HomePolítica

STF articula afastamento de Deltan Dallagnol do comando da Lava Jato, diz jornal

Por Eloiza Amaral
02 agosto 2019 - 11:50

Após terem acesso às mensagens hackeadas de procuradores, os ministros do Supremo Tribunal Federal estão articulando o afastamento de Deltan Dallagnol do comando da Lava Jato em Curitiba, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

O veículo afirma que a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, tem sido pressionada a determinar essa medida a partir de Brasília. Nesta quinta-feira, ela chamou uma reunião de emergência para discutir o assunto.

Como Dodge não está disposta a se indispor com colegas do Ministério Público Federal, o futuro de Dallagnol ficará nas mãos do STF. A articulação no tribunal pode caber a Alexandre de Moraes, no âmbito do inquérito das fake news, relatado por ele.

Vale ressaltar que nesta quinta feira Moraes determinou que as mensagens apreendidas pela PF com os suspeitos de terem hackeado celulares de autoridades, como o ministro da Justiça, Sergio Moro, sejam encaminhadas ao Supremo no prazo de 48 horas.

Além disso, no mesmo dia Moraes ainda determinou a suspensão imediata de investigações instaurados na Receita Federal que atingiram ministros da corte e outras autoridades. Para o ministro, há “graves indícios de ilegalidade no direcionamento das apurações em andamento”.


Sobre o autor