EmpresasHome

Vale (VALE3) – Barragens interditadas

Por Eduardo Guimarães
03 abril 2019 - 11:19
Vale

A Agência Nacional de Mineração (ANM) anunciou na noite de terça-feira (2) a interdição de 56 barragens de resíduos utilizadas por empresas mineradoras por problemas de documentação e estabilidade. A maioria delas (36) fica em Minas Gerais.

CCJ pode mudar regra na PEC; reforma tributária; Petrobras lucra mais em 2018 e outros destaques

Após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), a ANM determinou um prazo de 30 dias para o encaminhamento das informações sobre as barragens do tipo a montante, com as mesmas características da tragédia no Córrego do Feijão, em 25 de janeiro.

E Eu Com Isso?

A notícia é negativa para a Vale (VALE3), pois o aumento da regulação das suas atividades de mineração irá afetar a sua capacidade de produção de minério de ferro.

Por outro lado, a alta dos preços dos preços do minério de ferro deverá trazer impacto positivo para as ações (VALE3) no curtíssimo prazo. Uma redução na oferta do minério de ferro, uma vez que a Vale responde por 30 por cento da produção mundial, ocasiona aumento nos preços de minério de ferro, que acumula alta de 14 por cento na semana e quase 30 por cento em 2019.

Acreditamos que o principal impacto para a Vale (e do setor de mineração como um todo) do rompimento da barragem em Brumadinho é o aumento da regulação nas operações de mineração, com um controle mais rígido e acompanhamento das barragens de maneira a evitar tragédias civis e ambientais.

Manual do Imposto de Renda para Investidores

Como já dissemos muitas vezes, o nível de risco percebido nas operações da Vale aumentou e a empresa não divulgou projeções (guidance) sobre a produção de minério de ferro, pois ainda não tem visibilidade sobre as restrições na sua capacidade de produção.

A partir de agora, a responsabilidade sobre a segurança da operação das barragens passa para a agência reguladora, que deverá controlar as empresas de mineração.

Além dos enormes prejuízos do rompimento da barragem em Brumadinho para a Vale, a empresa poderá sofrer elevação de custos na extração do minério de ferro e maiores gastos com segurança e controle. No longo prazo, o impacto poderá ser positivo para a empresa com aumento de eficiência na produção, mas no médio prazo permanecem o risco de imagem da companhia e os impactos financeiros (ex: suspensão de pagamento de dividendos).

E-book: Guia completo e definitivo da Previdência Privada


Sobre o autor