EconomiaHome

Vendas de combustível crescem 5,7% em fevereiro

Por Eloiza Amaral
04 abril 2019 - 14:14

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou nesta quinta feira (4), que as vendas de combustíveis aumentaram 5,7% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês em 2018, e fechou o bimestre com uma alta acumulada de 4,8%, totalizando 10,8 bilhões de litros. Os avanços foram puxados pelo diesel e o etanol.

Manual do Imposto de Renda para Investidores

O diesel, que geralmente é bastante utilizado no agronegócio e na indústria, contabilizou crescimento de 6,2% em fevereiro, com 4,4 bilhões de litros. A alta acumulada também foi de 6,2%.

A gasolina mantém a queda que teve início em 2018, o que ocorre em decorrência da variação de preços bastante frequente, e a perda de competitividade para o etanol. Com isso, registrou queda de 5,6% em fevereiro para 3 bilhões de litros, e retração de 6,7% no bimestre.

Sobre as vendas de etanol hidratado, houve um avanço de 39,2% em fevereiro, para 1,7 bilhão de litros e acúmulo de expansão de 37%.

O consumo de gás liquefeito de petróleo (GLP), comumente vinculado ao consumo familiar, e alguns casos ao comércio e a indústria subiu 0,3% em fevereiro. No entanto, no bimestre, a queda foi de 0,7%.

E-book: Guia completo e definitivo da Previdência Privada

Os destaques positivos vão para as vendas de querosene de aviação (QAV), que subiram 5,2%, sinalizando o movimento de reaquecimento do mercado doméstico de aviação registrado em 2018. Entre janeiro e fevereiro, o consumo teve expansão de 4,5%.


Sobre o autor