Tecnologia

Tecnologia será a base da renovação no mercado de câmbio brasileiro

Por Fast Trade
14 julho 2021 - 17:04 | Atualizado em 14 julho 2021 - 18:13

Os avanços tecnológicos serão a base da renovação das transações do mercado de câmbio brasileiro, sobretudo, com as mudanças regulatórias e a chegada das fintechs.

Frente à possível aprovação do projeto de lei cambial e o lançamento do open banking, é provável o surgimento de um campo fértil para inovações. Além disso, o aumento da competição e a diversificação de produtos tendem a melhorar o ambiente de negócios.

Nesse sentido, o Banco Central realizou, durante o mês de janeiro, uma consulta pública que prevê o estabelecimento de novas regras de modernização do segmento cambial.

+ Relatório Especial: Como investir em Fundos Imobiliários!

Acima de tudo, as propostas elaboradas pelos especialistas objetivam aprimorar a regulamentação do câmbio, tendo em vista os modelos utilizados nas transações de pagamentos e transferências internacionais.

Mais importante, a proposta do BC envolveu mudanças nos seguintes aspectos: a solicitação de licença para as entidades de pagamento atuarem no mercado de câmbio; a possibilidade de abertura de contas de pagamento pré-pagas em moeda nacional para residentes no exterior; criação de uma plataforma eletrônica para tratar serviços de pagamentos ou transferências internacionais, o eFX.

Papel do Banco Central como catalisador das inovações

De acordo com Kelly Massaro, a presidente-executiva da Associação Brasileira de Câmbio (Abracam), o BC tem um papel central como catalisador das inovações.

Desse modo, a instituição tem se movimentado com várias ações para melhorar estimular o avanço tecnológico, ao mesmo tempo em que mantém os controles com a rigidez necessária.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

A executiva acredita que o BC manterá normas mais pesadas para conseguir lidar com operações mais complexas e que apresentam maiores chances de erro ou fraude. “As fintechs terão de se instalar dentro de ambientes com estruturas bem robustas” – afirmou Massaro.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Tecnologia será a base da renovação no mercado de câmbio brasileiro

Leia também:

Santander avança no setor de carros por assinatura com aquisição da Solution4Fleet

Raízen define faixa de preço e pode levantar R$10,5 bilhões com IPO

Bolsa brasileira avança antes do discurso de Powell; dólar tem sessão de queda


Sobre o autor