
Hoje, o UBS BB lançou relatório avaliando as recentes investidas da Petrobras (PETR3; PETR4) na frente ESG, que agrega as iniciativas ambientais, sociais e de governança corporativa. O documento foi motivado pelo anúncio da petrolífera da criação de um parque eólico offshore na Bacia de Campos em conjunto com a Equinor, norueguesa.
De acordo com os analistas, está focada em diminuir as emissões de carbono, mas ainda de maneira tímida. Os investimentos em energia renovável, por exemplo, são pequenos, dessa forma a estatal continua sendo uma empresa de petróleo.
+ Notícias e indicadores: saiba como impactam nas operações de Day Trade!
No entanto, mesmo com poucas medidas, a petrolífera consegue enxergar alguns resultados. Em comparação com 2019, a companhia conseguiu diminuir a emissão de gases do efeito estufa (GEE) em 48% na extração de cada barril de petróleo. Parte do petróleo do pré-sal é mais “limpo” do que a média, por isso o recuo.
“O foco declarado da Petrobras em temas ambientais (além de evitar acidentes) é tornar-se competitiva não apenas pelo lado econômico, mas também em termos de intensidade de carbono”, disseram os analistas.
“De acordo com seu plano estratégico, a Petrobras já está posicionada nas melhores posições quando o assunto é [menor] emissão de carbono na cadeia de petróleo e gás, reflexo de seus investimentos no pré-sal”, explicam.
Remoção de carbono e governança
A petrolífera desenvolve cada vez mais a aplicação da tecnologia de remoção de carbono e armazenamento em estruturas geológicas. Foram 30 milhões de toneladas removidas da atmosfera de CO2 entre 2008 e 2021 e até 2025 a companhia espera remover 40 milhões.
+ Guia de A a Z de como se tornar um trader!
“Há algum tempo, vários mecanismos de governança foram implementados, a fim de proteger os interesses das minorias e limitar potenciais interferências externas”, disseram os analistas sobre o aspecto social e de governança da Petrobras. O banco destaca, ademais, que a companhia deve atingir o equilíbrio entre a contribuição social e a contribuição com a sociedade.
Nossa classificação de compra pressupõe a continuidade da política e estratégia de precificação de combustíveis da empresa. Mas, para uma empresa que viu 40 CEOs em 68 anos, a ’continuidade’ pode continuar sendo um ponto de atenção”, dizem, por fim. O preço-alvo das ações da petrolífera pelo UBS BB é de R$ 45 para as PN e as ON.
Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram!
UBS BB analisa iniciativas na frente ESG da Petrobras e recomenda preço-alvo de R$ 45
Leia também: