Economia

Selic avança para 10,75% ao ano, mas Copom sinaliza redução no ritmo de ajuste

Por Fast Trade
02 fevereiro 2022 - 20:01 | Atualizado em 03 fevereiro 2022 - 08:17
Ata do Copom

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa básica de juros em 1,5%, fazendo a Selic avançar para 10,75% ao ano. No entanto, a instituição sinalizou que haverá uma redução no ritmo de ajuste dos juros na próxima reunião.

+ Calendário do Trader 2022: Baixe agora!

“Em relação aos seus próximos passos, o Comitê antevê como mais adequada, neste momento, a redução do ritmo de ajuste da taxa básica de juros. Essa sinalização reflete o estágio do ciclo de aperto, cujos efeitos cumulativos se manifestarão ao longo do horizonte relevante” – disse o comunicado do BC.

Nesse sentido, vale ressaltar que esta é a primeira vez desde 2017 que a Selic alcança o nível de dois dígitos, no maior patamar desde maio do mesmo ano. Foi a oitava reunião seguida de elevação na taxa, em um ciclo de aperto monetário que teve início no final do primeiro trimestre do ano passado.

Fatores que desencadearam o ciclo de aperto

Após os juros alcançarem o piso de 2% ao ano, o BC viu a necessidade de recompor o percentual devido ao salto da inflação decorrente da pandemia. Além disso, o contexto internacional também está desafiador, com a iminente alta dos juros nas economias desenvolvidas.

“No cenário externo, o ambiente segue menos favorável. A maior persistência inflacionária aumenta o risco de um aperto monetário mais célere nos EUA, tornando as condições financeiras mais desafiadoras para economias emergentes” – explicou outro trecho do documento.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Por tudo isso, os dirigentes da instituição consideraram ser apropriado que o ciclo de altas nos juros brasileiros leve a Selic a um território mais contracionista, enquanto houver risco de desancoragem no longo prazo.

Em 2021, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que representa a inflação oficial, encerrou o exercício com alta de 10,06%. Ao mesmo tempo, há riscos de que a meta definida pelo BC não seja atingida em 2022, apesar dos esforços que estão sendo empregados.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Selic avança para 10,75% ao ano, mas Copom sinaliza redução no ritmo de ajuste

Leia também:

Ibovespa descola de NY e perde 1,18% em um dia de forte correção nas ações

Dólar fecha com variação positiva à espera da decisão de juros do Banco Central

Raízen confirma investimentos em outras plantas de E2G já em construção


Sobre o autor