HomePolítica

Segundo Datafolha, 51% da população é contra a reforma da Previdência

Por Eloiza Amaral
10 abril 2019 - 13:27

De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta feira (10), 51% dos brasileiros são contra o projeto para a reforma da Previdência apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso. De modo geral, 41% são a favor, 2% indiferentes e 7% não souberam responder.

Manual do Imposto de Renda para Investidores

Entre os que elegeram Bolsonaro, 55% são favoráveis a reforma e apenas 36% contrários, enquanto que entre os que votaram em Fernando Haddad ou branco ou nulo, 72% são contra a mudança sobre o atual sistema.

O ponto que causa maior revolta nas pessoas é a idade mínima para se aposentar, 65% disseram ser contra a idade mínima de 62 anos para as mulheres, e 53% se opuseram à idade de 65 anos para os homens. A pesquisa ressaltou ainda que o brasileiro deseja trabalhar em média até os 61 anos.

Embora grande parte da população não goste muito deste projeto, a rejeição é menor do que a sofrida pela proposta do ex-presidente Michel Temer em 2017. Na ocasião, a Folha observou que 71% era contra a medida que ainda seria votada por uma comissão especial da Câmara.

E-book: Guia completo e definitivo da Previdência Privada

Foram entrevistados 2.086 brasileiros com idade entre 16 anos ou mais, em 130 municípios de todos o país nos dias 2 e 3 de abril. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.


Sobre o autor