Política

Wizard pede apoio a Queiroga para viabilizar a compra de vacinas pelo setor privado

Por Fast Trade
26 março 2021 - 16:32 | Atualizado em 26 março 2021 - 18:16

O empresário Carlos Wizard se reuniu com o ministro da Saúde Marcelo Queiroga para solicitar medidas que possam viabilizar a compra de vacinas pelo setor privado.

Isto porque, no início de março, o Congresso autorizou as empresas a adquirirem os medicamentos estabelecendo diversas condições.

Em primeiro lugar, enquanto durar a vacinação dos grupos prioritários, as companhias teriam que doar integralmente as quantidades compradas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Passada essa fase, o setor privado seria obrigado a doar metade de todas as vacinas que fossem adquiridas.

No entanto, essas regras desagradaram aos empresários, que se manifestaram contrários a esta proposta, alegando que seria um custo inviável para as organizações.

Índice e Mini índice: Desvendando os contratos futuros

Visando articular uma solução boa para todos os lados, Wizard se encontrou com o ministro em uma reunião fora da agenda oficial. Ao Estadão, o ex-dono da rede de idiomas disse que foi pedir apoio para que o setor privado não precise doar todo o volume de vacinas ao SUS.

“Queiroga disse que vai fazer qualquer empenho, esforço e articulação necessários para conseguir o amparo jurídico que o setor precisa” – Explicou o empresário.

Wizard faz parte de um consórcio de empresas interessadas em comprar mais de 10 milhões de doses, cuja proposta é doar metade à rede pública. Além disso, ele iniciou um abaixo-assinado para solicitando aval para que as compras sejam realizadas fora do SUS.

Justiça Federal decide em favor da iniciativa privada

Na véspera, a Justiça Federal do Distrito Federal concedeu uma liminar para permitir que todas as vacinas adquiridas pela iniciativa privada fiquem em poder desta, ainda que os grupos prioritários estejam em fase de imunização.

Apesar de essa decisão apresentar um caráter provisório, a medida sinaliza que a situação pode ganhar novo rumo junto às autoridades públicas.

Nesse sentido, Wizard comentou que se reuniu também com os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. Da mesma forma, ele teve audiências com os ministros Paulo Guedes, Tarcísio Freitas e Damares Alves.

Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Assim como Queiroga, o empresário disse que Guedes se mostrou 100% favorável à reinvindicação, oferecendo apoio pelas mudanças nos atuais termos. Além dele, Lira e Pacheco também teriam compreendido que uma lei obrigando a entrega de vacinas ao SUS não beneficia ninguém.

Acima de tudo, ele destacou que o consórcio de empresas já abriu negociação para adquirir as vacinas, porém, não revelou as marcas que estão no certame.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Wizard pede apoio a Queiroga para viabilizar a compra de vacinas pelo setor privado

Leia também:

Time is Politics – Vacinação e auxílio pressionarão governo e Congresso, diz pesquisa

CPFL Energia reporta lucro no 4º trimestre de 2020 e propõe distribuição de dividendos

RENT3: Localiza distribuirá R$63,7 milhões em JCP; R$0,084795911 por ação


Sobre o autor