Tecnologia

Transformação digital será um fator decisivo para seguradoras – avalia Fitch

Por Fast Trade
07 abril 2021 - 16:03 | Atualizado em 07 abril 2021 - 21:17

A transformação digital será um pré-requisito decisivo para uma companhia ser bem-sucedida no mercado de seguros da América Latina, segundo a avaliação da Fitch.

Nesse sentido, o fortalecimento das operações digitais será uma tendência em quase todos os segmentos, demando investimentos pesados em infraestrutura e tecnologias inovadoras.

Na visão da agência de classificação de risco, o cenário atual “apresenta-se como uma oportunidade para as seguradoras digitais”, pois será um dos fatores que vão direcionar os ratings das instituições financeiras no médio e longo prazo.

Além disso, a Fitch destacou que a pandemia acelerou o processo de digitalização, tornando a demanda remota de produtos e serviços maior do que a presencial. Dentro deste ecossistema, as empresas estão inovando as regras de negócio para competir nas plataformas digitais.

Guia completo para obter sucesso nas operações de Day Trade

Desse modo, até mesmo as seguradoras que já estão consolidadas terão que se adequar às novas necessidades dos consumidores.

Ao mesmo tempo, as grandes companhias enfrentam o risco de que as novas insurtechs e outros participantes assumam a liderança nos próximos anos devido ao uso de modelos construídos com tecnologias mais ágeis e com menores custos de manutenção.

A Fitch encara essa transformação como “urgente”, pois a concorrência na indústria de seguros veio para elevar o nível da disputa. “Os novos entrantes vão oferecer soluções de ponta, mas o ritmo da inovação continuará determinado pelos participantes tradicionais” – enfatizou a agência.

Avanço na indústria dos seguros vem acontecendo em todas as frentes

Na indústria dos seguros nacional, a transformação digital vem ocorrendo em todas as frentes, sobretudo, na ponta das vendas, o que representa uma tendência que ganhou força na pandemia.

Isto porque, surgiu uma grande necessidade de distribuição de produtos através do meio digital, sobretudo, devido às políticas de restrição. Da mesma forma, os consumidores passaram a demandar serviços disponíveis on-line, assim como a maior transparência nos preços praticados.

Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Nas estimativas da Fitch, os produtos de seguros serão padronizados e disponibilizados primeiramente nos canais digitais, enquanto os agentes comerciais vão focar em soluções mais complexas e que envolvem a dinâmica de cobertura.

Acima de tudo, a agência de classificação espera que o uso cada vez maior de dados pelas seguradoras acelere a integração de recursos como big data e inteligência artificial.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Transformação digital será um fator decisivo para seguradoras – avalia Fitch

Leia também:

Smiles (SMLS3) vai pagar R$500 milhões em dividendos intermediários

Demanda por bens industriais diminuiu 1,2% entre janeiro e fevereiro 

PMI de serviços do Brasil caiu a 44,1 em março com demanda afetada pela pandemia


Sobre o autor