Agronegócio

Vendas de etanol disparam em março totalizando 2,4 bilhões de litros

Por Fast Trade
13 abril 2021 - 16:31 | Atualizado em 13 abril 2021 - 21:13
Campo-de-milho-pib-do-agronegócio
Alimento foto criado por aleksandarlittlewolf – br.freepik.com.

As vendas de etanol realizadas pelas usinas dispararam em março, apesar do consumo de combustível ter recuado devido ao agravamento da pandemia.

No período, foram comercializados 2,412 bilhões de litros do produto, o que representa mais do que o dobro registrado no mesmo mês de 2020. Segundo informações da União das Indústrias de Cana de Açúcar (Unica), apenas o mercado interno absorveu 2,249 bilhões de litros do combustível.

Tanto para abastecimento direto nos tanques dos veículos, quanto para servir como mistura para a gasolina, a demanda por etanol cresceu em comparação a fevereiro.

Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Isto porque, os consumidores substituíram a gasolina pelo biocombustível, levando em consideração o diferencial de preços entre os dois produtos.

Desse modo, as vendas internas do produto hidratado, subiram 2,1 vezes na comparação anual, para 1,479 bilhão de litros. Ao mesmo tempo, o etanol do tipo anidro também registrou maior saída, alcançando 770,6 milhões de litros mensal.

No que tange às exportações, o mercado de etanol continuou aquecido, contabilizando vendas de 162,357 milhões de litros, superando, com folga, os 29,378 milhões registrados em março do ano passado.

Safra 2020/21 e a competitividade do etanol nos estados brasileiros

Tomando como base a safra 2020/21, as vendas de etanol sofreram uma contração de 4%, devido aos impactos da pandemia na locomoção das pessoas. Ao todo, a comercialização do combustível totalizou 30,791 bilhões de litros, um volume próximo aos níveis da safra 2018/19.

Nesse sentido, as vendas no mercado externo avançaram 40,88%, para 2,7 bilhões de litros, enquanto as vendas para o mercado doméstico declinaram 10,44%, para 28,10 bilhões de litros.

Os movimentos acompanharam a demanda e o contexto macroeconômico, visto que, em um cenário de lockdowns e quarentenas, a tendência é reduzir o consumo energético.

Guia completo para obter sucesso nas operações de Day Trade

Em contrapartida, os preços do etanol hidratado passaram a ser mais competitivos em relação à gasolina em alguns estados. Nos postos de Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e Goiás, o custo médio do combustível caiu, favorecendo os consumidores.

O fato ajudou a impulsionar as vendas locais, tendo em vista que os aumentos consecutivos nas cotações do petróleo encareceram os derivados, tornando esta alternativa mais viável financeiramente.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Vendas de etanol disparam em março totalizando 2,4 bilhões de litros

Leia também:

Ibovespa opera em alta seguindo NY, apesar da volatilidade implícita neste pregão

Dólar assume viés de queda com inflação nos EUA e ajuste técnico

Pacheco não deve colocar em pauta impeachment de ministros do STF


Sobre o autor