Blog

Trader

O que é value investing? Tire as suas principais dúvidas sobre o tema!

Por Rodrigo Santos
02 abril 2019 - 12:14 | Atualizado em 12 abril 2023 - 14:04
conheça a plataforma de negociação fast trade
conheça a plataforma de negociação fast trade

Há diversas formas de atuar no mercado, sempre com estratégias bem fundamentadas e com base em estudos e observações. Uma dessas linhas de investimento é o value investing, muito utilizada e com bases sólidas inspiradas na análise fundamentalista. Por mais que seja popular, ela ainda gera muitas dúvidas.

Um trader que se preze precisa estar sempre bem informado de todas as possibilidades de operação. Por isso, conhecer a fundo o conceito de value investing é importante para saber o que esperar e como ele funciona.

Neste post você confere mais detalhes dessa estratégia e entende tudo que é necessário antes de adotá-la. Confira!

Entenda o que é e como funciona o value investing

Os diferentes movimentos e momentos do mercado têm impacto direto no preço dos ativos. Fatores externos relacionados às empresas influenciam a oferta e a procura, o que pode fazer com que ações de grandes companhias se apresentem mais baratas. Essa desvalorização momentânea é comum, mas deve ser analisada a fundo.

A estratégia de value investing acontece da seguinte forma: o investidor avalia no mercado quais ativos têm alto valor, mas no momento estão em baixa. Ele adquire essas ações, confiando na capacidade que elas têm de, futuramente, proporcionar rendimentos interessantes.

Nessa análise, os investidores avaliam, além da capacidade que a empresa tem, outros fatores como os indicadores relacionados ao ativo e a perspectiva futura. Se ele entende que aquela ação tem tudo para crescer, esse é um sinal de que vale investir. Assim, os preços subirão e ele obterá uma valorização futura.

As oscilações do mercado resultam em quedas de preço de forma recorrente, o que afeta até mesmo os ativos mais sólidos. Cabe ao investidor estar sempre de olho nesses movimentos, para, então, detectar quando é a hora de adquirir uma ação com boa perspectiva.

Conheça melhor as bases do value investing

A estratégia de value investing tem algumas bases conceituais que ajudam o trader a analisar as melhores oportunidades do mercado. Elas ajudam a entender o valor de cada ação e então avaliar se ela realmente tem uma boa perspectiva. Conheça as principais a seguir!

A oportunidade diante da volatilidade

A volatilidade faz parte do ato de investir. Traders estão sempre muito preocupados com a variação dos preços e, por mais que pareça óbvio, alguns não entendem que é justamente isso que traz os ganhos. O value investing depende diretamente dessa maior instabilidade que possibilita uma queda de um preço geralmente mais alto.

Ao colocar essa estratégia em prática, o trader está visualizando uma oportunidade dentro de um cenário de volatilidade. Mais precisamente, é no momento de baixa que surge a possibilidade de investir com base nessa tática. Ao detectar a chance, uma análise mais profunda é, naturalmente, necessária.

A diferença entre valor e preço

O preço é quanto a ação custa no mercado naquele momento, o valor é o que ela realmente significa, ou seja, o que é obtido quando esse ativo é comprado.

Por questões de mercado, ações de grandes empresas podem estar com um preço baixo. No entanto, a solidez da companhia, os indicadores e as perspectivas mostram que há muito valor nessa ação.

Ao praticar o value investing, o trader precisa sempre olhar o valor em comparação com o preço. As melhores oportunidades, reforçando a proposta dessa estratégia, mostram-se quando ativos de grande valor, de empresas sólidas e relevantes, estão com preços mais baixos do que o normal. Isso é muito comum no mercado.

Veja por que o value investing é uma estratégia relevante

O efeito manada é um comportamento muito comum no mercado financeiro. Ele, inclusive, é responsável por muitas das maiores bolhas especulativas da história, fazendo com que milhões de pessoas perdessem muito dinheiro. O value investing se torna muito relevante justamente por ser contra esse tipo de comportamento.

Geralmente, ações com baixo valor não são vistas como interessante pela maioria dos investidores. No entanto, esse é um comportamento que gera uma onda de ações similares, em que investidores seguem uns aos outros abrindo mão de uma análise mais crítica. O value investing é justamente o contrário disso.

Ainda que o preço do ativo esteja baixo, uma análise mais profunda ajuda a entender se a ação tem boa perspectiva futura. Isso garante que traders façam diferente do mercado, adquirindo ativos que futuramente trarão ótimas margens de rendimento.

Saiba quais podem ser as desvantagens

Assim como qualquer outra estratégia de atuação, o value investing tem seus riscos que precisam ser devidamente avaliados. Essas desvantagens se concretizam para todos, o que faz ser importante uma análise mais pessoal para cada investidor. Conheça as principais delas a seguir!

Falta de uma visão clara sobre o futuro

Especialmente no Brasil, traçar perspectivas para o futuro é uma difícil missão. O país vive em instabilidade da economia há algum tempo, e isso tem impacto direto nas empresas. Assim, por mais que a análise seja feita diante de bases sólidas, tudo pode mudar a qualquer momento, atrapalhando a estratégia definida pelo trader.

Limitação a longo prazo

O value investing é uma estratégia que só é direcionada para ações a longo prazo, uma vez que ela conta com a valorização dos ativos. Essa é uma limitação que faz com que a compra de ativos com baixo valor só seja importante em uma perspectiva futura. Sendo assim, essa atuação só renderá bons frutos mais à frente.

Conheça as vantagens do value investing

O value investing é uma estratégia que tem vantagens destacadas e fazem dela uma das mais interessantes. Entenda melhor o que cada uma delas proporciona ao trader e como elas tornam essa linha de atuação tão interessante.

Bons descontos em ativos de grandes empresas

É quase como pechinchar, algo tão comum e que se procura fazer ao buscar um serviço ou produto. No value investing, o trader tem a certeza de que está comprando um ativo de grande valor, só que por um preço muito menor do que ele realmente teria. Esse desconto faz ainda mais sentido quando, no futuro, há o rendimento da ação.

Possibilidades de ganhos realmente altos

Os ganhos obtidos por meio do value investing podem ser realmente mais altos do que na operação de trading comum. Isso tem um motivo claro: são ações de grandes empresas com ótima perspectiva futura, ou seja, têm um grande valor. Por mais que o preço seja baixo na aquisição, futuramente ela pode render muito.

Conhecer diferentes linhas de atuação no mercado é importante para aproveitar todas as possibilidades que os investimentos oferecem. O value investing é muito relevante e pode proporcionar excelentes oportunidades!

Faça o download e conheça a plataforma Fast Trade. Treine, opere e atinja seus objetivos!

O Fast Trade é um dos principais terminais de negociação de ações e futuros no mercado brasileiro. A plataforma foi desenhada para ser uma ferramenta click-trading com agilidade e performance na execução dos negócios.

Nela, você pode testar sua performance com nosso simulador em tempo real. Todos os dias, receba o valor de R$100.000,00 para validar suas estratégias.

Vamos começar? Clique aqui!

Quer mais dicas e conteúdos como este? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas postagens sobre investimentos!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.