Ações

Sob o efeito coronavírus, Ibovespa fecha em queda de 3,76%

Por Fast Trade
03 abril 2020 - 18:57 | Atualizado em 04 abril 2020 - 11:04
Calendário Econômico – Brasil 07/11/2018

O Ibovespa encerrou em queda nesta sexta-feira (03), pressionado pelas preocupações quanto ao efeito coronavírus na economia mundial.

Mais cedo, os Estados Unidos divulgaram o relatório de empregos informando o fechamento de 701 mil postos de trabalho formais durante o mês de março, ultrapassando as previsões de baixa dos economistas.

Esse seria um forte indício de que a expansão do Covid-19 no país já está prejudicando a atividade econômica, visto que, muitas cidades e estados estão em regime de quarentena.

Mesmo assim, o número de pessoas contaminadas no país já superou a faixa de 266 mil e as vítimas fatais até o momento somaram 6.699.

A doença também continua provocando mortes no continente europeu, afetando países importantes como França, Espanha, Itália e Alemanha.

Diante dessa situação, as projeções do mercado apontam para um cenário de forte recessão global, sobretudo, nas economias emergentes e ligadas à exportação de commodities.

 Os investidores também repercutiram a notícia sobre a reunião extraordinária agendada pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados.

O objetivo é discutir a proposta de corte na produção do cartel em pelo menos 6 milhões de barris por dia, para responder à crise energética provocada pelo coronavírus.

Em expectativa a um acordo, os contratos futuros de petróleo fecharam com valorização semanal superior a 30%, ensaiando um movimento de recuperação.

Contexto brasileiro

Por aqui, o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar os governadores e prefeitos pelas medidas de restrição e ameaçou dizendo que pode acabar com a quarentena “com uma canetada” na semana que vem.

Ele também teceu críticas ao comandante da pasta da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, dizendo que não existe ministro indemissível, mas que não pretende tirá-lo do cargo neste momento.

Embora o governo esteja causando um grande desgaste, o Congresso está se organizando para votar o “Orçamento de Guerra” contra o coronavírus, assegurando, por meio de lei, o pagamento do auxílio emergencial.

Na B3, apesar da sessão de perdas, as companhias Cyrela (CYRE3), Cogna (COGN3), Rumo (RAIL3), Yduqs (YDUQ3) e Taesa (TAEE3) permaneceram em território positivo.

Como resultado, a Bolsa brasileira caiu 3,76% na faixa de 69.537 pontos, com um volume financeiro de R$16,630 bilhões.

Confira as últimas notícias do mercado financeiro:

Petróleo tem avanço semanal de 30% com possível acordo na Opep+

Dólar atinge novo recorde e fecha cotado a R$5,32

Banco Central projeta forte recessão do PIB em 2020

Na contramão do mercado, JBS abre 3 mil vagas de emprego no Brasil


Sobre o autor