HomePolítica

Sérgio Moro no STF?

Por Levante Ideias de Investimentos
26 outubro 2018 - 15:09

Nas últimas semanas, alguns atores importantes do PSL sinalizaram que o juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato em Curitiba, poderia compor o Supremo Tribunal Federal assim que houvesse a necessidade de nova indicação de ministro. Gustavo Bebianno, presidente da sigla, afirmou: “É um nome que se cogita, sim”. O próprio Jair Bolsonaro já afirmou recentemente que indicaria alguém “com o perfil de Moro”. Até 2021, Celso de Mello e Marco Aurélio devem se aposentar do Tribunal.

E Eu Com Isso?

A indicação de ministros para o STF atraiu os holofotes da mídia e da população nos últimos anos devido às indicações de Dilma Rousseff e um temor de “aparelhamento” da Corte com as indicações. Na prática, é muito difícil ter o Tribunal julgando incondicionalmente em seu favor. Inclusive, a história da corte mostra que existem inúmeros casos em que ministros votam em dissonância com o posicionamento de quem o indicou, já que usufruem de total liberdade como ministros.

O rumor da indicação de Sérgio Moro aparentemente não agradou às cortes superiores. Não seria normal indicar um juiz de primeira instância para o mais importante tribunal do país, assim como criaria mal-estar entre magistrados de outras cortes, como o STJ, e desembargadores de tribunais regionais e de Justiça dos Estados.

Leia mais:

Emoção antes do segundo turno


Sobre o autor