Ações

Suzano e Klabin terão desempenho acima da média do mercado, dizem os analistas

Por Fast Trade
27 janeiro 2022 - 16:15 | Atualizado em 27 janeiro 2022 - 17:17
Suzano Eletrobras

Perspectivas positivas para o mercado de celulose devem impulsionar o desempenho das empresas Suzano e Klabin, segundo a avaliação dos analistas. Embora a queda do dólar possa afetar as exportações, a oferta mais restrita da commodity deve assegurar os preços em um patamar elevado.

Além disso, a Suzano anunciou um novo aumento de US$ 30 por tonelada no preço da celulose de fibra curta enviada à Europa e uma adição de US$ 40 na mesma base para o produto enviado à América do Norte.

+ Calendário do Trader 2022: Baixe agora!

Desse modo, a nova tabela entrará em vigor a partir de fevereiro e está em sintonia com o reajuste de preços da celulose enviada à Ásia, que foi divulgado no início do mês.

“A recente alta nos preços da celulose sugere um viés de alta para nossas estimativas do primeiro semestre de 2022” – explicou a equipe de análise do Morgan Stanley. Nesse sentido, o banco reforçou a sua visão positiva, com rating “overweight” (exposição acima de média) para as ações das companhias Suzano e Klabin.

Visão do Bradesco BBI

Outro fator que impactou positivamente o mercado foi a notícia e que a empresa finlandesa UPM iniciará a produção de celulose e eucalipto em sua planta localizada no Uruguai apenas no final do primeiro trimestre de 2023. Isto porque, no planejamento anterior, a previsão de início das atividades era no segundo semestre de 2022, o que poderia elevar os níveis da oferta.

O Bradesco BBI afirmou que este atraso no projeto já era esperado, tendo em vista os obstáculos enfrentados, como a entrega de equipamentos fora do prazo, o aumento dos casos de covid na região e a dependência do governo uruguaio para o fornecimento de infraestrutura logística.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

No entanto, esta situação impactará positivamente o mercado de celulose, pois, reforçou a estimativa limitação da oferta e manutenção dos preços. Por isso, o banco manteve a recomendação de “compra” para as ações da Suzano e Klabin, com rating “outperform” (acima do desempenho do mercado).

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Suzano e Klabin terão desempenho acima da média do mercado, dizem os analistas

Leia também:

Resultados da Ultrapar serão fracos, mas a perspectiva ainda é positiva, avalia o Citi

Prorrogação no congelamento de ICMS sobre combustíveis se estende até 31 de março


Sobre o autor