Economia

UBS aumenta de 6,5% para 8% a estimativa para a taxa Selic em 2021

Por Fast Trade
02 agosto 2021 - 16:58 | Atualizado em 02 agosto 2021 - 18:37

O banco UBS aumentou de 6,5% para 8% a sua estimativa para a taxa Selic em 2021, acreditando na influência das pressões inflacionárias na economia.

Além disso, a instituição prevê que os juros ficarão acima do nível considerado neutro, em virtude do forte crescimento da atividade local.

No relatório enviado a clientes, os analistas do UBS, Alexandre Azara e Fábio Ramos, enfatizaram que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve elevar a Selic em 1%, para 5,25% ao ano.

+ Guia completo de investimentos em multimercados

Em seguida, nas próximas reuniões da instituição seriam efetuados mais dois aumentos de 1%, sendo que, o último, seria de apenas 0,75%.

Neste momento, o UBS está revisando para cima as projeções para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), apesar de o Banco Central manter estimativas abaixo do mercado. De acordo com o relatório trimestral de inflação (RTI), a instituição prevê um crescimento de apenas 4,6% da economia do país.

No entanto, o mercado financeiro aposta em uma expansão de 5,30% ao final deste ano, conforme mostrou a Pesquisa Focus divulgada na manhã de hoje.

Análise do Banco Central sobre a atual conjuntura

Na visão dos analistas, a justificativa do BC para prever um crescimento menor está ligada à possível revisão sazonal de fatores que levariam à uma redução drástica no PIB do primeiro trimestre.

Em contrapartida, os dados divulgados pelo IBGE indicam que a economia brasileira avançou 1,2% no primeiro trimestre, em comparação ao imediatamente anterior. Ao mesmo tempo, eles acreditam que se o BC optar por aumentar a Selic em apenas 0,75% esta semana, sua postura pode ser vista como “dovish”.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

“Em nossa visão, esse não é um risco que a gente acha que o Banco Central quer ter. Por isso, acreditamos que ele deve aumentar a velocidade e o tamanho dos ajustes” – comentaram os especialistas do UBS.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

UBS aumenta de 6,5% para 8% a estimativa para a taxa Selic em 2021

Leia também:

A estreia dos Fiagros na B3 promete impulsionar o agronegócio brasileiro

PMI da indústria brasileira avança em julho com o maior patamar em 5 anos

Bolsa brasileira avança em dia de recuperação impulsionada pelo exterior; dólar cai


Sobre o autor