiva de tamanho próximo ou mais extensa.

Doji

Candles doji representam uma indecisão dos players, podendo ser usados para desconfigurar uma tendência ou zerar uma operação. Quando está presente, tanto as operações de compra quanto as de venda estão fortes no momento.

Ele é caracterizado por uma vela com ambos os pavios (tanto para cima quanto para baixo) do mesmo tamanho, ou seja, os preços de fechamento e de abertura foram praticamente idênticos. Há quatro tipos de dojis que podem ser encontrados:

  • estrela ou padrão doji: os dois pavios são curtos. Ele apresenta uma indecisão muito grande de mercado ou descompromisso dos traders;
  • doji com corpo longo: ambos os pavios são longos, anunciando que o preço diminuiu e aumentou (ou vice-versa) drasticamente;
  • lápide doji: há um longo pavio superior no corpo do candle. Ele se manifesta quando a abertura e o fechamento da vela ocorrem no limite inferior do ativo;
  • libélula doji: tem um pavio extenso na parte interior e surge quando o fechamento e a abertura da vela acontecem no limite superior.

Kicking

Kicking significa chute de alta e trata-se de um espaço entre os candles de queda e alta, especificamente quando um morubozu (barra de elefante) de alta aparece depois de outro de queda.

Sua existência atesta uma grande força compradora atuando sobre o mercado. Por essa razão, há uma probabilidade maior de que a tendência de alta perdure.

Lembre-se de que, para que esse padrão seja identificado, os pavios não podem estar presentes nas elephant bars. Caso eles existam, deverão ser bastante curtos.

Bebê abandonado

É representado por um candle em formato de cruz ou sinal de adição entre duas velas: uma de queda e outra de alta. O bebê abandonado ou abandoned baby mostra igualdade entre as forças de venda e de compra de um ativo. Existem dois tipos desse padrão:

  • de alta: ele se localiza abaixo dos outros dois candles e confirma a persistência da pressão vendedora sobre um ativo;
  • de baixa: está acima de dois candles e mostra um equilíbrio das forças.

Esse padrão pode ser mais difícil de ser encontrado em relação aos outros explicados, mas a confiabilidade do bebê abandonado de alta é bastante elevada.

Three Outside Up

Three Outside Up pode ser traduzido como “três por fora” e ocorre quando três candles têm o seguinte comportamento:

  • o primeiro é de queda e mostra uma tendência;
  • o segundo apresenta sinais de uma possível reversão;
  • o terceiro evidencia o fim da tendência de queda e o início de uma de alta.

Ressalta-se que, quanto maior for essa última vela, mais elevada será a possibilidade de que um movimento de alta comece.

Linha de perfuração

Também denominado de piercing line, ele é visualizado quando uma vela de alta é fechada acima da metade de uma vela anterior, que era de baixa.

Quanto maior o gap (diferença) da abertura do segundo dia — fazendo o segundo candle invadir muito o corpo da vela anterior —, mais elevada será a intensidade da linha de perfuração, indicando uma forte tendência de reversão.

Caso o fechamento não ultrapasse claramente metade do corpo da vela anterior, é melhor analisar o terceiro dia antes de elaborar sua estratégia, garantindo mais segurança às suas decisões.

Percebe-se que fazer uma análise gráfica e aplicar o price action não é uma tarefa simples, pois é necessário conhecer os padrões de candle e saber como identificá-los. Entretanto, conhecer esses padrões é fundamental para qualquer trader que deseja saber como encontrar as tendências de mercado.

Quer se aprofundar mais no estudo de gráficos, ter um sistema gráfico completo, utilizar ferramentas de análises, acompanhar o mercado em tempo real, simular investimentos e muito mais? Teste tudo isso gratuitamente com a nossa plataforma Fast Trade!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.