EconomiaHome

Segunda prévia do IGP-M acelera em dezembro e ultrapassa os 2%

Por TradersClub
18 dezembro 2019 - 11:25
IGP-M

A segunda prévia do IGP-M, calculado pela FGV IBRE, subiu 2,06% em dezembro na comparação mensal, impulsionado pela alta da carne e bem acima da expectativa de 1,80%, o que pode pressionar a curva de juros nesta quarta-feira.

O IGP-M é calculado com base nos Índices de Preços por Atacado, de Preços ao Consumidor e de Custo de Construção. No primeiro, que analisa preços por estágios de processamento, a FGV destacou o salto no preço do subgrupo dos alimentos processados, cuja taxa passou de 2,01% para 7,15%. No grupo de matérias-primas brutas, o minério de ferro passou de -11,66% para 4,25% e os bovinos de 4,27% para 22,01%. O Índice de Preços do Atacado passou de uma variação de -0,06% no mesmo período de novembro para 2,85% em dezembro.

A medida é mais um indício de que o choque de preços da carne e de outras categorias pode demorar mais a se dissipar do que o esperado inicialmente. Ontem, a pesquisa Focus, recolhida pelo Banco Central, apontou que os economistas esperam uma variação de 3,86% para o IPCA em 2019 – acima da banda de 1,5% da meta do BC. Fique de olho na curva de juros, que pode continuar o ajuste para cima de ontem após a ata cautelosa do Comitê de Política Monetária, o Copom.


Sobre o autor