EmpresasHome

Tim e Telefônica pretendem negociar a aquisição da rede móvel da Oi

Por Bruna Santos
11 março 2020 - 12:54
OIBR3; OIBR4

As operadoras Tim (TIMP3) e Telefônica (VIVT3) pretendem negociar em conjunto a aquisição das operações de telefonia móvel da Oi (OIBR3).

A informação foi divulgada ontem à noite, contudo, ainda depende de autorização dos órgãos competentes como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Conselho Administrativo de Desenvolvimento Econômico (Cade).

Caso o negócio seja autorizado, o setor de telefonia móvel no Brasil ficará concentrado em apenas três grandes operadoras: Tim, Vivo e Claro.

Segundo o planejamento estratégico da Oi, sua intenção é sair do setor de telefonia móvel para se dedicar aos serviços de banda larga fixa, TV por assinatura e telefonia fixa.

Em contato com o Bank of America Merrill Lynch, a instituição que assessora financeiramente o grupo Oi, as operadoras informaram o interesse em iniciar as negociações, sendo que, cada empresa ficará com uma parcela da aquisição.

No comunicado emitido pela Tim e pela Telefônica, as companhias alegaram que a transação apresenta grande potencial de gerar valor aos acionistas e clientes, bem como aprimorar a eficiência operacional e melhorar a qualidade dos serviços.

Leonardo Euler, presidente da Anatel, afirmou que o órgão analisará com muito cuidado a proposta realizada pelas operadoras, tendo em vista a possível redução da concorrência no mercado.

“Quando tiverem uma oferta firme, as empresas vão precisar de uma anuência prévia da Anatel. Também daremos subsídios ao Cade para avaliar a situação” – explicou o executivo.

Ele também ressaltou que “não existe um número de ouro” em relação ao número de empresas que concorrem no setor de telefonia móvel, pois competir é caro e depende de outras variáveis intervenientes.

Porém, conforme explicou Euler, uma das principais preocupações da Agência é garantir que não haja expectativa de duopólio no médio e longo prazo, considerando o potencial lesivo para o consumidor.


Sobre o autor