Mercados

Sindicato Nacional dos Aeronautas aprova greve da categoria, setor pode ter perdas

Por Fast Trade
25 novembro 2021 - 06:03 | Atualizado em 25 novembro 2021 - 07:37
AZUL4; GOLL4; companhias aéreas

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) aprovou na quarta-feira (24) a greve que será iniciada à 0h do dia 29 de novembro em todo país. A medida, de tempo indeterminado, busca a recomposição inflacionária dos últimos 24 meses na nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea).

A categoria já havia rejeitado, no dia 17 de novembro, a proposta das companhias aéreas sobre a nova CCT. A justificativa para os ajustes parte da premissa de que hoje as empresas estão se recuperando das quedas decorrentes do período da pandemia.

+ Confira o Glossário do mundo trader e fique por dentro do termos

Nesse sentido, afirmou Ondino Dutra, presidente do SNA: “A Azul tem a maior liquidez da sua história, a Gol efetuou a maior desalavancagem desde sua fundação e a Latam atingiu a maior redução de custo em mais de 10 anos”.

Dutra ressalta ainda que a categoria aceitou redução dos salários no período de dificuldade para as empresas aéreas. A SNA, ademais, apontou que a Snea teria adotado conduta temerária ao negar a manutenção das cláusulas atuais da CCT sugerindo a flexibilização de diversos itens da convenção.

Recuperação das companhias aéreas

A Snea alega, contudo, que desde o início da pandemia as companhias já amargam prejuízos bilionários. Além disso, elas trabalham para a retomada das operações para voltar a patamares pré-crise.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

 Em junho deste ano, a Azul (AZUL4) já conseguiu chegar a 100% da oferta doméstica que tinha no pré-pandemia. A Latam (LATM12) e a Gol (GOLL4), por sua vez, esperam alcançar essa marca no final deste ano, em 2021. 

De acordo com o sindicato, em respeito à sociedade e aos usuários de transporte aéreo, haverá a paralisação de 50% dos tripulantes por dia. Além disso, o sistema aéreo é responsável pelo transporte de cargas, como vacinas, por exemplo.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Sindicato Nacional dos Aeronautas aprova greve da categoria, setor pode ter perdas

Leia também:

Dólar registra leve queda de olho na votação dos precatórios no Senado


Sobre o autor